De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sábado, 7 de novembro de 2009

Vacina, remedio, calor... O que é afinal?


Existem coisas que nós, quando encontramos pais com seus bebes, seja qual for a idade do mesmo (ou seja, ate nossos pais mesmo, as vezes), eles nos contam algumas coisas sobre o que é ter filhos, e devido a isso, quando nos vemos frente a situação que nos foi descrita, acreditamos que estamos preparados pra ela. Olha, acho ate que ajuda, mas...

Enfim, quantas vezes você mesmo, pessoa que não se interessa por crianças mesmo, ja não ouviu dizer que bebes tem reações ruins com a vacinação? Febre, ficam chatinhos, não dormem direito... Pois é, eu também ja tinha ouvido tudo isso. Agora, na prática, lidar com a MINHA filha sentindo DOR e se sentindo MAL, nossa... Que agonia horrivel!!! E você tenta fazer tudo que pode, ou pelo menos tudo que consegue pensar, pra tentar fazer ela se sentir melhor. Isso inclui deixa-la praticamente 24h no colo, desde que isso faça com que ela se sinta bem e segura até o mal estar passar. Só não são 24h por que todo mundo em algum momento precisa ir no banheiro e, não é seguro comer ou dormir com o nenem no colo.

Agora, o pior é que, como eu havia comentado no post anterior, a Beca esta com sapinho na boca. E, o remedio que ela esta tomando, combinado com o mal estar da vacina, deixam ela com nauseas o tempo todo. Como eu sei? Bom, ela fica babando muito, o que não é normal, alem de vomitar com facilidade o leite, as vezes ate durante as mamadas, nas pausas que ela tem pra arrotar. E ai, a gente faz o que? Percebe que o remedio da nausea, mas sabe que precisa tratar a infecção. O, duvida cruel! Tentamos fazer o melhor que podemos, e torcemos que seja suficiente.

Ah, sim, e tem mais! Afinal, tem feito um calor de rachar aqui em São Paulo, quem sente sabe! E isso também deixa ela sem dormir, incomodada as vezes ate de ficar no colo.

Bom, agora vejam a dificuldade do negocio:

1 - o mal estar da vacina e do remedio fazem com que ela peça pra ficar no colo o tempo todo, e que me xinguem os psicologos modernos, o que você faz com todo gosto na esperança de que apenas o seu colo, o seu carinho, façam o que apenas o tempo vai realmente fazer passar.

2 - o calor do ambiente torna ficar no colo algo complicado, afinal, troca de calor corporal é conhecidamente a forma mais rapida de esquentar alguém.

Ai, ela chora. Por qual dos motivos? Pode ser um, ou o outro... O pior é: e se forem todos? E se forem todos os anteriores e ainda por cima ela estiver com fome?

Ser mãe, e pai, é uma lição constante de paciencia. Muito mais por que você sabe que se estiver nervoso não vai poder ajudar quem mais precisa de você, e esta ali, chorando, por que é tudo que ela pode fazer, pra te mostrar isso. E você quer, de qualquer forma, que quem você ama não sinta nada de ruim, nunca, não importa se é por um bom motivo. Bons motivos não deveriam causar dor!!

Eliminando uma possibilidade de cada vez, você vai devagarinho descobrindo qual era o problema que levava a aquele choro. Sim,por que existem varios choros diferentes!! E, as vezes o choro muda rapido... O choro esta muito estridente? Deve ser dor de algum tipo, colica, coisa assim. Vai lá, da o tylenol bebe pra dor da vacina com eles indicaram a fazer no postinho de saude. Ainda ta chorando igual. Espera um tempo, da o antigases que o pediatra receitou pras colicas. De quebra, troca a fralda pra ter certeza que não tem assaduras não detectadas incomodando. Mudou o choro, agora esta grave e curto... Ah, esse eu sei o que é: fome.

A minha recomendação do dia é: ao ir fazendo os testes pra descobrir o que leva nossos filhos ao choro nessa fase, deixe sempre a mamada por ultimo. É um momento prazeiroso, reconfortante, onde se pode relaxar e curtir momento pra adormecer gostosamente depois. Tanto a mamãe quanto o bebê. Não esquecendo que bebês precisam sempre arrotar depois de comer, claro! Senão você reinicia o ciclo todo de novo...

Agora, a Beca esta dormindo aqui do meu lado, depois de ter passado um dia, e uma noite, bem dificeis. Eu olho pra ela e torço, peço, que ela descanse o maximo que puder. Por que o que eu não posso fazer passar, eu espero que o sono e o descanso ajudem e passe mais rapido.

Só que, é o seguinte... Será que até a proxima vacina eu ja descobri como fazer pra sofrer no lugar dela???

Um comentário:

  1. Nossa Di deve ser algo realmebnte complicado... mas nos somos predestinadas a lidar com isso né??? Vai dar tudo certo =) tenho certeza fique tranquilinha!!!


    Um beijão!!!
    e a beca ta cd vez mais lindinha

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P