De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Dicas 4

Lendo s blogs das meninas pela net, tenho me deparado com varias duvidas e angustias com alguns preparativos de ultimo trimestre. Então, pensando nisso, dei ctrl C nas questões de uma das amigas e coloquei aqui pra facilitar falar as coisas em topicos. ^^

- a arrumação do quarto;
EU fiquei absolutamente neurotica com a arrumação do quarto da Rebeca. Eu fui comprar as coisas eu ja havia passado da 24 semana. Fui achar os moveis que eu queria, por que, afinal, eu queria algo muito especifico, na feira da gestante bebe e criança. Eu queria que os moveis fossem do tipo "marfim" (que pra quem não sabe é aquela que parece madeira clarinha) e não achava em lugar nenhum, sendo que chegaram a me falar mais de uma vez que eles não eram mais feitos.
Mas, fui na feira, encontrei os moveis, o Taz pechinchou o preço bastante, que era exatamente o papel dele lá, e voltamos. No entanto, os moveis foram entregues 40 dias depois. Isso não seria um problema se com 28 semanas eu não tivesse começado a ter contrações falsas e ficado apavorada com a ideia de que a Rebeca pudesse nascer prematura e eu não ia ter o quarto dela pronto.

Com isso, eu acho que a grande dica é: aproveite se e enquanto você tem disposição para comprar as coisas do jeito que você quer, e se comprar as coisas novas, você pode inclusive excolher quando ela será entregue. Isso significa que, se com suas 16 semanas você ja sabe exatamente o que quer, ja fez as medidas necessárias (ah, sim, pegue a medida do espaço que você terá quando o bebe nascer e ou do quarto que será dele mais pra frente antes de comprar) vã, compre, e mande entregar até a 28 semana. A partir dai seu bebe tem boas chances de sobrevivencia se nascer prematuro, e se isso acontecer você definitivamente não vai ter tempo, cabeça ou qualquer outra coisa necessária pra que o quarto fique do seu jeito.

- compra do berço

Ja falei no item acima: faça as medidas após vc escolher onde o berço vai ficar, mesmo que no inicio ele fique no seu quarto e depois você vá passa-lo para outro mais permanente. Nesse caso faça as duas, ou use o carrinho, ou um moises, algo assim para o bebe ficar no seu quarto, e deixe o breço apenas para o quarto dele. É importante que você faça as coisas de forma que você fique satisfeita, não só na gravidez que você esta cansada, mas depois que seu filho tiver seus 6 meses, dormir a noite toda (tomara!) e você volte a ter uma vida mais parecida com a que você conhecia antes de ser mãe (ou pai).

- compra do restante do enxoval

Gente, quero propor uma coisa aqui com relação a isso: fazer um enorme "bazar" por assim dizer, das roupinhas dos nossos bebes. O que eu quero dizer é, juntar as roupinhas que nós temos e não servem, juntar todas, de todas nós, e passa-las para frente, para as nossas amigas blogueiras treinantes, ao alcaçarem esse sonho delicioso que estamos vivendo agora, possam ficar mais tranquilas e gastar menos. ^^

Assim, no meu caso, a maior parte das roupas da Rebeca são emprestadas de um pool como esse do qual a minha prima faz parte com as amigas dela e eu tenho e as estou devolvendo conforme a Beca cresce. Mas, algumas das roupinhas eu ganhei ou comprei eu mesma, e essas eu posso estar guardando pra colocar no nosso pool. ^^ O que vocês acham?
AH, lembrando, que pra isso funcionar, precisariamos organizar regionalmente, ou seja, blogueiras de areas metropolitanas proximas. Afinal, eu por exemplo, sou de São Paulo, ou quase, rs e ia ficar bem dificil se precisasse mandar as roupas pra Bahia por exemplo. E, alguém preisaria ser responsavel por ficar com todas as roupas e manda-las para aquela nova mamãe que o grupo decidir. Como se fosse um "emprestimo" de chá de bebê.

Ou seja, a dica aqui é: o que você puder pegar de amigas, parentes e conhecidos em geral que ja tiveram bebe e tenham guardado as roupas, pegue! Compre só o que faltar e aquilo que você, em especial, gostaria de ver seu filho usando. Por que, bebes se sujam muito, principalmente quando estão se sentindo mal e incomodados. O que significa uma troca constante de roupas, as vezes até 4 vezes por dia num dia bem ruim. Não que você deva trocar o bebe toda vez que ele se sujar, mas tem horas que não tem scolha. Se você quer, mas quer mesmo, que seu fihlo use uma roupa de marinheiro dos anos 20, e sabe que ninguem tem e nem vai te dar, compre. Se for apenas um body liso e alguem que vc conhece tem, procure ficar com ele. Afinal, venhamos e convenhamos, faz mesmo diferença se seu menina vai estar com uma calça rosa ou sua menina com um body azul, no momento que ele estiver chorando com febrinha por causa de uma injeção?

- organização dos dois chás de bebê;
Sobre isso já falei em outro post.

Coisas que eu já deveria ter feito mas não fiz:

- um novo ultrasom (grrr, mas não é culpa minha);
A minha Go é a mesma que eu fui pela primeira vez aos treze anos, antes mesmo de ter iniciado uma vida sexual, para descobrir por que minha ,menstrução não vinha a mais de 2 meses. E, naquela e´poca meso ja foi diagnosticado o ovario policistico, que tanto me atrapalhou. Ela foi particular sempre, nem convenio ela aceita, e to penando até agora financeiramente ter feito essa escolha. Mas não teria feito diferente. São 14 anos se conhecendo de forma que ela sabia que me faria bem se a cada consulta, ou seja, uma vez por mes, eu fizesse um ultrasom. Não que não tivesse fins medicos, claro que tinha! Era, querendo ou não uma gravidez arriscada devido ao meu excesso de peso e os remedios que eu tomei ate descobrir-la.

Então, eu acho que ajuda muito a gente a ficar mais sossegada se fazemos o ultrasom com frequencia e podemos ver e ouvir nosso bebe. Chegou a uma das vezes que fui na consulta, a minha GO sugerir, eu entendi que brincando, de eu ficar com o aparelhinhjo que eu não sei o nome para ficar ouvindo o coração do bebe e ter certeza assi que ele esta bem. E se você por acaso esta podendo gastar, por que não? Alugue um! Do contrario, converse muito sinceramente com seu medico, expique seus anseios, confie nele! Essa é a pessoa que vai te ajudar a trazer seu bebe para o mundo exterior!

- exame de glicemia
Não sei como funcionam outros convenios, mas o meu, se eu tiver um pedido de exame de qualquer medico, independente se ele é ou não do convenio, eu posso utilizar o convenio para fazer o exame do mesmo jeito. Quer dizer, todo o meu pre natal e parto foi particular. Mas, todos os exames e o hospital, quem bancou, do mesmo jeito, foi o convenio. Então, se você tem a necessidade, algum medico disse que você deveria fazer o exame, ou você esta notando que tem ficado mais fraca, começado a tremer depois algumas horas sem comer, mas menos do que seria antes da gestação, seu humor estiver alterado mais do que você consideraria normal e de forma repentina, em especial em conjunto com a tal da tremedeira, fale isso com seu medico. Só lembrando que eu conheço pessoas que não tem nenhum problema relacionado a glicemia e, como não apresentou nenhum tipo de sintoma que pudesse ser relacionado a isso, não fez o exame. E tanto a pessoa como o bebe são hoje felizes e bem saudaveis.

- visitar as maternidades do meu convênio;
- curso para gestantes

A maternidade que você terá o seu bebe, se você tem o privilegio de escolher, é extremamente importante e você deve visita-la sim. Procure conversar com as enfermeiras da maternidade, afinal são elas com quem você mais vai conviver nos seus dias lá. Visite o berçario, se tiver, e se informe sobre a UTI neo natal. E, vou só falar já aqui pra que vcs não se sintam al quando acontecer: em especial se for seu priemiro bebe, como era a minha, é bem possivel que no ultimo trimestre você vá parar bastante no hospital com alguns sustos. No ultimo mez, pode vir a ser sua segunda casa. E isso é normal!!! As enfermeiras da Pró-Matre, que foi onde a Rebeca nasceu, na area de pronto atendimento, e as Obstetrizes que te atendem lá, falaram que existem, inclusive, mulheres que chegam a ir todos os dias no final da gravidez, e aquelas que vão uma vez por semana desde o comecinho. Não a nada nada de errado em se preocupar com seu bebe!!


SEMPRE CONVERSE COM SEU MEDICO DE FORMA SINCERA! Gente, isso é muito mas muito sério!

Lembre que é ele, ela, a pessoa que vai estar com você, vai ser responsavel pela sua segurança durante um parto, será a pessoa que vai te ajudar a trazer o seu be be pro mundo! E vai te ajudar a passar pelos primeiros apuros depois disso! Pra que você tenha, pelo menos, um parto tranquilo, uma gestação sem problemas, ele precisa saber tudo, absolutamente tudo, sobre você, sua rotina, seus medos, suas dores. Tudo! Se você por exemplo, enjooa muito com leite e derivados, opu se você fuma como era o meu caso, ou, pensando em casos extremos que eu vi na TV, usa drogas, o medico precisa saber todas essas coisas pra poder te dar o melhor atendimento possivel.

Nós estamos meio acostumados com a ideia de que medicos de hospital publico, ou mesmo de alguns convenios, não estão se importando com o que você pensa. Que é uma coisa como uma linha de montagem. Mas acreditem que existiu em algum momento, algo que motivou aquela PESSOA a fazer medicina e decidir ser GO, e tenha certeza que se ele esta atendendo em um hospital publico, não foi pelo dinheiro. Ou seja, converse, use o seu tempo, mesmo que você ache que ele é pouco, e se precisar, procure nesse medico aquela pessoa que um dia teve um motivo... Você pode se surpreender se trata-los da mesma forma que você espera ser tratada.
E se não melhorar? Simples, troque de medico! Isso você deve tentar fazer antes de engravidar, ou no começo da gestação. Mas é um conselho que vsle para qualquer especialidade medica: confiei em seu medico. Se você não confiar nele seu tratamento pode ser comprometido, então, se necessário, vá trocando e testando até achar o medico que você vai confiar a sua vida de olhos fechados.

Abraços amigas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P