De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

domingo, 28 de novembro de 2010

post atrasado

Estamos no domingo a noite e com isso oficialmente atrasei minha postagem firmada de sexta feira em 2 dias. Estamos com algumas dificuldades por aqui...

Vou começar pela minha moça. Pelo jeito foi SO uma virose. Esta curada e bem, andando se segurando nas coisas sempre que se sente segura. Passos solos ela ainda não criou coragem... Mas vai bem, não fosse a volta de um problema recorrente: os pesadelos.

Gente, não sei se alguma das mamães que passam por aqui passam, ou passaram, por algo parecido, mas como é dificil de lidar com isso! E eles sempre pioram quando algum dentinho da Beca esta despontando, e foi o que aconteceu essa semana. Mais um dente, semana de pesadelos dela gritar agudo, chorar, e estar dormindo.

Da um desespero grande, e no fim a unica coisa que resolve é acorda-la, deixar ela se acalmar e depois voltar a dormir. Isso pode levar até uma hora, pois quem disse que ela quer voltar a dormir? fica com medo, coitada... Outra coisa que ajuda é dar tylenol (pois é, nem nene dent) pra aliviar a dor e ajudar a dormir.

Cheguei a dar passiflora pra ela, na dose recomendada pelo pediatra, mas depois de 2 vezes ela percebeu o que acontecia e não quer mais tomar. E, como tambem ja sabe, se não quer tomar alguma coisa, não adianta insistir que ela acaba vomitando tudo.

Então, apesar da virose ter nos deixado ja na segunda feira, e os exames não terem acusado nada de nada, tivemos uma luta com os pesadelos.

E, como a moça não dorme bem, passa o dia meio mal humorada e sonolenta.

O resultado desse mes, então, com relação a altura e anho de peso e desenvolvimento foi bem abaixo do padrão da pequena: ganhou as normais 700gr do mes, mas cresceu apenas meio centimetro pela medida do peditra (sim, eu acho que foi mais mas não consegui medi-la em casa ainda) o que é bem abaixo, em altura, dos 2,5cm habituais dela e dos 1cm medio da curva.

Apesar de não estar andando todos os dias ela interage mais conosco. Tenta aprender novas palavras, e para isso fica repetindo-as varias e varias vezes. As vezes faz isso em momentos que não estão ligados a palavra e é legal ver que ela esta usando a memoria! A palavra do fim de semana foi pão. É, ela adora pão;Pão so perde pro arroz, rs mas vamos concordar que é uma palavra bem mais dificil.

Alem de pão ela tambem tem falado Aga (agua), tantar (jantar - e com a entonação com que eu falo quando vou dar jantar pra ela, como se estivesse falando Surpresa! e serve pra almoço ou jantar) mamã ja sai bem facil, papa (papai), dadá (vovó), dá, to, auau, miau (aprendeu vendo galinha pintadinha).

alias, ela cada ez que assiste ao DVD, e ela quer ver o tempo todo, ela faz mais coisas que ve nos desenhos. Dança com as musicas e canta, as partes que consegue, no tom e no tempo certo da musica. ela, inclusive fica esperando a hora certa!

Esse fim de semana a Lulu veio pra cá e nos fomos em uma sessão super especial de cinematerna no sabado. Super especial não por eles, mas nossa, minha, pois conheci finalmente pessoalmente a Ju do blog gravida e bipolar! (Adorei te conhecer tambe Ju, melhoras!) Foi muito bacana, pena que acabampos voltando cedo e não deu pra curitr muito mais. Ela tambem tinha outro compromisso. Mas foi legal, e assistimos Harry Potter de novo e eu ainda me sinto querendo acordar em julho de 2011 quando termina o filme. hehehe

Sempre gosto muito de ter a Lulu aqui, mas ela ficou assustada com como a Rebeca fica por causa dos pesadelos. Quando ela chegou a Rebeca tinha acabado de acordar de um pesadelo, alias, ainda estava dormindo, mas chorando e dando gritinhos e com medo. E é dificil explicar pra quem não ve que isso acontece todos os dias, praticamente, que não tem a ver com a pessoa. E de dia, a Rebeca esta muito mais insegura e sofrendo coma ansiedade da separação. Se estou perto, ela quer ficar grudada comigo, e se eu preciso sair de perto so aceita quem ela convive mesmo, como o Taz, ou meus pais. Se ve uma vez por semana ou menso, sem chance, ela vai ficar com medo e vai gritar e chorar, no minimo.

Esse é um dos motivos que me fazem repensar em colocar ela na escolinha ja em Janeiro. Esse é um dos motivos, mas o principal é financeiro mesmo. Semana passada tivemos uma noticia bem ruim que balançou nossas certezas e tudo esta muito incerto.

Mas a parte mais engraçada foi uma cena que não presenciei, entre a Lulu, o Taz e a Rebeca. No sabado a noite ele ficou brincando com ela de magica. Estava com uma bala na mão que a Rebeca queria pegar e ele ficava fazendo ela desaparecer e aparecer, de um jeitinho simples e visivel, mas que divertiu a Rebeca horrores. Coisa como "em que mão esta" e deixar cair a bala de uma mão e quando abrir a outra esta la, etc. A Baixinha dava risada, e eu, pois nessa parte eu estava, insistia que ela tinha que acertar onde estava a bala algumas vezes.

Hoje ele veio me contar que quando estavam so eles tres ela, Rebeca, fez a magica. Ele deu a bala na mão dela que, prontamente, mostoru a bala pra ele em frente ao rosto dela, soltou deixando a bala cair, e abrindo as mãos e mostrando pra ele, toda risonha e faceira, com cara de "Sumiu!" Gente, imagina um bebezinho de 1 ano faznedo uma coisa dessas!! Ai, preciso achar meu carregador e gravar isso!

Pausa


Eu, por outro lado, estou numa fase meio desintoxicante. Como ja previa, disse que pediria inclusive, voltei ao meu remedio original. Agora estou tomando apenas Olanzapina, mas por alguns dias ainda sinto o efeito do Litio e com isso estou ainda com muito sono durante o dia. Troquei na quinta feira. No entanto ja sinto a diferença facilmente: durmo com muito mais facilidade, depois de 1h30 de ter tomado o remedio, tenho um sono mais tranquilo apesar de ter dificuldade de acordar com menos de 6h de sono. Esse ultimo eu dou credito ao resquicio do litio pois tambem esta melhorando.

De dia ja não me sinto sedada, apenas com sono, e não é mais o tempo inteiro. Ainda estoumuito dispersa, com dificuldade de me concetrar, mas isso tambem esta melhorando aos pouquinhos.
Apesar de ser um remedio bem caro, acho que finalmente aceitei que esse é o meu caminho certo. E é com ele que vou ficar mesmo.

Infelizmente nosso domingo foi ruim. Na verdade temos tido dias bem ruins por aqui por causa de problemas de dinheiro, indecisões, e agora duvidas sobre o futuro do gtrabalho do Taz.

Eu fico muito mal, me sentindo bastante frustrada por não ter muito o que eu possa fazer e o pouco que eu poderia tentar, mais pra frente, não é o que eu quero.

Eu fiz um plano, pra mim, de medio e longo prazo, e eu sei que se eu seguir esse plano, entre 7 e 10 anos daqui pra frente minha vida vaie star exatamente onde eu quero, em todos os sentidos. Lembram do post sobre 2020? Então, é ali que eu quero chegar, e esse plano visa isso.

E dificil manter o foco com todas as dificuldades que estamos passando, e algumas possibilidades que se apresentam, mas uma das coisas que eu aprendi é que é preciso manter o foco. Tem que ter jogo de cintura, ser maleavel, saber quando seguir e quando dar uma pausa, mas tem que manter o foco. E essa tem sido minha batalha pessoal agora. Manter o foco, pensar no objetivo final e não em resolver apenas os problemas imediatos. Respirar fundo, e seguir adiante.

Meu tubarão, como ja disse e me perguntaram, vira em sua hora, mas não em menos de 6 anos. E ai, se tudo der certo, vem meu tubarão e minha flor juntos, de uma vez, hehe :)

Ate la, cabeça erguida, barriga pra dentro, bumbum durinho, e vamos continuar a caminhar!

O que são pedras no nosso caminho se sabemos onde queremos chegar?

4 comentários:

  1. Tubarão tem relação com a jacaré? rsrsrssrs
    Meu planejamento não passa de amanhã...rs...estava esperando vc escrever...boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Di! Foi bom mesmo a cinematerna e o nosso encontro! Pena que durou pouco. É, os problemas de finanças são meus maiores "descompensadores", mas está cetro o q vc falou, temos que manter o foco! Parabéns! Boa sorte! Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Dentes rasgando a gengiva dá pesadelo não só em bebês, é muito dolorido. Tadinha.
    Problemas financeiros é uma pertubação na cabeça o tempo todo né?
    Mas como vc disse vamos manter o foco e caminhar em frente.
    Isso serve para mim tb! Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Di
    Eu estudo bastante aromaterapia e tem alguns óleos essencias que podem ser usado em crianças.
    Óleo essencial de Lavanda (acalma e tira a dor, aconselho você só colocar no rechot já vai deixa-la mais calma, crianças são sensiveis ao óleo por ele ser extremamento concentrado, o de lavanda pode ser usado com criança mas SÓ EXTERNAMENTE)
    Tea Tree também é um outro óleo essencial sem contra indicação e é indicado para: Preocupação excessiva; Sensação de vazio;Cansaço e fadiga crônica; Acalma choques; Retomar a vida; Indecisão; Apatia; Timidez; Tristeza; Desintegra energia negativa.

    Tem dois sites bem legais que você pode acessar são eles
    http://lyraterapeutica.com.br:8180/
    http://www.aromalife.com.br/
    A aromalife eu conheço pois fiz um curso de aromaterpia com ela a moça chama Beatriz.

    A aromaterapia me ajuda muito desde dores físicas a dores emocionais.

    Espero ter ajudado.
    Beijos

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P