De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Rebeca in the box

Ola pessoa queridas! Nossa, saudades de vir aqui papear :)

Meu ano começou bem. Não posso reclamar. Começou sem dinheiro, é verdade. Com todos os problemas de sempre. É verdade, mas e dai? Esse fim de ano a Lulu esteve conosco, passamos a virada em casa e com isso mantive a rotina da Rebeca que não acordou nem com os fogos pra espanto de quem convive com crianças pequenas, ou ja conviveu e não acreditava nesse negocio de rotina, rs

Mas verdade, minha virada foi boa, deu trabalho, mas foi boa!

Iriamos passar a virada na casa dos meus sogros, mas o pai do Taz enrolou pra decidir o que ia fazer, não sabia se ia viajar, se ficaria em casa. A irmã dele ja tinha decidido que iria passar na casa dela com a familia dela apenas, nem nos convidou nem nada mesmo. Conversei com o Taz e disse que não dava, com criança pequena e com o fato que meus pais iriam passar o ano novo sozinhos, ficar em cima do muro. E no fim, ele concordou que passariamos em casa mesmo. Fomos almoçar na casa dos meus sogros no dia seguinte e as fotos de familia que coloquei aqui eram de lá.

O Fato da Lulu ter vindo pra ca foi muito significativo. Tenha certeza que pra ela tambem foi - o primeiro ano novo longe da mãe, com quem ela adolescente tem discutido muito. Mas faz parte, e sei, vi, que ela sentiu muito na hora da virada não ter a mãe do lado dela. E sei que fico feliz por ela ter decidido dar esse passo na vida dela, se desgrudar um pouco, e passar com a gente. Mesmo que em alguns momentos ela ter sentido falta. E ela ficou conosco até ontem, e esse foi o motivo de eu não ter postado nada até hoje.

Lulu é adolescente, 14 anos. Internet faz parte da vida dela como o telefone fazia parte da minha na mesma fase que ela esta hoje. Ate contei a ela, quando eu comecei a fazer minhas amizades, que eu chegava da escola e passava 2h antes de ir almoçar falando no telefone com a minha prima, que ligava depois pro meu amigo, que me ligava e depois ligava de volta pra minha prima que depois ligava de volta pra mim que ligava de volta pro meu amigo. Deu pra entender? é, a internet tornou tudo isso mais simples e sem duvida mais barato!

No entanto ela esta com problemas com o peso e a mãe dela fica preocupada que ela passa muito tempo na internet, e as recomendações são de que nós tentemos, ou melhor, colaboremos, com o plano de controle, tanto da internet como do peso. E eu admito, estavamos em clima de ano novo e eu nem me preocupei. Não acho que o tempo que ela passe na internet algo ruim, visto que ela fica conversando, muitas vezes por webcam, com amigos reais, primos, etc. Acredito que a realidade dela é diferente da que eu vivi, do que a mãe dela viveu e tenho muito mais que entender essa realidade e lidar com ela e tentar usa-la ao favor e bem estar da Lulu que tentar cortar e criar um atrito que eu não acredito que ira ajudar.

Eu fui criada na base da conversa, na base do entender e aceitar as consequencias dos seu atos e acredito nisso como uma boa forma de educar alguem. E por mais que eu tenha que seguir as regras de outra pessoa, tambem tenho que fazer isso dentro daquilo que conheço, ou irei me perder. Enfim, o que quero dizer é, deixei ela solta sim, em nome das festas. Mas conversamos muito, sei que ela vai absorver o que eu falei aos poucos e de inicio so que o lhe convem. Mas tambem faz parte. So quero estar perto quando as quedas, que virão, acontecerem. Tudo na vida nos ensina algo e ela esta na fase de criar a propria identidade, eu não tenho que oprimir, mas quero tentar orientar, sim. Mas e um misto de professora e mãe que vem nessas horas, irmã, amiga, tia, madrasta. Não acho ruim de ser a madrasta. Alias, depois que assisti Lada a Lado pareceu algo bem legal. rs

sim, ok, estou me justificando por ter feito pra ela experimentar o melhor de todos os cheese cakes que ja fiz, varios brigadeiros de colher, pudim, pedir pizza... E termos alugado filmes e ficado assistindo. e foi essa nossa semana. Uma semana gastronomicamente feliz, gorda sim, mas feliz. Curtir o momento, a companhia, com o pouco dinheiro que a gente tinha.

Aproveitamos muito a Beca. Nossa, ela tem sido uma companhia incrivel, uma delicia de menina, que aprende mais e mais a cada dia. Fala cadavez mais coisas e aprimora o que ja falava - a palavra da vez é "tau" (tchau) que ela fala, acenando, sempre que sai de um comodo onde tem outras pessoas, ou as pessoas saem de perto dela. As pessoas inclue tambem o gato, o cachorro, o programa de tv que acaba. Muito fofo!

No ano novo ela teve um comportamento que nunca tinha tido e não sabemos identificar o que o motivou, se foi ciume ou proteção. o Taz estava brincando com nosso sobrinho de uns 6 anos e pediu pra que ele parasse pois ia pegar a Rebeca pra fazer outra coisa. Ela brincava na frente dele. Meu sobrinho, como toda boa criança se divertindo, insistiu e se jogou em cima do taz. Nisso a Rebeca empurrou ele dizendo "xai". Ai ficamos sem saber se ela fez por ciumes do pai ou por que achou que meu sorinho pudesse estar machucando ele ja que o taz ja tinha falado pra ele parar. Duvida, ja que ela não fez mais isso.

Esta treinando andar cada vez mais, mas eu ainda sou muito neurotica, muito aflita, e acabo carregando ela no colo muitas vezes que não seria necessario. Nessas horas agradeço que exista o trabalho em grupo, e o Taz seja bem mais sossegado que eu e ande com ela por ai, mãozinhas a postos que ela tem aceitado melhor.

Ela entende bem quando falamos as coisas pra ela, por exemplo: "Olha a chuva la fora Rebeca" e ela vai ate a janela olhar. Ou "Voce tirou suas meias, onde estão suas meias Rebeca?" e ela ir buscar onde deixou. Ah, e nesse clima, vou finalizar o post com uma perola e umas fotos:

cena: Rebeca esta rbincando de esconder as coisas e ver que elas continuam no lugar que as deixou. Nisso, pego o brinquedo, vem ate mim, que estou de pé perto dela, força minhas pernas a abrirem como barras, coloca o brinquedo do outro lado e faz que eu as feche, oultando o brinquedo atras de mim. Ai, me faz abrir de novo e ve que o brinquedo continua la.


Numa dessas, ela coloca o brinquedo e esquece, se distrai e vai fazer outra coisa. Eu saio do lugar e vou pro outro lado da sala, em direção a porta pois iria fazer algo na cozinha. A pequena vai, de joelhos atras de mim, toda carente. Nessa, eu falo pra ela ficar ali, na sala com a Lulu brincando que eu ja voltaria e pergunto onde esta o brinquedo, na esperança de distrai-la de novo. A lulu pergunta tambem, entendendo o que eu quero.
Rebeca não pensa duas vezes: força minhas pernas a abrir em arco procurando o brinquedo que tinha escondido ali.
As coisas continuam onde as deixamos não é? Bom ela deixou atras de mim, rs

Beijos e bom fim de semana!


Brincando no cercadinho

"Posso sair já?"

"cade o nenem?"


Brincado de arrastar


Rebeca in the box!


E se divertindo!

"Pronto, pode fehcar e colocar um laço que o presente ta pronto!"

9 comentários:

  1. Eita, a Rebeca é ciumenta rsrsrs... Ela tá cada dia mais fofa e vc falando eu fiquei com saudades do trabalho aff... não faz nem 15 dias que estou de férias, que coisa horrivel, foi só vc falar que eu sentir falta dos jogos, da diversão e dos sorrisos, é tudo tão boooommmm.... Ah, acho super legal o que vc fez com a Lulu, ela é adolescente, a net faz parte da vida dela e é outra geração mesmo, lembro que fazia exatamente isso que vc disse que fazia, chegava em casa e ia direto para o telefone, minha irmã já corria para o pc e é assim, mudam as formas e se olhar direitinho o conteúdo é o mesmo \o/ Nos resta ter paciência e sabedoria para superar as fazes, mas te confesso que prefiro trabalhar com Rebecas do que com Lulus, faço doanção das minhas alunas/alunos adolescentes, já das crianças, quem tem ciumes sou eu!!!!

    ResponderExcluir
  2. A Rebeca é linda, sou apaixonada por ela e por você no bom sentido tá.
    Conversar é o melhor na adolescencia minha mãe me convencia só na conversa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Diii, eu vi as fotos da sua virada!
    E apesar de sempre corrermos nessa época, td é gosotoso demais, no fimdas cntas, né?
    Sua Rebeca está linda!

    Super beijo pra vc e pra ela e um 2011 td de bom, cheio de paz e amor pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. É tão difícil compreendermos as gerações mais novas, não é? Agora podemos entender o que os nossos pais passaram... Legal a sua atitude de liberar o PC, afinal se é usado com um bom propósito por que proibir? A Beca está uma gracinha!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  5. Ai que fofa ela nas fotinhos brincando!!!
    Que bom que o seu final de ano foi legal é tão bom começar o ano com boas energias.
    Sem dinheiro e com alguns problemas mas começar com otimismo e com as pessoas que amamos em harmonia é o melhor não é mesmo?
    Bjus querida e até mais!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkk Rebeca ciumentaaa kk ela é muiito fofa e linda!! pode mandar aqui pra casa kkkk precisa de laço nao ahuahauha
    bjcs

    ResponderExcluir
  7. Di que bacana a relação que você tem com sua entiada e como é bonito ver o carinho com que você fala dela, eu sou filhas de pais separados e sei como é importante pra nós nos darmos bem com nossos padrastos e madrasta,você não imagina o bem que você está fazendo a Lulu, e a Rebeca está linda, é muito gostoso mesmo ver eles crescendo e se desenvolvendo néh.
    bjinhus querida e obrigada pela visita no blog Mamãe Arteira lá em casa.

    ResponderExcluir
  8. Acho que vc tá certa.
    O mundo que os adolescentes cresceram e nosso filhos é bem diferente do nosso. Não tem como viver estando fora da internet.
    Acho que o mal não é o tempo que se fica. O importante é claro é o que faz na internet e se isso não prejudica a vida real.
    Mas a relação comida+ muita horas internet realmente acarreta no aumento de peso.
    Mas deve ser resolvido com paciencia, conversa, conscientização.
    Rebeca tá muito fofa!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P