De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Da escolinha, da rotina e do sono

Rebeca ainda não começou na escolinha. Ainda não conseguimos dinheiro pra acertar nossas contas mensais, então com isso a escolinha dela ficou pra depois do Carnaval, quando espero ja ter acertado as coisas por aqui.

E nessa de colocar a moça na escolinha eu estava cometendo um daqueles erros classicos de mãe de primeira viagem (talvez de segunda e terceira tb, vai saber) de mudar a rotina de sono dela antes de ela começar.

A minha ideia e colocar a Rebeca na escolinha no horario da tarde, assim terei tempo pra fazer as minhas coisas, tocar meus projetos, quem sabe ate curtir um passeiozinho de vez em quando, com a segurança dela estar na escola e estar aproveitando esse horario. Mas, na escolinha, para o periodo da tarde apenas, que vai das 13h30 ate as 17h30 eles não incluem nenhuma soneca! Por que? Por que a soneca do berçario é depois do almoço e la, o almoço é as 12h. Então no horario que ela entra eles estão terminando a soneca.

Acho que isso pode ser conversado, mas... Pensei em coloca-la de manhã, ja que ela não dorme mais nesse horario, mas ai ja não iria me ajudar, ja que de manhã eu tenho certeza que eu apenas dormiria ate mais tarde ao invez de colocar meus projetos em andamento.

Hoje me toquei disso, que era besteira me antever as mudanças de horario, pois hoje é o terceiro dia que Rebeca tem demonstrado problemas pra dormir. Mas, mesmo isso tem uma historia...

Tres dias atras coloquei a Rebeca pra dormir como de costume, deixei ela adormecer no meu clo depois da mamadeira, regada a musiquinhas pra dormir que vão desde "Se essa rua fosse minha" a varias do Legião Urbana. Mas semore as mesmas. Coloquei ela no berço e fui para a cozinha comer um lanche. Fehcei as portas com medo que ela acordasse com o barulho.

Tive a impressão de te-la ouvido, mas com as portas fechadas não tinha certeza e como o barulho havia parado, assumi que ela havia voltado a dormir. Quando voltei para a sala pude ouvir que ela ainda estava choramingando muito, de um jeito diferente e fui ver o que era...

A coitadinha tinha vomitado em um dos cantos do berço e estava com o pé preso em um fio solto do edredon no outro lado, choramingando pra poder se soltar. Eu, me sentindo o ultimo ser da terra, soltei a pequena, tirei-lhe a roupa suja, tirei os lençois da cama constatando que ali ela não iria poder dormir aquela noite pois a parte de proteção do colchão estava virada para baixo e o mesmo tinha ficado todo molhado.

Ela não havia se sujado então não achei necessidade de dar-lhe um novo banho, mas não sabia como iria fazer pra ela dormir. depois que o Taz chegou expus pra ele o que tinha acontecedio e minhas ideia de como seria nossa noite, onde ela iria dormir, e decidi que a melhor opção seria usar o berço de viagem, forra-lo e colocar no nosso quarto.

Acontece que Rebeca esta acostumada a dormir ou no berço dela ou no colo, na sala. Então ela simplesmente acordou a noite toda, assustada, todas as vezes que tentamos coloca-la no bercinho. Nos a pegavamos no colo, acalmavamos (algumas vezes eu, MUITAs mais vezes o Taz) a faziamos voltar a dormir, colocavamos no bercinho e em 5 minutos ela acordava de novo. E foi assim a noite toda.

Na noite seguinte achei que tudo voltaria ao normal e que ela dormiria em seu berço, feliz inclusive. Mas alguma coisa havia mudado e, apos toda a nossa rotina normal, quando coloquei ela no berço, ela acordou. E chorou copiosamente ate que a pegasse no colo novamente para faze-la voltar  a dormir. Eu levei ela pra sala de novo e esperei ate que o son dela estivesse mais profundo antes de leva-la de volta pro berço. Ela dormiu ali algumas horas e acordou de novo, e assim foi a madrugada toda, ate que o Taz desistiu de ficar levantando e ficou com ela na sala: deitou com ela no sofá e dormiram os dois ali.

No terceiro dia, nos dois exaustos, eu decidi tentar a tecnica de não tira-la do berço, fazer ela se acalmar ali mesmo. A verdade é que eu ja não sabia mais o que fazer, nem sei por que ela esta com esse problema pra dormir. Ela, ao invez de se acalmar, ficou tão nervosa, chorou tanto, que acabou vomitando. Nessa, eu percebi que ela ia passar mal e peguei ela no colo pra tentar impedir, no minimo, que ela vomitasse na cama de novo. Levei um banho... ¬¬

Ai, fomos eu e ela pro chuveiro, de novo. Enquanto o Taz colocava roupa nela eu fiz mais um leitinho pra ela, fui com ela pra sala, simplesmente assumindo que teria que ficar ali, com ela. Ea tomou um pouco do leitinho, pouco mesmo, e dormiu. Não tentei coloca-la no berço até 1h30 da manhã. Nessa hora, eu ja cansada, tentei ver se ela ficaria no berço pra que eu pudesse comer alguma coisa. Ela ficou, eu comi, e me animei ja que ela não tinha acordado, a ir dormir tambem. Quem sabe não tinha dado certo e ela estava com o sono profundo o suficiente pra dormir ate de manhã, certo?

Besteira minha, quando eu estava começando a adormecer, num ponto em que eu não consigo mais acordar de verdade, ela acorda e começa a chorar. Ai, la vai o Taz, mais uma vez, levantar e tentar faza-la dormir no berço. Ele disse que desistiu por volta das 5h e poiuco da manhã, quando deitou com ela na sala e eles voltaram a dormir ali mesmo.

Eles voltaram a dormir e meio modo de dizer, ele não dorme muito bem nessa situação, fica em estado de alerta, pois não pode se mexer e tem que estar atento caso a Rebeca acorde. Ela, por outro lado, so tem dormido bem, assim.

Ontem decidi mais uma vez fazer diferente.

Inicialmente eu simplesmente assumi que ela esta passando por uma fase, esta com medo de ficar sozinha, provavelmente motivado pelo dia que narrei no começo do post. ficou com um pouquinho de trauma e é apenas uma questão de tempo ate ela recuperar a segurança de dormir sozinha no quarto de novo. Não me custa nada deixar ela dormir no braço alguns dias, se de fato isso for necessario.

demos o banho as 20h, levei ela pra sala comigo, dei o leitinho as 20h30, fiquei com ela ate ela adormecer, e mais um pouco ate umas 21h30 pra ela dormir mais profundamente, e como sempre fui coloca-la no berço depois disso. Ela acordou assim que a encostei no colchão. E chorava...

ai resolvi mudar tudo que eu tinha pensado antes.

Acalmei a bebe, fui falando com ela, peguei um dos bichinhos dela de pelucia, deixei ela brincar um pouco e se acalmar, sentei na cadeira que fica do lado do berço dela (cadeira essa com o motivo de existecia que narro a seguir), deixei ela se acalmar mesmo. esperei inclusive ela acordar um pouco. E conversei com ela.

Expliquei que eu estava cansada, que ela estava cansada tambem, e que estava na hora de dormir, e que hoje ela iria dormir no berço dela. Coloquei o abajur do quarto dela, que costumo deixar no ligado no chão, em cima do movel, deixando o quarto dela mais claro.

Com ela mais calma, levante, e disse que ela iria dormir no berço dela, mas que eu iria ficar com ela ali, ate que adormecesse. E que eu iria ler historinhas pra ela, e cantar musiquinhas, e ficaria com ela, sentada na cadeira, ate que ela dormisse.

Fui ate a estante do quarto dela, peguei um livro de contos, posicionei a cadeira de forma que ficasse do lado do berço e ela pudesse me ver se estivesse deitada. Isso tudo conversando com ela e falando o que eu estava fazendo, com ela no meu colo. Ai, a coloquei no berço, e ela começou a chorar. Sentei na poltrona, peguei o livrinho e mostrei a ela que eu ia ler agora. E comecei a ler o primeiro conto.

Aos poucos ela foi se acalmando e parou de chorar. Mas quem disse que dormiu? A, nada disso, ai custou e muito a dormir. Brigava com o sono, se virava de um lado a outro no berço, se mexia muito, brincava com o bichinho, brigava contra o sono, e ouvia a historinha.

Li 4 contos antes de parar de ler. depois disso, comecei a cantar as musicas do legião que ela costuma ouvir-me cantando quando eu a coloco pra dormir no meu colo. Levantei, e a mera menção de que eu poderia sair do quarto fez ela ficar de pe no berço. Coloquei o abajur no chão novamente, de forma que assim o quarto ficava com alguma iluminação sim, mas bem mais fraca e mais convidativo para dormir.

Sentei novamente na poltrona,e fiquei ali cantando algumas musicas. Quando acabei meu repertorio habitual, vi que ela estava quase adormecendo, se mexendo bem menos. Ai, fiquei em silencio, apenas ali, no quarto com ela. Ela brigou com o sono, brigou com o sono, mas dormiu.

Esperei um pouco e levantei, indo ate a cozinha para tomar meu remedio, ver que horas eram e, ok, admito, comemorar minha vitoria!

Em menos de 3 minutos ela acordou e me chamou. Não deu nem tempo de tomar o remedio, mas vi que eram quase 11h30 da noite!!!

Voltei para o quarto, sentei de volta na poltrona e fiz que ia voltar a ler o livrinho de historinha. Com isso, Rebeca que estava chorando, se acalmou. Coloquei  livro de lado, e fiquei ali com ela, apenas, em silencio, ate ela estar quase dormindo. Quando ela etsva mais dormindo que acordada eu, que estava aflita pra ir tomar meu remedio, levantei, dei boa noite e sai do quarto. Rebeca resmungou uma vez, e dormiu.

e seguiu dormindo ate as 4h30 da manhã, quando ela acordou e  o taz levantou e foi atende-la, levando ela pra sala, onde eles dormiram ate as 8h de hoje.

E eu, que pude acordar ja as 11h, acordei com uma sensação diferente da qual eu fui dormir. fui dormir me sentindo vitoriosa, pronta para mudar nossa rotina de sono e dar a Rebeca a chance de se tornar mais independente e adormecer sozinha, tendo noites de sono melhores, etc etc. Mas acordei com a sensação de falta. sentidno ja a saudade de coloca-la pra dormir no meu colo, sentindo seu cheirinho, ficando abraçadinho...

Ai, sera que EU estou pronta pra fazer essa mudança?

2 comentários:

  1. Pois é a maior adaptação nessas mudanças é para a mãe né!
    Não vejo a hora de fazer a Beatriz dormir no berço, sozinha, sem precisar de eu estar do lado amamentando!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Di é dificil mesmo. Um misto de sentimentos.
    Tb passeio por isso ao tirar o Lucas do colo e passar a dormir diretamente no berço.
    Mas vi que era necessario.
    Ele já tava grande, nao fica confortavel no meu colo, eu tinha dores horriveis nas costa e braços.
    Então não estava bom para ninguem.
    Eu penei como vc, demorou. Não foi 1 dia, 1 semana. Foram 3 semanas ficando planta na cadeira ao lado do berço em silencio, acordando varias e varias vezes de madrugada para acalmar e ficar novamente sentada. Uma vez eu dormir sentada de madrugada e só acordei quando tava amanhecendo.
    É uma quebra de costume tanto nossa quanto a deles. Por isso demora. Mas o importante é não voltar a tras. Senão na proxima tentativa ficará mais dificil.
    Beijos! E saudades de vc lá no Balde!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P