De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

domingo, 6 de novembro de 2011

Escatologias da vida materna

Rebeca sempre foi um bebe mais "mole" entendem? Eu sempre tive que providenciar uma dieta de constipantes, ja que era a forma de manter as coisas mais normais por aqui.

Mas parece que andamos exagerando na dose, e de normal, a pobrezinha tem ficado com o intestino preso.

E isso, o cocô, essa coisa que vira assunto quando a gente se torna mãe, começou a ficar muito duro. De verdade. Pior que cocô de adulto.

E ontem chegamos ao auge.

Depois do almoço Rebeca começa a reclamar que quer fazer cocô. Mas reclama, se distrai, brinca (ah, a liberdade da fralda!) e nada de fazer cocô.

Chega a hora do soneca e assim que a puxo pro meu colo ela reclama do cocô de novo. Ai eu pergunto:

- você quer fazer cocô filha?
 Ela consente, eu solto e digo que vou esperar. Mas o tempo vai passando, e nada.

Ai, a convenço de tomar o mamá, depois de muito choro por que queria fazer o tal do cocõ.

Ela tona o leite, choraminga mais um pouco, se joga do meu colo, briga comigo.

- filha, voce esta cansada, vamos dormir um pouco e quando você acordar você faz o tal cocô.

Isso deve ter feito todo o sentido, pois ela deitou no meu colo, relaxou e dormiu.

E foi quando ela acordou que veio o pior.

Ela acordou, 2 horas depois, com muita vontade de fazer cocô. E começou a fazer força. E o negocio não saia! Duro, grande, ela fazia força e sentia dor. Muita dor!

E de repente tenho uma criança fazendo tanta força que as perninhas tremiam. E ela chorava! Chorava desesperadamente por causa daquela dor, do incomodo, daquele cocô que ficava pelo meio do caminho.

Por que e assim, ne? Alem de tudo, depois que você começou a fazer força, tem que ir ate o fim, não da pra parar no meio do caminho.

E eu, ora, tentava acalma-la!

Falei que entendia que estava doendo, mas que ela tinha que fazer a tal força, ate o fim. Quando o coco saisse, a dr ia parar  e tudo ficaria bem.

Rebeca chorava tanto que minha mãe não se aguentou e veio ver o que tinha de errado. depois de ouvir a explicação, sentou-se ao lado da Beca e cantou para ela relaxar.

Pensamos em varias tecnicas de como ajudar pequena. Mas eu decidi não usar nenhuma. Ela não deixava a gente fazer nada, mal encostar nela. Achei que qualquer coisa que fizessemos iria assusta-la ainda mais, e poderia ser encarado de forma a piorar tudo.

Não. Tinha que deixar ela fazer a força sozinha,  aguentar a dor, pois so o final do processo seria de fato uma solução.

Ela se levantou, ficou de pé sobre as minhas pernas, eu sentada, e se abraçou forte ao meu pescoço. E chorando muito, foi me ouvindo e seguindo o que eu dizia...

- Força! Força que quando o cocô sair vai parar de doer! Mas você precisa fazer força!

E foi o que ela fez. E, claro, depois de todo o esforço, deu certo.

Conforme ela foi se acalmando, fui dizendo os proximos passos:

- Agora, amor, a mamãe vai trocar a fralda da rebeca. A gente vai pegar esse cocô malvado e vamos mandar ele embora pela privada e ele nunca mais vai machucar você assim!

 - E quando você estiver limpinha e trocada, nos vamos sair e comprar um chocolate pra Rebeca! Pra ajudar o coco a ficar mais molinho, ta bom?

E la fomos nos, limpar bumbum de nenem, e jogar o coco no vazo sanitario, com o discurso de que agora aquele coco não ia mais fazer mal a ela.

E sim, eu levei ela no mercadinho do lado de casa e comprei um chocolate pra ela. Merecido!

Por que filho da gente não devia sofrer nunca!

Ah, e pra finalizar, a mocinha se sentiu tão melhor com mandar o cocô embora, que hoje não me deu alternativa - me vendo levar a fralda com coco, me chamou e me levou ao banheiro. Cocô, agora, so descarga abaixo!

Ok filha, o meio ambiente agradece... E seu bumbum tambem, né?

Um comentário:

  1. Vive acontecendo isso aqui em casa.Quando Bryan faz uns 3 cocôs por dia, marido tasca banana e ele fica preso, ai é uma luta para soltar e começamos a dar mamão...nossa, é horrível.Uma vez ele fez tanta força que chegou a sangrar, ele tinha 1 aninho apenas, dá muita pena, eu só chorava...
    Eles não deveriam sofrer nunca mesmo.
    Já me recomendaram dar activia, eu ainda não experimentei, mas estou querendo experimentar, e também yakult, dizem que regula a flora, vou experimentar e depois te falo se funciona.
    Bjos

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P