De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mudando de planos, de novo?

Não não, dessa vez não estou falando do trabalho. Estou falando da mudança.

Fomos ver alguns imoveis no fim de semana e fiquei meio horrorizada com o que encontrei. Na internet também.
A verdade é que os imoveis estão muito caros!

Não é facil escolher onde você vai morar. Menos ainda quando se tem um orçamento apertado. Mas, era meu sonho e eu não queria abrir mão dele.

Tenho visto nos sites das imobiliarias, e os imoveis bons - entenda em bom estado e se enquadrando nas minhas necessidades - estão com um valor que eu não tenho como pagar. Não agora.

mas ok, eu estava disposta me contentar com menos. Mas ai, fui ver os imoveis, e o menos, amigos, é de doer. Fomos ver uma casa,por exemplo, que o teto era de forro de madeira, toda estufada, e tão baixo que o Taz quase batia a cabeça no teto! (ele tem 1,90m de altura).

O apto que fomos ver estava dentro do orçamento. mas alem de um problema pessoal de medo de escadas, e o predio era sem elevador, o apto tinha o piso quebrado, tinta lascando das paredes em diversos pontos, alem de pontos claros de vazamento. Sem chance!

A casa que me levou atéa imobiliaria, por outro lado, prometia muito. O preço anunciado estava dentro do proposto, era uma casa nova, e as fotos, poucas, prometiam muito! Mas ai, chegando lá, alem de les não terem a chave, nos informaram que, como a casa era em um condominio fechado, alem do valor anunciado, tinha tambem o condominio - alto demais - e o iptu que não estava incluido. Balde de água fria.

Outro angulo da historia é o fato da grana. Penso, muito, em "E se tudo desse muito errado, e nos perdessemos a casa dos meus pais e o Taz perdesse o emprego?" Assim, estou trabalhando, mas o salario não ia ser nem de perto o suficente pra nos bancar. Ainda mais em uma casa alugada com a premissa de termos tudo isso. O que eu faria?

A resposta e bem simples: eu precisaria trabalhar em alguma coisa que me pagasse, pelo menos, a soma total da renda atual. Basicamente, o suficiente pra bancar casa, comida, roupa lavada e escola, sem depender de ajuda de ninguem, so meu suor mesmo.

Opa, perai! E eu tenho condições de fazer isso? Hum... dificil... E a minha resposta atual pra isso é: Não. eu não teria como fazer isso.

Mas, uma das ideias que rondam a minha cabeça a muito tempo poderia, de diversas formas, possibilitar isso. Voltar a estudar e terminar a faculdade.

Penso muito, muito mesmo nisso. Pensei, e quem acompanha o blog a bastante tempo sabe, em voltar a fazer Psicologia. Seria legal, o curso me interessa, mas fui ver os preços. Estão exorbitantes e eu não teria condições de pagar uma faculdade particular. Fazer uma faculdade publica, por outro lado, iria requerer um ano de cursinho e estudar em periodo integral. Estudar em periodo integral me deixaria tempo demais longe da Rebeca nesse momento, alem de parar de trabalhar. As duas coisas estão fora de cogitação. Principalmente a primeira.

Penso, então, em voltar a fazer Letras. Essa eu tranquei a faculdade durante a gravidez da Rebeca. Isso significa que muito possivelmente eu consigo retomar o curso de onde parei. E, mais que isso, é a distancia, o que significa que eu poderia conciliar mais facilmente com filha, marido e trabalho.

No entanto, nesse caso, o curso e particular. E isso ia requerer adiar os planos de sair da casa dos meus ais até terminar o curso.

E eu estou considerando seriamente essa possibilidade.

Terminando o curso eu teria pelo menos mais 3 opções de trabalho - dar aula, que é o mais obvio e eu ja tenho alguma experiencia; Revisora de Textos, que é uma área bem interessante e pode permitir que eu trabalhe de casa; Concurso Publico, que garantiria alguma estabilidade.

Parece uma boa idéia. Não?

Adiar a mudança também nos permitiria ter certeza da estabilidade do Taz no trabalho dele, ganhar mais experiencia com segurança caso precise trocar de emprego e se manter na mesma área.

Uma possibilidade que se abre também é a de guardar algum dinheiro mensalmente e, após eu terminar o curso, darmos entrada em alguma coisa nossa, ao invez de alugar. E essa idéia empolga muito o Taz, e preciso admitir, a mim tambem.

Não sei, honestamente, o que eu vou estar pensando disso tudo amanhã. Verdade dos fatos de uma bipolar - todo esse papo pode se mostrar um episodio de hipomania acionado por um comentário desagradavel feito pouco depois do jantar.

mas pensando racionalmente... Faz mais sentido esperar... Não faz?

4 comentários:

  1. Eu leio psicologia desde adolescente. Já pensei também em estudar psicologia, mas hoje percebo que Gestão de Pessoas tem muito a ver com aplicação prática de psicologia. E como gosto da prática mais do que da teoria, ou, só me interesso pela teoria quando enxergo aplicação prática, sugiro você ampliar possibilidades de outras atividades ligadas a psicologia, como por exemplo administração. Gestão de pessoas exige habilidades pessoais interessantes.

    ResponderExcluir
  2. di, diante de todos os prós e contras nas opções que vc deu no post, TALVEZ seja melhor esperar mesmo, quem sabe investir no seu cursinho e continuar na casa com seus pais... é complicado expor uma opinião nessas horas, vc poderia não entender, talvez piore a situação. uma coisa que já deu pra perceber é que vc não haje na emoção do momento, isso é muito importante!
    não sei se vc sabe, mas eu moro de aluguel e não estou trabalhando no momento, não colocarei numeros aqui, mas meu aluguel é 1/3 da nossa renda, o restante é mercado e algumas poucas contas que temos (internet, tv e energia, que juntos não somam 1/3 do aluguel) há meses não compramos nada, nada MESMO. não sei se vc leu no meu blog, mas a gente conseguiu um financiamento da caixa, no minha casa minha vida que hoje em dia está bem exigente com suas construções, o que melhorou muito é o fato de não construirem mais onde não tem asfalto, isso é ótimo, mas o maior motivo da apertada nas coisas por aqui, tem sido o fato de termos de pagar o asfalto e algumas parcelas pequeninas do "material" da casa, coisa bem pouca, mas que junto com o aluguel pesa muito, enfim, começaremos a pagar cerca de 150,00 a menos que o valor do aluguel que pagamos hoje e as parcelas são decrescentes, teremos 25 anos para pagar, mas nada impede de quitar prestações adiantadas, não demos entrada, se fosse o caso o valor seria ainda menor. acho que vale a pena, claro que a casa é simples, pequena e é um bairro, chamado de cohab por aqui...mas mesmo assim, imagina 25 anos de aluguel? e a gente é consciente de que pagando aluguel não teria condições de ainda guardar dinheiro para a compra de uma casa a vista!
    te desejo muita sorte e sabedoria, siga sempre seu coração e pense muito em vc, na beca e no taz, essa é sua familia agora!
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Sou mãe e bipolar, sofro muito com isso, achei seu blog muito bom, por motivos profissionais estou como anonima, mas gostaria de conversar mais com vc sobre o assunto. Acho que faço meu filho sofrer muioto com minhas insanidades.

    segredosdadi@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Di,
    Eu diria que as vezes é melhor abrir mão do conforto para ter mais individualidade ;)
    adorei te ver lá no blog, boa sorte aí!
    beijos

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P