De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

domingo, 21 de março de 2010

Novos numeros, e divagações de uma noite insone

Rebeca esta melhor. Não esta mais tossindo, nem com nariz entupido, nem nada disso.

Fomos no pediatra dela essa semana, e devo dizer que não tem nada igual você ir a médicos que você confia. Assim, nada mesmo. O pediatra da Rebeca é quase o meu ideal de medico, devido ao cuidado que ele tem com ela e comigo toda vez que nós vamos lá. Infelizmnete, nada de telefone de celular ou coisa do tipo, a política é bem simples: se você tem uma emergência que você acredite que possa justificar ligar para seu medico em seu telefone particular, então é emergência suficente pra você levar seu filho ao pronto socorro. Bom, nada é perfeito.

Cheguei a esse pediatra através da indicação da minha cunhada, que trabalhou com ele por alguns anos. Ela é técnica em enfermagem e foi enfermeira pediátrica. Ela nos deu as duas opões de pediatra que trabalhavam no consultório, e o Taz conhecia os dois. Na hora de decidir, ele definiu cada um deles comparando-os as minhas medicas, minha GO e minha psiquiatra. Ele disse que a pediatra mulher seria mais como minha GO, mais direta, e o pediatra homem mais como a minha psiquiatra, mais delicada. E perguntou qual das duas eu achava que lidaria melhor cuidando da minha filha. Fiquei com o homem. Admito que fiquei com medo de no meio da minha insegurança acabar ou batendo de frente com a medica ou acabar fazendo coisas que eu não concordasse realmente.

Mas, acabei no final das contas, mudando de convenio, e como a grana ta bem curta, ia trocar de pediatra. Achei uma no novo convenio que parecia boa na primeira consulta. Na segunda já foi mais rapidinha, mas eu pensei que poderia ser por que eu mesma estava com um pouco de pressa. Na ultima consulta ela me perdeu: não deu atenção as minhas perguntas, não se deu o trabalho de olhar as marcas de alergia que eu disse a ela que a Rebeca estava tendo e eu acreditava ser da fralda, mas como ela não tinha tido antes eu não tinha certeza, a pesou de roupa... E me dispensou em 5 minutos de consulta.

Depois dessa aceitei que precisava voltar atrás na minha decisão de trocar de pediatra por questões financeiras. Tive certeza que o convenio daria reembolso pela consulta com o Pediatra que eu tinha escolhido antes, marquei, e de fato, fiquei muito mais satisfeita.

E ele disse que a Rebeca esta adiantada! Pois é... Falei que ela tinha estado doente, e que tinha perdido peso. Ele disse que é normal, mas que agora que ela esta melhor precisa voltar a comer direito, e que eu devo continuar insistindo com as papinhas de fruta e começar as salgadas na próxima semana. Me passou um texto com umas regrinhas pra seguir, umas dicas, pra ajudar a introduzir os alimentos, explicando rapidamente o porque de cada coisa. Algumas coisas que eu não sabia, como por exemplo o por que você deve amassar os alimentos e não bate-los no liquidificador: amassados, os alimentos continuam com alguns pedacinhos, que forçam a criança a tentar mastigar, e aprender a fazer isso. Se você bate a fruta no liquidificador ela vira liquido e pode ser tomada, não exigindo esforço por parte do bebe e assim ele poderá vir a ter mais dificuldade quando de fato tiver de comaçar a mastigar as coisas. Legal né?

Mas ele disse que ela esta adiantada por que ela já consegue ficar sentada sozinha sem apoio. Ela ainda não consegue dar impulso suficiente para se sentar, só uma vez ela fez isso pois já estava deitada mais inclinada, com as costas em uma almofada um pouco mais alta do que as pernas. Mas de qualquer forma, depois que ela é colocada sentada ela não precisa mais de sustentação. Inclusive, a danadinha se sente tão confiante que fica tentando se virar e alcançar as coisas que enxerga, e ai La vai tombo! Mas é muito engraçado de ver. Tenho colocado muito ela pra brincar na minha cama, sentada ou de bruços, pra ela tentar alcançar as coisas que estão meio longe dela, vejo que assim ela esta começando a ter uma noção maior de profundidade. E o pediatra disse que normalmente os bebes só fzem essas coisas com 7 meses mais ou mneos, e não com 5 e meio. Me senti ate meio boba por isso, mas fiquei super orgulhosa...

Notei que de fato o desenvolvimento dela da uma salto toda vez que ela tem a chance de conviver, mesmo que algumas horas, com outras crianças, especialemtne as um pouco mais velhas. É interessante poder constatar essas coisas, e ver a rapidez de assimilação dela. Fico impressionada a cada dia!

Agora continuamos com as papinhas, e por volta de sexta feira devo introduzir uma papinha salgada pra ela. Estou ansiosa pra ver como ela vai reagir! Ela ta crescendo tão rápido!!!



Hoje nos fomos no chá de bebê da Mari. Foi bom vê-los, ela parece estar muito bem, e tudo estava muito bonito e a melhor amiga dela que vai ser a madrinha do filho dela inventou umas brincadeiras super bacanas! Vou ate usar no aniversário da Rebeca, pois eu acho que cabem nesse tipo de festa também. Mas foi bem legal, mas fomos embora cedo para não atrapalhar os horários da Rebeca.

A Beca já tem horários bem definidos, e vi que se eu me esforçar para mante-los, principalmente a rotina de sono, independente de onde eu estiver, ela tende a ficar bem, mais tranqüila, e dorme normalmente a noite toda. Dessa forma, determino que não posso estar em casa mais tarde que 21h, para ter certza que as 22h30 ela estará dormindo, como todos os dias da semana, já que ela so dorme depois que o Taz chega em casa. E funciona. Recomendo a todas as mamães que, por volta do 3 mês, que ai o bebe já esta maiorzinho e não tem mais tanto aquela necessidade de mamar o tempo todo (a maioria dos pediatras hoje parece recomendar a livre demanda ate essa época), estabelecer o horário do bebe ir dormir, mesmo que no inicio seja difícil. É mais fácil do que parece, e vale muito a pena. E, se possível, se adiante ao bebe nos horários que ele deve mamar, acordando antes,m se preparando e dando de mamar, no peito ou na mamadeira, por pelo menos 30 ou 40 minutos, ficando com o bebe no colo pra arrotar por 20 min. Dessa froma, você pode ate perder 1h do meio da sua madrugada, mas o bebe se sente seguro, dorme melhor, mais calmo, e por mais tempo. E aos poucos va aumentando o intervalo entre essas mamadas, de 15 em 15 minutos, ate que o bebe durma pelo menos 6 horas direto,e você também!

Enfim, to aqui, divagando. Vou só passar os números então, e finalizar, ok? Quando eu acordar, e por conseqüência tiver dormido, eu releio isso aqui e vejo como ficou essa bagunça. ^^
12/03 - experimentou papinha de maça, gostou
20/03 - experimentou mamão amassadinho, gostou
dia 16/03 - 67 cm e 6,825kg

4 comentários:

  1. que legal que esta tudo indo bem. Pediatra eh importante mesmo - economiza em outras coisas. beijo!

    ResponderExcluir
  2. que delícia q ela ja ta comendo papinha =) deve ser uma fase gostosa pro bb!
    diii amei vcs terem vindo aqui, me desculpa alguma coisa, especialmente nao ter conseguido dar toda a aatenção... é complicado muita gente acabei nao dando atenção direito pra ninguem hehehehe mas amei vcs aqui viu???

    um super beijooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Diiiiiiiiiiiiiiiii
    meu se eu te disser q tb acho isso hahahaha no fim das 31 sem eu senti a maior estripulia uma dia dentro da barriga e depois disso o formato mudou bastante!!!

    sabado q vem tenho ultrassom pra ver a poseição dele, to ansiosaaa ahahahaha tem tb aquele exame estranho de nome estranho... sabe??? q eh tipo um papanicolau...


    ebntão usei sim molde de um mijão e uma regatinha hsauahuahausa


    to com saudades ja
    beijaumm

    ResponderExcluir
  4. oi querida, que bomo que tá tudo bem com a Rebeca (amo esse nome!)

    Eu estou atrás de um PE pro Lucas, tinha um em SC, mas quando nos mudamos pra cá tivemos que procurar outro. Fui numa terça, mas nem sequer o telefone ou o celular ela deu, isso é o mínimo né! Vou em outro agora...

    bsj pra vcs!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P