De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

domingo, 25 de julho de 2010

Fim de semana dificil...

Rebeca ainda esta doente. Sem febre, pelo menos nada que tenha justificado dar analgesico ao longo do dia. Achei que estava melhor...

Na madrugada de sexta pra sabado ela estava muito mal. Pouco antes da meia noite ouvi ela resmungando, acordada no berço, mas sem chorar. Como ela tinha comido pouco, achei que podia estar com fome, e fui fazer uma mamadeira. Quando voltei e a peguei no colo, senti a temperatura super alta.

Quando ia coloca-la pra dormir ja tinha sentido que ela estava um pouco quente. So que, como ela puxou o pai nesse quesito e não a mim, ela costuma mesmo ficar mais quentinha quando esta com sono. Tentei ignorar e fui coloca-la pra dormir.

Eu, apesar do sono, por algum motivo estava muito irriquieta, não conseguia adormecer, estava me sentindo estranha, mas não sabia identificar qual era o problema.

Quando vi que a Rebeca estava com febre, fiquei me sentindo mal, pois percebi que deveria ter ouvido meus instintos e não a vozinha (que tem a voz do meu marido) na minha mente dizendo que era exagero meu, coisa da minha cabeça, etc etc Sempre me sinto assim quando não escuto mieus instintos, eles ainda não erraram...

O Taz ainda não tinha dormido, e eu não lembrava onde tinha colocado o termometro. Não queria medica-la sem antes medir a temperatura, para poder acompanhar se a mesma ia abaixar ou não e em quanto tempo.

39° de febre. Dei tylenol, tirei o macacão que ela estava, deixando so de body e mijão. Deixei ela acordada, sem tentar coloca-la pra dormir, até a febre começar a baixar. Demorou uma hora pra baixar pra 38° e mais meia hora pra chegar no 37°. E as 3 da manhã, quando ela finalmente tinha adormecido novamente no meu colo, percebi que ela estava fiando quente desproporcionalmente ao colo e medi a temperatura de novo: 38°...

Sabendo que a tendencia era continuar subindo, dei dipirona. Ainda sim, demoru mais 1h30 para a febre ceder, de novo, ate 37°. Sendo que em momento algum ela aceitou nada diferente do que o colo... O meu, de preferencia.

Fui deitar ja eram 5h30 da manhã, pois acordei o Taz pra ficar com ela um pouco, para que eu pudesse descansar. As 8h ele teve que dar tylenol pra ela de novo... as 8h45 eu levantei, e as 10h30 saimos com ela de casa e a levamos para o PS.

La, alem de uma espera enorme, ela foi medicada, inicialmente via oral. Depis disso, foi colocado o coletor para exame de urina. De tão nervosa e com medo que ela estava, e com muito catarro e chro, acabou vomitando tudo. Ah, isso ja eram 13h... Deram dipirona pra ela novamente, com seus 38° de febre, intravenosa, para que assim ela não vomitasse de novo, e colheram sangue.

Ela chorava muito, de medo. Tentei acalma-la, mas é dificil fazer isso tendo que segura-la. Ainda sim, ela não se debatia nem nada disso, so chorava muito. As enfermeiras ficaram ate impressionadas, pois ela não puxava o braço quando elas estavam tentando colocar a agulha (que demoraram pra acertar de forma a sair o sangue) e retiravam o sangue e davam a medicação. Chorava, sim, mas ainda sim, colaborava.

Eu tentei, com calma explicar pra ela o que estava acontecendo, o que ia ser feito e por que. Todo o processo procurei mante-la calma.

O Tz não aceitou que eu desse nada pra ela comer até que tivessem feito os exames e ela estivesse medicada e a febre cedido. Com isso, ela so foi comer de novo, sem ser em casa, eram mais de 14h da tarde. Ainda sim, foi picado.

Ficamos mais quase 3h pra coletar a urina e receber os resultados para que o medico nos disse que eram inconclusivos, que aparentemente ela não tinha nada muito consideravel, passar uns remedios pra controle dos sintomas e dizer que se não melhorasse, voltassemos la.

Voltamos pra casa ja eram mais de 17h30. Eu, no caminho, olhei os exames e fiquei meio indignada, pois vi que algumas coisas estavam alteradas sim. Pouco, mas estavam. Queria uma segunda opinião.

Ja sem dormir, com um humor muito ruim, nervosa e preocupada, passei o dia inteiro brigando com o Taz. Nos pinicando. Eu achar coisa no exame foi mais um motivo.

Quando chegamos aqui aqui, meus pais, (ainda estamos com eles, por enquanto, e foi bem util, ter ajuda esses dias)perguntaram o que havia, etc. Eu coloquei a Rebeca pra cochular, no colo mesmo, dando a primeira mamadeira que ela tomou inteira no dia. Pelo menos a febre não voltou. Nesse meio tempo minha mãe ligou para minha tia, médica, para ajudar a tirar as duvidas do exame.

Aparentemente, ela esta n inicio de um processo inflamatorio, que tem a tendencia a piorar. Mas nada muito grave, ainda. Deveriamos ficar observando e leva-la ao pediatra na segunda feira.

Hoje ela pareceu melhor o dia todo. Eu estava tão exausta, que pedi a minha irmã para vir dormir aqui para que eu e o Taz pudessemos descansar. Ele não quis, dormiu apens um pouco, e quis ficar acordaddo ele mesmo de olho na bebe. Foi dormir as 5h da manhã... Eu, nessa hora, levantei, como disse pra ele, apenas para ter certeza que ela estav bem, e sem febre, e por que normalmente nesse horario ela acorda com fome.

Sem febre, tentei dar o leite mas ela não quis. Muito cansada. Insisti por algum tempo, dava um pouco de tmpo e oferecia de novo, mas ela realemnte não se interessou muito.

Depois que acordou, não teve febre de verdade. em alguns momentos ficou um pouco mais quente, mas apenas tirar parte da roupa ja resolvia. Apesar de ainda meio xoxinha, ela parecia melhor. Eu, que não deixei de aproveitar a ajuda, estava bem descansada, ms ainda com muiot sono o dia todo por causa da minha TPM...

No entanto, ela não quis comer direito o dia todo. Almoçou menos que o normal, quae não tomou leite o dia todo. Acredito que o que ela comeu melhor foi o mingau de manhã.

Tossiu o dia todo, e ficou com o nariz entupido, com dificukdade grande em respirar. E babava e reclamava da dor na boca. Dentes, uma hora eles saem... Pra ajudar a coitada pode ser que decidam fazer isso agora tambem... Foi o que pensei.

Mas, na hora dela jantar, tive que mudar de opinião, novamente. Percebi que ela estava com muito catarro o dia todo. A coitadinha que vinha com uma dificuldade enorme pra fazer coco, que parecia um adulto de tão solido, de repente teve o intestino solto. Não chegou a ser uma diarreia, mas mudou bem o quadro.

Quando fui dar o jantar, logo na primeira colherada ela fez cara feia e quis parar de comer. Insisti um pouco. Na segunda, meu pai tambem viu, cara feia de novo. Cara de quem sentiu dor... Insisti mais um pouco pois ela tinha comido muito pouco o dia todo. Na quarta colherada ela engasgou e vomitou. E ai, me veio na cameça: ela pode estar com dor de garganta, e enjooada, e por isso estava babando tanto.

E, pra dormir, desde sexta feira, tem sido uma briga. Grande. Ela tem tido pesadelos de novo. Ela os tem quando sente dor, ja percebi.

Ela ja vem reclamando de dormir a mais tempo, mas percebi que tem a ver com a necessidade dela de sono ter medado e mudado de horario, então estamos nos adaptando, vendo quando ela de fato tem a necessidade de dormir, para pdoer manter os cochlos e a rotina, mesmo mudando levemente o horario.

Mas esses ultimos dias ficou pior. Por que ela começava a ter pesadelos e a chorar pouco depois de adormecer, ainda no colo. Dificl de lidar. Ela fica com medo de adormecer, e briga e se debate para não dormir. Demora um tempo ate acalma-la.

Hoje pedi ao Taz que fosse ele deitar mais cedo, e eu ficarei mais tempo disponivel. Quero tentar faze-la tomar a mamadeira dormindo, de forma que ela não fique desidratada, que mesmoa agua ela teve dificuldade em aceitar, evitar que perca peso demais. Em suma, evitar que ficar sem comer a deixe ainda mais vulneravel, dificultando para que seu corpo lute contra essa infecção chata.

Duas coisas minha tia disse tambem: uma é que ela precisa tomar agua, muita agua, pra não desidratar, que costuma ser o problema que causa mais risco. Se não for agua, suco ou leite, mas de preferencia agua. E, que é muito comum crianças a partir dos 9 meses, as vezes um pouco antes, mas depois dos 6 meses, focarem cada vez mais sucetiveis as doenças e pegarem infecções. Ate os 6 meses o bebe ainda tem no corpo os anticorpos da mãe, mas depois disso precisa criar os proprios, então começa a pegar infecções, uma atras da outra, de forma que seu corpo começa a aprender a combate-las. Faz parte e é necessario, então é importante ficar de olho, mas é bom saber que acontece e é isso que os tornara mais saudaveis depois.

Pode até ser. Entendo e acredito muito nisso. Mas não deixa de ser dificil saber que ela esta se debatendo no meu colo por que esta com medo de dormir, esta sentindo dor e mal estar, e pode ate sentir fome, como acho que sente, mas esta com dor e enjoo demais pra comer.

Ai... doi muito mesmo. Passa logo!!!

6 comentários:

  1. Noooossa! Difícil mesmo esse final de semana!

    Tadinha da Rebeca, me deu um aperto no coração aqui.
    Fico pensando como vai ser quando isso acontecer comigo. Tão complicado...
    Ver um filho sofrendo e pouco poder fazer a não ser cuidar e observar.

    Vou estar torcendo pra que ela fique bem logo logo, volte a comer e tudo isso passe.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. muito difícil aceitar que nem tudo a gente pode resolver! mas você está certa em dar colo, colo e colo! tadinha! precisa mesmo se sentir segura em momentos assim. estou torcendo para ela ficar boa logo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que punk hein!!
    tadinha dela!! Mas que bom que ela tem pais que cuidam muito bem dela.
    Que ela melhore logo, porque se pra nós que somos adulto já é ruim ficar assim, imagino um bebê...

    Obrigada pela força la no blog!!
    Tô meio triste ainda, mas tentando aceitar o fato que fiz de tudo para amamentá-lo exclusivamente no peito!!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  4. é muito ruim mesmo, a gente queria estar no lugar deles. Tao pequenininhos e indefesos!


    ps: olá, linkei de um link de um blog conhecido, e te adicionei tb. Espero que nao se importe

    ResponderExcluir
  5. Ai que coisa chata, olha, solidária na dor, porque filho doente é igual a mãe louca e sem dormir... ou seja, filho não deveria adoecer nunca, a gente sofre mais que eles... mas olha, se te consola, meu filho com 9 meses teve a pior coisa que eu já vi, uma infecção chamada herpangina, 39 de febre, vômito e não consegue engolir nada, eu dava sorvete e mingau gelado, as únicas coisas que ele conseguia aceitar, e muito liquido de pouquinho e gelado, é tipo um montão de aftas (feridas) na garganta, um horror, não tem remédio pra dar, só antitérmico, foi quando aboli o tylenol da minha vida, odeio, não faz efeito no meu filho, dou direto novalgina e se precisar intercalar com outro a cada 3 horas, dou alivium... outra coisa que me acalmou descobrir foi que não tem problema a criança dormir com febre, se estiver dormindo, eu também tenho medo de a febre subir muito e a criança até convulsionar essas coisas que a gente ouve, mas a família do meu marido é composta de médicos e eles dizem que se tá dormindo é porque tá bem... então tenta descansar enquanto ela descansa... e se ela estiver fazendo bastante xixi é porque tá hidratada, o termômetro da hidratação deles é o xixi, se tá fazendo tá tudo bem... são sinaizinhos que a gente só aprende no perrengue, meu filho já tem 2 anos, mas nos 9 meses pegou uma coisa atrás da outra... foi f... mas tá tudo bem, eles ficam muito mal mas se recuperam muito rápido... vai ficar tudo bem, e jajá ela tá ótima se deus quiser... boa sorte aí tá? (ah termômetro de testa que mede a febre em 3 segundos também ajuda pacas...) bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Di,
    filho doente é a pior coisa para uma mãe. Espero que a Rebeca melhore logo.
    Se você quiser, me manda o seu endereço que te mando o livro da Vó pelo correio. Se eu achar o da Mãe, coloco junto (hoje eu procurei aqui em casa e não achei. Não sei se emprestei para alguma amiga). Essa semana vou no correio colocar uns postais para a Gi do Kids Indoors e faço as duas coisas. O meu e-mail é kita_mferreira@yahoo.com.br
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P