De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

domingo, 15 de agosto de 2010

A gripe que era rinite e virou sinusite - ou a saga das "ites"

Rebeca esta doente. Inverno é fogo e todo mundo me avisou. Ou, bom, algumas pessoas me avisaram. Vou avisar vocês que ainda não tiveram seus bebes: inverno é fogooo!! Ou melhor, é "ite".

Nem posso culpar muitas coisas alheias não: so a minha genetica mais a do TAz ja ia dar a ela algum tipo de "ite" ao menos na tendencia. Por enquanto, ainda bem, tambem puxou a minha, que é a rinite. Rinite essa, a minhatambem garanto, causada não por tendencia, mas por eu ter fumado durante a gravidez. Nem vou procurar outro culpado. Mea culpa.

Mas, enfim, tenho tido essa "cisma" de que ela tem rinite desde que notei que quando saimos de casa ela respira melhor que em casa. E, quando fomos pra praia ela ficou muitissimo bem. Mas, pediatra nenhum vai falar que um bebe de 10 meses TEM algo tão definitivo. Por enquanto, ela tem sensibilidade. Bom graças a medicina, de fato, eles sabem mais que eu, e ela pode se livrar disso com o tempo.

So que aquela gripe, aquela lá, da ultima vez, deixou uma sequela que não foi embora: catarro. É, somos mães, ou queremos ser, ou você não tinha lido ate aqui. Ela ficou com catarro, e o nariz trancado demais devido ao tempo+sensibilidade respiratoria=sinusite.

E la vamos nós para o antibiotico de novo.

Ah, sim, lembra que falei que nehum pediatra iria falar que ela tem rinite com 10 meses? Pois é, eu errei. A medica do pronto socorro perguntou algumas coisas, examinou... E disse, confirmando depois com o RX: "è, ela parece estar com um processo alergico sim, e como vocês tem rinite, deve ser isso mesmo. E pela coloração do catarro, amarelo, com certeza é sinusite. Vamos confirmar com o RX, mas tenho certeza que é isso. Por que o pulmão ta limpo, é so nessa area mesmo sinusal...." RX feito, sinusite confirmada, ai vieram as novidades: azitromicina ao invez de amoxicilina, possivelmente decidido por avaliação de pesoXeficaciaXorigem do problema. Alem disso, recomendou fazer inalação com acetilcisteina, pra soltar todo o muco, e dar, olha a novidade, um antialergico!

Gente, eu nem nunca tinha ouvido falar de dar antialergico pra criança com menos de 2 anos! Todo pediatra que fui ate agora foi categorico em dizer que não fazia diferença se ela ja tem rinite ou não, por não poder dar nada especifico pra isso antes dos 2 anos de idade!

Então, ja viram né? Eu, super apavorada, basicamente decidida a não dar o antialergico pra ela ate segunda feira, quando cosneguirei falar com o pediatra dela oficial e ver o que ele acha. E, assim, dar tempo do antibiotico agir.

De mais, ela esta como o esperado: ontem só dormiu no colo. Hoje, so consegui coloca-la na cama depois de 2 sessões de 20 minutos de inalação, e ainda sim, ela esta resmungando. O fato é que é dificil dormir sem conseguir respirar direito, e com o nariz entupido te dando aquela sensação de afogamento.

Esta extremamente manhosa. Com febrinhas, que estão sendo controladas a base de tylenol, que tambem ajuda na dor de cabeça que ela deve sentir, coitada.

Alem de manhosa, tem a parte fofa. Ai, so minha nenem pra apesar da judiação que é ter que ficar limpando naris, que esta ate machucado de tanto passar pano pra limpar, dando remedio e insistindo pra comer, ela ainda acha humor hor a e outra pra mostrar suas novidades.

E a dela é interagir e entender as brincadeiras. Vocês lembram da musica do "sapo não lava o pé" versão "I Wann hold your hand"? Bom, eu não só canto a musica mais. Isso ja perdeu a graça. Então agora eu falo gestos durante a musica, como colocar a mão no naris falando que o sapo tem chule e chule fede. Ela cai na gargalhada e pede pra começar de novo. Fofissimo.

Ah, sim, descibriu mais detalhes nas coisas, e começou a dar continuidade as brincadeiras que ela ja conhece, como bater um pé no outro quando falamos "pé com pé", coisa que meu pai faz com ela a meses. Agora, apenas falamos, e ela faz sozinha. Tem outra que minha mãe me ensinou, que ela levanta, senta, deita e dorme. E ela apesar de gostar muito mais de ficar sentando e levantando, quando digo dorme, e deito, ela deita tambem, e fica esperando o sinal pra levantar.

Mas agora esta lpa, no berço, e eu aqui, de prontidão. Sei que não vou conseguir dormir e descansar se o Taz não levantar e ficar de prontidão pra ela hoje, quando eu for deitar.

Não acho isso certo. Mas no meu estado de cansaço, simplesmente prefiro me garantir, pedir que ele levante e fique com ela, ou de prontidão pra ela, ate as 6h, 7h, e ai ir deitr, me chamar, e saber que a partir dai, so vou chana-lo se for mesmo necessario. Estou dormindo em cima do teclado já...

Espero mesmo que ela melhore logo. Espero que eu tambem. Beijos

7 comentários:

  1. Oi amiga que coisa esse negócio de alergia né. Sabe que aqui em casa minha linda já toma antialérgico desde um ano de idade, pois é super alégica a tudo, até o ar que respira. Ela toma Desalex, foi o que deu certo por aqui, e acredite ela está tomando Acetilcisteína, pois está também com um catarro pertinente, que saco né. E esse ar podre que a gente respira. Bom melhoras pra sua e pra minha linda. Bjs

    ResponderExcluir
  2. aFF AMIGA uiiiiii qe odioo desse tempo que judia dos nossos bebes!!!
    Matheus so na ta no atibiotico pq nao deixei! aff ele tomou 2 meses pensa
    que horrrrrrrrror!!
    Amiga espero que melhore bjcas

    ResponderExcluir
  3. Sei bem o que é isso.
    O meu desdes poucos meses tb tinha a certeza de ter a rinite.
    Ele toma antialergicos desde 1 ano de idade. O famigerado corticoide desde 2 anos.
    Com a homeopatia tem controlado bastante mas ainda não ficar totalmente imune as crises.
    Todo alergico sabe, o inverno é nosso verdadeiro inferno.
    Que vcs melhorem logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Rinite, sinosite e todos os outros ites são o inferno e o inverno é uma época de trevas para todas nós que lidamos com a infancia... e como nem todas as mães do mundo são como você é a época do ano em que mais dou bales no povo, se as crianças não estivessem doentes seria até divertido!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tb tive a informação q criança com menos de 2 anos não tomava estes medicamentos em alta escala... mas sabe como é né,médico já dá o mais forte pq combate tudo de uma vez só...

    Eu tive sinusite em toda vida... só melhorou com cirurgia q eu fiz há 3 anos... e acredita q ela voltou no começo da gravidez? hehehe... mas tratei e não voltou...

    depois fiz um tratamento homeopático para rinite q deu super certo... faz 2 anos q não tenho crises... eu espirrava até pela mudança de tempo...
    a dor é chatíssima...o desconforto é absurdo...

    mas uma inalaçãozinha com sorinho ajuda viu... e não faz mal...
    no cantinho do nariz eu passava pomada de tanto q machucava... e limpava com toalha molhada rs...

    tive alergia de azitromicina.... o jeito foi só usar amoxicilina com clauvalanto...



    melhoras para sua fofa...

    ResponderExcluir
  6. As ites são um saco, meu marido tem rinite, eu tive sinusite minha infância toda até tratar com homeopatia e ficar "curada". O meu filho não tem alergia, mas já teve em épocas esporádicas. Eu tiro tudo do quarto, nada que acumule pó, bacia embaixo do berço pra melhorar a umidade do ar, extermínio aos bichos de pelúcia (temporariamente) e muita inalação sim... é difícil ainda mais com este clima que está, mas dizem que agora o inverno vai acabar, deus é pai... ela vai melhorar...

    ResponderExcluir
  7. OI Di,
    nem me fala ... amanhã vou cedo com a Sofia para a pediatra. Nada dela ficar boa, acho que entrou em uma ITE dessas.
    Depois conto como ela está.
    Melhoras aí.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P