De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Receitinhas ^^

Receita de papinha pra bebe:

1 - papinha doce - delado de mamão com laranja lima

- a ideia dessa aqui é ser quae uma raspadinha, levando em considerção o bebe claro!

- Nenhuma complexidade requerida não. é, de fato, so mamão e laranja mesmo, mas tem que se atentar ao modo de preparo e de servir :)

- 1 mamão papaya
- suco de 1 laranja lima

- Você vai bater o mamão no liquidificador junto com o suco de laranja lima, e mais nada.
como a laranja lima e bem docinha e pouco acida mas tem pouco suco, depois de bater, a consistencia vai ficar muito semelhante a um purê de mamão.
- coloque na geladeira por pelo menso 15 a 20 minutos, dependendo da potencia de gelar da sua.
- NOTA - ao retirar da geladeira, o mamão deve esatr mais firme, levemente, com aquela aparencia de raspadinha de groselha. Isso acontece, fica com essa cara de gelinho, por causa do suco de laranja, que é absorvido e gela muito rapido.
- É pra saber se esta em uma temperatura boa para dar ao bebe, coma uma colher e veja se esta fresquinho, como quando você toma umm copo de agua quando esta com sede. Ele não pode estar gelado!! Tem que dar a sensação de matar a sede, deu pra entender?

- é uma otima sobremesa na hora do almoço, pois alem de ter a vitamina C, você mata a sede, aquela sensação do beber agua, sem de fato beber nada, e de quebra ajuda o funcionamento do intestino caso seu filho tenha instestino preso ;)


2 - Arroz nosso do dia a dia

Não tem nada mais tradicional que arroz feijão e ovo frito né?
Bom, esse é sempre um bom prato, e fica bom como sopinha e com pedacinhos... Mas o segredo esta no tempero ^^

- 2 colheres de sopa de arroz ja pronto, tempero a ser explicado abaixo
- 1 concha bem cheia de caldo de feijão. (Se seu bebe ja for maiorzinho, você pode colocar a massa dos grãos tambem, amassando em uma peneira separando-os da casca)
- 1 gema de ovo cozinha por mais de 5 minutos
- 1 tomate, sem sementes e sem acasca, tambem cozidinho (vai virar soina junto com o ovo)
- 1 colher de sopa de couve manteiga refogada

- O arroz você faz branco, normal, temperado com cebola, pouco alho e beeem pouco sal, eu diria que uma colher de cha para cada xicara de arroz que você for fazer. para dar um gosto mais forte, você pode colocar salsinha, ou cozinhar cenoura ralada junt com o arroz, ou beterraba. A escolha é sua, mas o colorido sempre ajuda.

- o feijão você faz normalmente como fariapra você. é ele que vai dar o sal da comida de verdade. so tome cuidado pra não dar a casca do feijão pois ela é a parte mais indigesta. e mesmo a massa dos grãos evite antes dos 8 ou 9 meses...

- o ovo você pode colocar uma pitada de sal na agua, aumentando o ponto de ebulição, e em uma teoria não comprovada por pesquisa nenuuma nesse momneto, dimimuir ainda mais tudo o que você tenta evitar ao cozinhar a gema. a clara não deve ser dada antes de 1 ano de idade!

- a couve é uma coisa amarga, e ela combina muito em com o feijão, principalmente se ele não estiver muito salgado, mais docinho. você vai refoagr a couve com azeite de oliva, cebola, alho e o tomate.

- Em uma panela, misture a couve com tomate que você vai usar, com o caldo do feijão e o ovo e deixe cozinha rum pouco, curtir. repare que o unico sal aqui é o do feijão...
- bata esses ingredientes no liquidificador, ou processador, fazendo um creme bem consistente, mas é importante que não sobrem fibras da couve, pois isso pode levar a criança a estranhar e não querer comer. (pense em uma sensção de coceguinhas na boca e na garganta, deve ser algo assim)

- o arroz você pode amasar com um garfo, se o bebe for bem pequenino, ou apenar servir no prato quando o bebe ja tiver cordenação para levar grão por grão a boca para comer.

- você serve a sopa e o arroz separados nesse segundo caso, ou faz um amassado com o arroz, misturando-o na sopa de forma que ela seja ainda uma sopa mas com pedacinhos faceis de engolir, introdutorios a sensção de engolir coisas mais solidas, e maiores.

- mingau de mucilon com vitamina de maçã, banana nanica e mamão.
- faça uma vitamina com as frutas acima, e (se o bebe não tiver problemas com leite de vaca!!) use leite ninho.

- 1 maçã media
- uma banana naninca
- 1/2 mamão papaya
- 1 copo de leite ninho preparado pra beber
- 3 colheres de mucilon multi cereais

A banana nanica e o leite ninho são bem doeces,não requisitando que se coloque ainda mais açucar na mistura.

apos a vitamina pronta, coloque em um pote para servir, e siga as instruções de preparo do mucilon, usando 1 colher de sopa para cada 55ml de vitamina + ou - Ele tem que ficar consistente, mas não como um pure, seria mais a consistencia de uma calda de chocolate de sorvete. ^^

- Ele fica bem resfriadinho, morno, temperatura ambiente, e é um otimo café da manhã!

8 comentários:

  1. meuuu quero so ver quando o dimi tiver q comer papinha doce, acho q vou comer toda papinha delçe ashuashas brincadeira
    e di obrigada bovamente pelas palavras, to com mt saudades vamos marcar de nos ver
    alias o niver da beca ta chegando ebaaaa


    quero dar um presente lindão!!!
    beijoks

    ResponderExcluir
  2. Que delícia Di, fiquei com fome :(
    na época que meu filhote tinha meses eu vivia caçando receitinhas pra fazer pra ele e variar o cardápio... depois que eles entram no nosso cardápio fica mais fácil, mas significa que cresceram né? rs rs rs a gente aqui em casa sempre amou papinha de criança e meu marido e meu filhote amam vitamina com mucilon....rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. até eu adorei a dica da papinha doce. nesse calorzão...
    adorei as dicas
    bjocas

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa todo santo dia tem papinha... todo dia uma cor diferente... mas geralmente mainha coloca arroz e verduras, ela varia mais na verdura o arroz é rotinha no almoço de Gustavinh, ela costuma cozinhar tudo junto, bate no liquidificador e pronto e rigorosamente nada de sál... Pobre bebê!!! Mas ele gosta, come que é uma maravilha e quando a gente pensa que ele vai engordar ele cresce... O mamão é que da problema, ele não gosta de jeito nenhum, mas mainha se vira nos trinta e ele come!!!

    Para ser mãe tem que ter criatividade... E minha prima é uma sem-noção de muitaaaaaa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, valeu pelo comentario no blog, mandei um e-mail para vc respondendo!! Beijos... Cheros!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Di,
    está craque na cozinha, hein?
    Adorei as receitinhas.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Di, nossa, tava precisando mesmo de umas dicas de papinhas, achei ótimas as suas..
    Obrigadinhooo
    bjão

    ResponderExcluir
  8. Muito boa receitinha ;)
    Bjoos !! Me deu até uma fominha rs.

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P