De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Visita ao pediatra

Hoje levei a Rebeca ao pediatra, fazer um retorno da nossa ida ao PS. Ainda dei sorte, pois foi com menos de um mes da ultima consulta (na verdade 23 dias) e contou como retorno dela tambem, o que é otimo pois eu mantenho o pediatra como particular, pois eu simplesmente confio muito nele, e o meu convenio da reembolso (não que ate agora minha memoria tenha ajudado nisso... mas não é la muito caro não). Bom...

Preciso dizer que acredito que a Rebeca um dia vai brigar comigo dizendo que prefere ficar doente a ir no medico. Coitada, como ela sofre. A menina tem muito medo... A gente faz o que pode, e ela ate foi mais calminha hoje, no começo. MAs é so colocar ela na maca que ela se sente totalmente desprotegida! Não que não seja compreensivel, afinal pra ela, nos a estamos largando e deixando um adulto estranho, grande e assustador, mexer com ela.

O fato de ela ser mais influenciada pelo ambiente antes de entrar na consulta tambem não ajuda. E, vou contar, de fato, desde que começou o inverno, ou leia-se, a estação da gripe e todas as ites possiveis, que eu não vou la ou ao PS e não esta cheio de crinaça com problema respiratorio. E todo mundo sempre fala: "é assim mesmo..." e "piora quando eles começam a ir pra escola". Ah, otimo, não posso esperar! ¬¬

Ela terminou o antibiotico ontem, e eu não dei o antialergico. Fiz inalação e usei fluimicil. Ela esta melhor, mas de fato, não esta bem ainda.

E examina, ela fica nervosa, começa a chorar, e nessa, ela tem tido um problema serio, depois que começou a ficar com o nariz entupido. Fica nervosa, chora muito, engasga, e vomita. É... Viva os micos. E olha, eu ate esperava isso, dei almoço pra ela mais cedo pra barriga dela estar quase vazia ja na hora da consulta. Podia ter sido bem pior... Não ficquei nervosa com isso, continuamos tentando mante-la calma, conversei, abrecei, tfiz o melhor pra que ela se sentisse segura e pudesse deita-la de novo. Ai, olha ouvido, garganta, mede, termina de tirar a roupa, pesa... E chora a bichinha, coitada.

Infelizmente meu humor estava pessimo. Estou eu, agora, ficando gripada. Por sorte na minha vida, tenho um sistema imunologico fantastico. Serio. E não, não foi por amamentação, eu larguei o peito com menos de 2 meses, conta minha mãe. Minha imunidade veio depois, e sabe-se la como. Eu tenho uma teoria, mas vamos deixa-la para depois... Estou, por que não passou ainda, de muito mal humor por isso, de estar resfriada, cansada, com dor pois estou ficando com tendinite e minhas costas estão voltando a doer, afinal, bebe doente significa colo, como ja expliquei antes, e, pra ajudar, o Taz voltou a sentir dor por causa da pedra nos rins, e o carro ter quebrado e ter ficado o olho da cara pa concertar. E esse dois ultimos tem um resultado direto no humor do Taz e na sua depressão, o que significa que nos voltamos a brigar, e ele a fazer coisas desagradaveis, como achar que não é importante telefonar pra avisar que vai voltar tarde pra casa. Ainda mais se sai reclamando de dor e ja foi no hospital tomar remedio para a mesma nessa semana.
SIm, eu fiquei preocupada, ele não atendia o celular que estava sem bateria e não pensou em ligar de um orelhão ao ver que eu tentei ligar antes da bateria acabar. O que ele disse foi "Ah, eu vi que você tentou ligar, mas a bateria acabou, então deixei pra la. Nem pensei em usar um orelhão nem nada."

Tudo bem que a consulta da Rebeca foi um encaixe de ultima hora, mas quase 3h a mais do que o normal do que o horario que ele costuma estar em casa e sou eu que tenho que caçar um numero pra conseguir falar com ele? Poxa, e se fosse urgente, e se tivesse acontecido alguma coisa?

ja falei que odeio depender dos outros pra fazer as coisas? Ok, ok, outro post...

O meu mau humor resultou que eu tinha N duvidas que eu queria retirar, que eu tentei falar pro TAz pra que na hora, la, com a bebe chorando eu saboa que eu não iria conseguir lembrar, mas que ele deveria fazer. Bom , ele tentou de um jeito sem muito interesse, e sem duvida sem nem 1 decimo dos detalhes que eu falei. Queria saber sobre essas questões de aliemntação, dos sucos, do copo, de yogurtes e afins, do leite que ela esta tomando...

O resultado da consulta foi:

Rebeca esta com 75cm de altura O.o - cresceu 1 cm nesses 23 dias, o que é pouco principalmente pra ela. Então, voltamos com a vitamina pelo menos ate a proxima consulta dia 9. O que é bom, afinal, ela não esta comendo direito todos os dias, e o leite esta bem deficitario.

Sobre isso Thais, é comum sim. Como ela esta com o combo dentes + doente e bem esperado que ela coma menos, e ate cresça menos do que o esperado pra ela. Eu, admito, associo isso aos remedios que ela tem rpecisado somar. Não sei se é lenda urbana ou não, mas sempre pesnei que antibioticos atrapalham o crescimento. Não devemos deixar de da-los, mas o que puder fazer pra evitar doenças onde eles são necessarios melhor.

Ela esta com 9kg950gr - o que me assustou, afinal eu falei aqui que achei que ela perdeu peso. O que significa que ela estava com mais de 10kg! E fiquei encucada... Ai, fui colocar os dados na tabela de crescimento dela que faço pelo site do bebe.com.br - e esta de acordo com o crescimento dela.

Ela esta muito constipada ainda, então vamos manter o fuimicil e as inalações, alem de rinosoro e o vaporizador ligado. Sim, o humidificador de ambientes ajuda bastante.

A garganta dela no fim, não tem como saber se ainda ou se denovo, esta inflamada, então ela vai tomar um antinflamatorio por 4 dias, começando amanhã. Diferente do principio ativo do anterior que tinha deixado ela muito sonolenta.

E como resultado de ficar doente, nada de vacina anti-polio.

Sobre o que a pediatra do PS falou, ele chegou a querer saber quem era a medica. Explicou que com esse idade os seios da face não estão formados e não é possivel fazer um diagnostico de sinusite com um RX. Em bebes esse diagnostico acaba sendo por dedução pela coloração da secreção, pois o amarelo e o verde sinalizão que o mesmo esta parado a algum tempo.

Sobre a rinite e o antialergico ele concordou comigo que não devia ter dado mesmo, e não devo dar antialergicos a ela ainda pra rinite. Afinal, pode ser que não progrida, apesar de ser improvavel. MAs não é recomendado dar esse tipo de medicamento a crianças com menos de 2 anos. (a não ser em casos de choque anafilatico e afins, como em caso de alergia a picada de mosquitos, abelhas, etc por exemplo) MAs pra rinite não se medica antes dos 2 anos. E eu espero que a rinite dela seja sleve como a minha. Vamos ver ao longo do tempo...

Sobre a alimentação, ele disse que o yogurte ate pode dar, mas ter atenção ao açucar e aos componentes e as misturas, evitando coisas muito acidas.

Eu entendo que deva ser como em todos os alimentos anteriores, introduzido sozinho, de dia, devagar, e de preferencia primeiro o natural, depois os de frutas, ou se possivel, so bater com uma fruta mesmo. E que se o ygurte for com algum tipo de fruta que ela ainda não tenha comido, dar a fruta separada primeiro. Essa ultima parte foi conclusão minha.

Ela tambem esta liberada pra queijo branco, ricota... E, a partir de agora, ela esta aprovada para experimentar peixe. Não crustaceos, peixe. E ja vi por ai que tem que tomar cuidado e esperar pra oferecer os peixes que absorvem mais iodo e mercurio da agua, então vou ver quais estão mais liberados. de repente descubro que alem de tudo a baixinha vai ser chique e so vai poder comer salmão, rsrs

Na verdade, lembrei que tenho tudo isso escrito em uma folha que ele me passou quando introduzmos as papinhas. Vou procurar e depois ate posto aqui.

Açucar, sempre, evitar o emlhor possivel. E eu concordo. Inclusive, como eu mesma não posso comer açucar, pelo menos não muito, acho muito mais facil seguir essa recomendação. Ja disse, meu problema sempre foram os salgados. Sempre comi muita besteira na vida pra saber o que são variedades salgadas saudaveis.

E sobre a questão de pesoXaltura, eu deixei a minha neurose herdada ao ver que recebi um e-mail de um desses sites de dieta que faz o calculo do IMC e fiz o dela. O resultado me surpreendeu muito, e cheguei a conclusão que não é um calculo valido, ou igual, para crianças e bebes. Por que o dela deu baixo peso!! Ai que eu fiquei impressionada. De acordo com esse site, ela deveria pesar mais de 11kg! Acho que isso seria valido sim, se ela ja andasse e portanto pudesse ser mais ativa. Enfim, foi neurose pura, e como toda neurose, buscar uma resposta so piorou a situação.

O importante é que ela vai ser tratada direitinho, medicado, com cuidado amor e tera toda a atenção que precisar. E eu espero honestamente que com um humor melhor pro meu lado, e um pai tambem menos deprimido e sem sentir dor.

Não to consegyuindo passar nos blgos direito e nem comentar, esta bem espaçado por que meu pc ta com problemas. Mas, tenho tenatdo acompanhar.

Quem puder, deem uma passada no blog da Aline, mãe do Theo. Ela esta procurando ajudar uma mãe cujo filho saiu da UTI agora, mas passa muita necessidade e ela esta ecolhendo doações variadas, como roupinhas de bebe e coisas do genero.

Eu vou tentatr mandar alguma coisa... E vocês?

6 comentários:

  1. eu também não sou fã de remédios... complicado.

    acho que o imc é só para adultos mesmo. confie na curva!

    ResponderExcluir
  2. Esse tempo frio maltrata as crianças.
    Espero que vcs duas melhorem logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Di! Força aí! Criança doentinha assim dá dó mesmo.

    Legal q vc está divulgando a situação daquela família. Vou ver como posso cooperar tb. Apesar de q já ajudo outra família por aqui q tb terá bebê em breve. Mas vou postar no twitter essa situação, pq pode ser q tenha gt de lá do ES q possa ajudar tb de forma + prática.

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  4. Di,
    Tem um selinho lindo pra você lá no meu bloguinho.

    Beijo grande, pra você e pra Rebeca!

    Lilian mamãe do Arthur.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Di, imagino como deva ser cuidar da pequena doente. Se as minhas costas já me matam com um bebe de 4 meses imagino quando ele for maior!!!
    E sobre a questão do marido, isso acontece aqui também!!! Homens nunca pensam que tudo o que gostariamos de receber é um telefonema para tirar as preocupações da cabeça,o meu logo acha que eu estou querendo controla-lo, quando a intenção é apenas saber se esta tudo bem,e me programar caso ele chegue tarde!!
    Sobre antialergicos realmente eles não devem ser dados antes dos 2 anos, claro que todo caso tem sua excessão!! Aqui mesmo Bryan já usou um remédio não indicado para menores de 2 anos,porém a dosagem foi menor!!
    Tomara que ela melhore 100% logo!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Di,
    ainda bem que aqui o tempo esquentou um pouco e as meninas já estão boas.

    Espero que vocês também já estejam melhores.

    Em relaçãoao meu estouro com a velhinha, não assustoua Sofia não. Até porque não foi um estoooouro daqueles. Foi pelo que falei, mas o tom de voz foi normal. E a Sofia sabia bem que estava me levando ao meu limite. Naquele dia elaestava disposta. Aliás hoje foi outro dia que ela estava disposta. Atacadíssima o dia todo. Testando todos os meuslimites. Aí quando eu perco a paciência e brigo ela diz qu eu me transformei na mãe que não é legal. Pode?
    Eu respondo que é porque a minha filha está merecendo esse tipo de mãe. Quando a minha filha voltar a merecer uma mãe legal, ela vai ter. Sabe que a garota ri?
    Bom, ainda bem que isso é eventual e dentro da normaidade para a idade. As crianças são assim. Pedem limites o tempo todo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P