De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O feriado

Pronto, depois de varios e varios dias desconectada, estou eu aqui de volta, ao mundo bloguistico, e tendo que admitir que senti, sim, falta de todos.

Nosso feriado não foi NADA, mas absolutamente NADA do que eu queria que fosse, nem perto do que eu esperava que seria. Preciso ser muito sincera, ele foi bem dificil, e em sua maior parte, ruim.

Fomos sabado para o litoral, para um apto dos meus pais. A ideia era passar alguns dias por lá, "viver" um pouquinho sozinhos, so eu, Taz e Rebeca. Descansar ouvindo o som do mar, e, torcia, ter um ou dois dias bons para ir a praia mesmo, curtir a areia e apresentar esse mundo cheio dagua pra pequena.

Na ida, passamos nacasa da minha madrinha para almomçar. Isso foi muito bom, comida gostosa, que eu nunca tinha comido (Putchero), boa companhia, boa conversa. Foi bem gostoso, e a Rebeca mais uma vez ganhou extremos elogios por seu bom comportamento, ao ir comer conosco na mesa, e não fazer bagunça, nem escanda, nem nada disso. comer, bem, experimentar tudo que deixamos, sorrir e tudo o mais. Isso por que antes do almoço, quando ainda estava com fome estava estranhando todo mundo. Sentar na mesa junto com todos, ver que estavamos todos iguais ali, fazendo a mesma coisa que ela, foi exatamente o que fez com que ela se sentisse a vontade, feliz, e passasse a se divertir e brincar com todos.

Espero que a mamães ai prestem atenção nisso, é importante. Leiam de novo: quando ela se sentiu igual, se sentiu segura. Dava pra fazer toda uma analise social, psicologica, etc em cima isso, mas e real. então, quando seus bebes chegarem na fase de estranhar as pessoas, o que quase todos chegam, e os lugares, lembrem disso: incluam o bebe nas atividades.

Enfim, tirando o fato que o Taz confundiu as minhas tias e errou o caminho pra chegar la, o almoço foi um sucesso.

De la, seguimos para o litoral. Tentei sair da casa da minha tia no horario da soneca da Rebeca, de forma que ela drmisse no carro, e mantivesse sua rotina de sono. Mas, minha filha não e uma criança normal e não dorme no carro com facilidade. Resultado, ela foi o caminho todo acordada. Dormiu altando 5 minutos para sairmos do carro, e acordou assim que saimos do carro.

Ela estranhou muito o apto. Muito. Tentei deixa-la a vontade, ela não aceitou voltar a dormir, então apenas fomos arrumando as coisas. Organizamos a sala do apto de forma que ela tivesse mais espaço pra se mexer, brincar, mas de forma segura, pois as tomadas e etc estavam sem espelhos. colocamos os sofas na frente, e fizemos meio que um cercadão mesmo, e ela se divertiu no mesmo.

Tive uma queda feia, no sentido tratamento de bipolaridade, não literal. Cai em mania quando cehgamos la, feliz e contente. Explico: estava pensando em talvez mudar para lá para poder fazer minha faculdade por ali, e cortr com isso o dinheiro que gastaria em aluguel em outro local. viajando completamente nessa ideia, muito empolgada por estar ali, apenas com meus 2 amores, saimos para comprar comida e voltamos com, alem da comida, uma TV. E...

Quem não sabia, bipolares em surto de Mania fazem essas coisas. Ah, e claro, se culpam horrores depois, não sabem onde colocar a cabeça. Eu sei onde tenho que colocar a minha. Por sorte, por muita sorte, Tenho como encaixar isso no meu orçamento, cortando alguns luxos. Faz parte. Vou no medico semana que vem novamente e tenho medo de pensar no que ela vai me falar... ai

continuando. A Rebeca foi super vizada enquanto estavamos no mercado. Ela e realmente muito simpatica, e o Taz carregando ela, de frente pro mundo, no canguru, e sempre algo que chama muito a atenção. Mas, quando chegamos, demos o jantar pra ela e o banho... Nos tinhamos comprado tambem o chuveiro, que tinha que ser trocado, mas estava tarde e ela cansada, o Taz resolveu arriscar dar banho nela, com ele, no chuveiro ruim mesmo, mas rapidamente.

ja no jantar, tudo errado. Ela engasgou, tinha comido muitos pedacinhos de pão, e passou mal. vomitou em cima dela, e de mim. Começou a chorar, ficou muito nervosa. Ai, adantamos o anho nessas condições que descrevi, e ela ficou com frio, muito frio. Ok, coloquei a roupa, dei a mamadeira, e ela dormiu. E acordou pouco mais de 15 minutos depois que a colquei pra dormir no berço de viagem. como não me viu, ficou tão nervosa, chorando tanto, que vomitou de novo. E eu so tinha levado 2 conjuntos de moleton, na esperança que eles seriam apenas usados para dormir. Erro meu, varios erros meus. Ela vomitou de novo, e em cima de mim, de novo. Custou para acalma-la, e essa primeira noite ela acordou tantas vezes, que eu fiz o taz ficar acordado, pois depois que tomei meu remedio não conseguia mais agir e estava extremamente insegura.

O que fizemos foi colocar o berço ao lado do colchão, que ja tinhamos colocado no chão pois a cama estava com um dos pes quebrados. coloquei o berço do meu lado, de forma que quando ela acordava ela me via, e se acalmava. Se muito, eu tinha que cantarolar algo, pra ela ouvir minha voz, e pronto. Mas nessa primeira noite, o Taz ficou com ela no colo até, como ele disse, ela começar a roncar. Ai, coloqcou ela no berço e veio deitar.

Eu estava tão insegura que acordei não eram nem 6h da manhã. Mas ok, levantei, fiz café, tentei arrumar as coisas. Mas ai, a Rebeca acordou, me viu acordada e quis ficar assim tambem. Mas, a partir dai, ja consegui arrumar um pouco melhor o horario dela.

saimos para almoçar com um casal de amigos meus e seu filho. A ideia era almoçar e levar as crianças para brincar cedo, mas tambem deu errado, saimos atrasados, demoramos muito pra chegar, tudo foi feito as pressas, e acabamos não conseguindo fazer os programas que queriamos. as crianças ficaram cansadas, e pra não ficar chato, resolvemos fazer o passei no outro dia e voltar pro apto. No caminho, a Rebeca chorava muito, irritada, no carro. Sem saber bem o que fazer, paramos em uma loja de conveniencia.

Ai, me deu um estalo: ela tinha comido pouco aquele dia e ja estava no horario que ela costuma tomar a mamadeira. Procurei pela lojinha e, com sorte, encontrei uma papinha nestle de carne com legumes e macarrão. Pronto, resolvido o problema dela: ela estava com fome.

Eu tinha conversado com meu amigo sobr eo fato de ela estar com seus 11kg. E fiquei pensando muito sobre isso depois. E fui ver a curva de crescimento de novo. E cheguei a conclusão que, tirando a minha neurose idiota, não te nada de errado com o peso dela. A partir do momento que se analisa a relação peso e altura, ela continua certinha. Mesmo que fora do padrão, ela esta na curva 95 mesmo. E que como ela tem cara de bebe ainda, parece muito mais...

Enfim, resolvido a questão da fome, voltamos para o apto e consegui manter melhor a rotina dela. No dia seguinte, sai mais preparada, tentamos curtir mais e meu amigo nos fez o favor de lavarmos as roupas na casa dela. Mas ainda sim, foi muito cansativo.

Tão cansativo que, chegou no fim do dia, ontem, eu desisti de esperar que o tempo fosse melhorar e resolvi votar pra casa. Tive que voltar pra casa para poder descansar. Me parece ate idiota isso, mas foi o que aconteceu. coloquei a pequena pra dormir, e arrumei as coisas pra voltarmos pra casa. Acordei o Taz que estava descansando e voltamos.

Sabem o que aconteceu? Funcionou. Chegamos aqui, Rebeca dormiu perfeitamnete bem ate de manhã, nos dois descansamos, tanto a pequena quanto meus pais ficaram felizes de se ver, e de quebra, ficaram um pouco com ela pra eu ir ao cinema com o Taz.

Ver os amigos é bom, mas tudo fugiu tanto do que eu queria, do que eu tina imaginado, que acabou sendo um feriado ruim. Eu fui pra praia com um intuito que não aconteceu e por ter isso com esse intuito, o que de fato aconteceu foi mais cansativo e não tão legal quanto poderia ter sido. Sem contar todos os pormenores...

E tanto foi assim, assim... Que voltei sem fotos bacanas. E, sem muita vontade de me mudar pra la. Agora, preciso deixar a bola baixar, voltar ao normal, estabilizar. E fazer umas contas e ver o que vou ter que deixar de fazer pra arcar com as consequencias da crise...

5 comentários:

  1. Puxa, que pena que deu errado o feriado! Mas acontece sempre, viu?

    Eu mesma já passei por isso várias vezes nas viagens que fiz com marido e filha para "curtir". Acabaram num estresse danado que seria melhor termos ficado em casa.

    mas como não tem como saber, continuamos viajando, tentando, saindo e aprendendo.

    A minha filha tb estranha muito qdo viajamos. O remédio para descansarmos é ela dormir conosco na cama. É chato, eu sei, a gente não dorme direito, mas ela fica bem mais calma!

    Beijos!
    Nine

    ResponderExcluir
  2. Isso são coisas que acontecem Di, vc viveu seu primeiro feriado em família, com a sua família que vc construiu... Foi um sucesso pq foi uma experiencia a três, vc viveu até o fim, não foi como vc queria mais foi, no futuro quando vc voltar a praia com uma Rebeca de sete anos, esperta, falante, cheia de inteligencia vc vai contar e ela vai ri de ter esgasgado com pão e te vomitado, ela vai dizer: "Eca mamãe!" (pq acho que por ai vcs dizem "mamãe néh"?!!?)...

    Enfim, não se culpe demais... É sempre dificil as primeiras experiencias com os pequenos, embora eu não seja mãe, tenho lá meus quatro anos de viver isso o tempo todo de segunda a segunda acompanhando as boas e más experiencias dos outros com a maternidade, a maternidade é uma aventura...

    Tudo o que vc viveu foi muito natural, foi bom também, foi vc e SUA família, seu marido e sua filha, suas experiencias, suas memórias afetivas, vcs três juntos vivendo adversidades e superando as adversidades... Bola para frente \o/

    Cuide-se bem... e continue aproveitando os momentos com a Rebeca, com o Taz, esses primeiros anos da sua vida inteira...

    ResponderExcluir
  3. Amiga isso é normal acontecer.
    Viajar com os pequenos nem sempre dá certo. Alguns não estão nem aí se dormem no chão, na cozinha, ou no sofá de alguém.
    Mas outros estranham muito ambientes estranhos.
    Aos poucos vc vai conhecendo ela e vai saber como lidar com isso.

    O meu eu tinha que levar a chupeta, os paninho de dormir, e seu protetor de berço.
    Forrava da maneira mais parecida com o seu berço. Funcionava bem.

    Mas confesso que tb preferia mais ficar em casa, manter a rotina do pequeno. Dá menos trabalho. Rs

    Não se sinta culpada.
    Nem se cobre demais.
    E cuide-se querida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ei Di, obrigada por me responder.. criei um blog só para poder conversar.. comecei a tomar a medicaçao hj, tenho perícia (para o afastamento) amanhã.. estou confiante! nossa passei por muitas experiencias como a do seu feriado, com meu primeiro filho, nao fica triste, nós costumamos planejar as coisas na nossa mente e se algo sai diferente doque imaginamos.. pronto! é o suficiente para ficarmos frustadas e achando tudo o fim! mas tudo é experiencia e sao sempre construtivas.. confesso que estou apreensiva e preocupada com o que virá pela frente, vê se vc me entende, quando tive o filipe há nove anos, eu nao tinha o transtorno, pelo menos ainda nao sofria com ele, agora quando a Isadora nascer, eu já o tenho, e estou com medo de como será.. será que vou dar conta? tenho medo das crises, estou com muito medo de ter depressao pós-parto, pois li que as chances sao 7 vezes maiores em maes bipolares.. minha nossa.. estou muito insegura né? sei que aos poucos vou assimilando essas idéias.. cada hora surge algo novo.. estou me cuidando né, estou indo no médico, fazendo terapia, hidroginástica, tudo para tentar me preservar ao máximo, para minha família e para mim.. Deus vai me abençoar.. fico feliz de ler suas experiencias com mãe e ver que vc tem dado conta! parabéns viu.. vc é uma maezona!! super dedicada.. fico maravilhada! tudo de bom mesmo pra vcs.. fica com Deus.. bjos

    ResponderExcluir
  5. Poxa que chato ter sido assim!
    Mas não ligue,pois nessa idade é assim mesmo,eles estranham a casa alheia e até acostumar é dificil.

    Seu plano de ir morar lá e fazer a facul é muito bom,mas depois dessa experiência ruim vc pode até ter desanimado,mas dê tempo ao tempo,quem sabe indo lá algumas vezes ela se acostume e você possa se mudar!!

    Bjinhus

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P