De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

de medio a longo prazo

As coisas por aqui aos poucos se ajeitam. Não do jeito que eu gostaria, mas se ajeitam.

Eu tenho N desejos, N sonhos e ao mesmo tempo tracei um plano. Um plano pessoal, meu. Decidi que no proximo ano vou voltar a estudar. Sim, ano que vem só. Mas é que eu preciso de muita, muita preparação pra conseguir fazer isso.

O fator bipolaridade me atrapalha muito quando se trata de estudar e trabalhar. é uma limitação com a qual tenho que conviver e buscar soluções. Ate hoje não consegui concluir um curso de graduação por culpa dessa doença chata que, mais hora menos hora, se faz lembrar na minha vida.

Trabalhar entra na mesma esfera, e eu dificilmente conseigo me manter em um emprego por muito tempo sem entrar numa crise. Agora, o fato é que nesse mundo ficar sem trabalhar pra sempre não é exatamente uma opção, certo?

Com os anos aprendi que essas limitações existem e, se não posso vence-las (as vezes a batalha acaba tornando a crise ainda pior e não vale a pena) posso aprender a dribra-las.

Assim, esse ano eu inicio meus projetos de vida de medio e longo prazo. Dentro dos projetos esta voltar a estudar e me formar, finalmente, na faculdade de psicologia. Duro, terei que, mais uma vez, iniciar o curso do zero, mas não importa. O importante é que, daqui 10 anos, vou estar trabalhando com o que gosto de fazer, vou estar ajudando pessoas com problemas similares ao meu a vencerem os seus desafios pessoais como esse é pra mim.

Esse pensamento, essa forma de viver, mantendo o foco não nos problemas de hoje, mas em uma solução mais macro, mais duradoura, eu aprendi a ter graças a Rebeca. e não so depois que ela nasceu, mas devido a todo o processo que tive que viver para que ela esteja do meu lado hoje.

Conversando com o Taz esses dias sobre isso, sobre os objetivos de medio e longo prazo serem mais importantes que as pendencias do momento, decidimos aceitar uma proposta dos meus pais e ele ir trabalhar com eles. O começo é dificil, paga mal e nos obriga a continuar morando com eles possivelmente mais esse ano inteiro. Mas daqui uns 6 meses, ele tendo "pegado o jeito" do negocio, pode iniciar uma carreira la dentro, almejar cargos mais altos e, daqui uns anos, permtir aos meus pais uma aposentadoria tranquila ao saberem que os negocios da familia estarão em boas mãos.

E ele começou indo hoje. Primeiro dia de trabalho. Tentou não mostrar o nervoso, o medo, a ansiedade. Mas quase brigou comigo - que não consegui facilitar pois estou bem gripada e isso mexe muito com meu humor e capacidade de me conter - diversas vezes. Quase, por que ele conseguiu se segurar. Ponto pro maridão e pro tratamento da depressão!

esse trabalho pode ate não permitir que nos nos mudemos tão cedo como eu gostaria, mas vai possibilitar que ele continue pagando a pensão da Lulu e a entrada da Rebeca na escolinha. E acho que pra agora, isso ta bom demais!

Hoje sou capaz de segurar minhas frustrações exatamente por tudo aquilo que falei no começo. Tenho um plano, e se eu manter o foco nele e nos beneficios que ele nos trara mais pra frente, posso lidar com algumas pedras no meio do caminho.

E voces, como fazem pra lidar com frustrações e quando tem que mudar os planos no meio do caminho?

2 comentários:

  1. Mantenho o foco, haja o que houver vou em frente com o plano, sou cabeça dura, uma vez estabelecida a marca, só para quando chegar nela, posso dar quantas voltar for necessário!!! Foi assim com a universidade foi meu plano secreto dos 15 aos 18, comecei no 1º ano a me preparar e ninguém acreditou até ver meu nome na lista(Contexto socio-cultural: estudei em uma das piores escolas do bairro mais violênto de Recife), foi assim com o mestrado também, o próximo passo é ir fazer o doutorado outro estado(mas esse é meu plano secreto, secretissimo_nâo quero encarar a descrença novamente táh ligada, desgaste a mais ninguém merece).

    Sou tão cabeça dura quanto um touro... é meu projeto para daqui a 10 anos e vou trabalhar duro por ele!

    Beijos Di, Boa Sorte para nós \o/

    ResponderExcluir
  2. Ei Di, é sempre muito difícil para quem passa por uma "tempestade de areia" ficar a mesma pessoa diante da vida. Quem tem o transtorno bipolar já está aconstumado com as tempestades que quase nos matam afogados. É sempre um recomeço, uma nova vida, uma outra oportunidade, uma nova chance. Não é nada fácil, mas aprendemos aos poucos. Cada dia é um dia. A vida não tem receitas prontas, principalmente para os bipolares. Somos tão imprevisíveis! Mas acho que você está no caminho certo. Você consegue planejar um futuro melhor, com mais possibilidades de sucesso profissional e pessoal. Você pensa em uma profissão que poderá ajudar outras pessoas. Isso é muito bacana e generoso de sua parte. Desejo a você muita sorte e luz na sua jornada. Você vai conseguir. Você pode.Você deseja. Beijos na sua alma. Adriana Santos

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P