De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Falando sobre... Escola?

Uma ideia anda bem fixa na minha mente nesses ultimos tempos. Mesmo com tudo indo de mal a pior por aqui no quesito financeiro, acredito que seja hora de colocar a Rebeca em uma escolinha.

Desde essa mesma época no ano passado que eu havia determinado que, quando chegasse esse ano, Janeiro/Fevereiro de 2011 e a Rebeca se mostrasse preparada, eu iria coloca-la na escola.

Ja vem de uns tempos pra sinto que o desenvolvimento dela não esta progredindo como vejo que ela e capaz. Percebo que ela tem tido algumas inseguranças, como de andar sem apoio por exemplo, que posso colocar um mea Culpa bem grande em cima de mim. Sinto que as minhas inseguranças tem passado pra ela e não acho isso uma coisa boa. Acredito que ela tera um aproveitamento muito maior do dia, e das experiencias, em uma escola, do que ela tem podido ter em casa.

Alem disso, sinto cada vez mais falta de ter um tempo pra mim. Pra ir no salão cortar o cabelo e fazer a unha sem me sentir culpada, sem aquela pressa achando que os outros (minha mãe, pai, ou mesmo o Taz) estão me fazendo um favor ficando com a Rebeca.

Sinto isso com relação ao Taz devido as constantes reclamações de cansaço e atitudes relacionadas, eu sei, que a depressão. Mas mesmo ele sendo um paizão, e ele é, eu fico com essa sensação de que ele faz por que eu peço, pois do contrario deixaria que eu fizesse sem questionar.

Meus pais então, muitas vezes tenho que pedir que venham ficar 5 minutos com a Rebeca no dia, pois ela sente muito a falta deles, principalmente da minha mãe com quem é muito apegada, ou do contrario passariam dias sem que eles percebeseem que não a veem. Perdidos nos problemas do dia a dia, enormes e sem solução, eles esquecem as vezes os motivos pelos quais tentamos soluciona-los. De que eles queiram me ver e passar tempo comigo ja abri mão, mas com a Rebeca eu faço questão, ainda mais por acreditar que quando eu me mudar eles sõ irão ve-la se eu vier visita-los. Enfim...

desabafos a parte, volto ao ponto: a escolinha.

Como dizia, sinto falta de ter tempo pra mim. Para poder colocar meu projetos em andamento, pois apesar de eles serem quase secretos eles tem datas bem claras pra serem terminados. Quero poder cuidar da casa, quando tiver uma pra cuidar, sem medo ou culpa por estar deixando a pequena de lado. Quero poder voltar a trabalhar, se assim for necessario, ou de preferencia voltar a estudar e me formar e ter assim não o meu momento imediato resolvido, mas todo o nosso futuro.

E, depois de muito falar na orelha do Taz sobre isso, hoje, agora que ele esta melhor do gripe/dor de ouvido que teve a semana toda, fomos junto com a Rebeca fazer uma brimeira visita a 2 escolinhas relativamente proximas e que eu saberia chegar sozinha de carro com a Rebeca. Na verdade os dois berçarios são extenções de 2 colegios grandes, mas 1 deles fica em casa separada e é bem pequenininho (ate um pouco demais) e o outro fica dentro das dependencias do colegio, que de tão grande, separou uma ALA para os pequenos.

E com essas visitas vimos 2 lados de uma realidade. Ter filhos é caro. Não quero colocar a Rebeca em escola publica assim pequena e se puder, nunca. Assim pequena e por que, entre outras coisas, não gosto da politica de desfraldar as crianças sem que elas estejam  preparadas, acho importante respeitar o tempo de cada um e o fato é que nas escolas publicas não é isso que acontece. entre coloca-la em uma escola publica e esperar mais tempo com ela em casa, espero mais tempo.

Mas, fomos ver essas 2 escolas. Uma delas, pra vces terem um ideia, custa de mensalidade o dinheiro que eu tenho tido pra um mes inteiro. Uma loucura. Queria eu ter dinheiro para poder fazer isso. Mas, não tenho.

O Berçario menorzinho tinha um preço mais acessivel e fiquei considerando que talvez esse seja o preço mendio que irei encontrar em uma escola boa mas de preço mais raazoavel. Não cobravam nada absurdo, mas ainda acima do que eu tenho em mente e no bolso.

Como ainda não definimos se iremos nos mudar ou não e, mesmo que formos, so faremos isso depois do carnaval, vamos continuar olhando. Estou atenta as dicas que recebi das mamães amigas - como as crinças se comportam. Foi meio claro que no lugar carissimo as pessoas eram mais bem preparadas e com isso as crianças pareciam aproveitar mais. Mas, na menor as crianças tambem não estav chorando nem nada.

Fiquei com a sensação que preciso ir de novo, em outros horarios, pois alem de tudo as aulas oficialmnete so começariam na proxima segunda.

Tenho muitas escolas a visitar, muita coisa pra decidir. A unica certeza é que, sendo possivel, a Rebeca logo vai começar a estudar! Acham que ela achou ruim? Que nada, se jogou nos brinquedos na hora das visitas e não queria ir embora... Ja vi que quem vai sofrer na adaptação sou só eu....

Em tempo - a assadura melhorou, as a diarreia permanece 1 vez ao dia. Preciso muito descobrir o que esta causando isso, ja que o calor deu uma tregua nos ultimos dois dias... Semana que vem, sem falta, pediatra...

Bom fim de semana!

3 comentários:

  1. Não preciso nem dizer para vc ter cuidado na hora da escolha, observar tudo e especialmente as pessoas que irão está com ela, não só como cuidam, mas se trabalham felizes, os espaços e tudo o mais.

    Enfim, e só deixe se vc realmente confiar nas pessoas que estão ali, se vc tiver um milimetro de duvidas não deixe.

    Também não gosto da politica de desfraudar as crianças de chofre, mas não é questão de escolha nossa, infelizmente isso vem de cima para baixo e ai de nós, foi um dos motivo que me levaram a deixar a faixa etaria da Rebeca, é a melhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu fui conferir uma porção de escolinhas antes de decidir por uma, mas não espere milagres não, tudo depende da criança. O meu filho não gosta de lá, nem da que frequentava no Brasil nem da que frequenta aqui, por isso acho que ela faz pouca diferença, mas é válida pela interação com outras crianças da mesma idade, o que é fundamental.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Oi Di,
    é um escolha super difícil, ficamos inseguras e cheias de dúvidas.
    Procure com cuidado e o seu coração vai te dizer qual é a melhor opção dentro das suas possibilidades.
    Deixa o seu instinto fluir.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P