De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O parquinho e a rotina

Hoje levamos a Rebeca no parquinho que tem aqui perto de casa. O Taz e minha mãe ja tinham ido com ela la uma vez (isso uma unica vez) e dessa vez que ele decidiu leva-la eu fui junto.

O parquinho tem alguns brinquedos mas todos pra crianças maiores. O passeio e valido de qualquer jeito, mesmo que rapido, pois podemos auxilia-la a usar os brinquedos, como o escorregador e a gangorra, e ela se diverte e ve outras crianças.

Alias, fez uma amiguinha, uma menininha de 3 anos que brincava por ali por quem Rebeca se encantou. Olhava pra menina e dizia "nenem" toda feliz e contente! Eventualmente a menina entrou na brincadeira ao ver que ela gritava e a Rebeca tentava imita-la. Muito engraçado.

Elas começaram a brincadeira num daqueles "fortes" de madeira, que voce sobre escada, desce por um cano do outro lado, etc. Rebeca quis subir, fez questão de ficar em cima apesar de ficar com medo da altura e mal se mexer la. Mas ficava vendo a menininha subir e descer e achava o maximo! Olhava e olhava como quem se perguntava "como ela faz isso" e "eu vou fazer isso tambem" e, o classico "de novo!!".

Mudando de assunto e falando novamente do sono, meu e dela, as coisas ainda não se acertaram completamente. O sono dela ainda esta fragilizado, hoje acordou as 5h da manhã, fiz o Taz levantar, mas ele mostrou muita dificuldade em faze-la voltar a dormir tranquila. Chegou a colocar o colchão da cama de solteiro que tem no quarto dela, no chão e tentar dormir ali com ela vendo ele. Mesmo assim ela ficou agitada e so sossegou mesmo quando eu levantei, ai ja as 7h da manhã e fui fazer uma mamadeira pra ela e fiquei com ela na sala pro Taz poder sair. Tadinho... ele se esforça tanto que as vezes esquece me dizer que chegou no limite...

enfim, fiquei com ela no colo ate umas 15 pras  8h, ele ja tinha saido. Levei ela pro berço e deitei eu mesma no colchão e isso a acalmou um pouco mas e a ainda resmungava. Ai, sem ela no meu colo percebi que estava um pouco frio no quarto dela e a cobri. Pronto, sossegou e dormiu ali ate as 8h45m. Quando eram 8h20 Lembrei que precisava ligar pra marcar uma consulta com o Pediatra dela para sabado. Não vamos la desde novembro e alem de eu estar EXTREMAMENTE curiosa pra saber as medidas da mocinha, ela tem tido umas marcas de alergia de suor nas costas e nas dobrinhas do braços que persistem e eu quero saber o que usar pra aliviar a coceira pois ela chega a se machucar ao coçar.

Enfim, consegui marcar o pediatra e pedi a minha mãe que ficasse com ela pra eu tentar dormir um pouco mais. Minha mãe ficou com ela da hora que acordou ate as 10h, quando desisti de tentar dormir sem sucesso e levantei de vez. Mesmo assim minha mãe nos fez companhia e ficou por perto ate as 11h quando Rebeca mostrou estar com muito sono pela noite mal dormida e eu a coloquei pra cochilar no meu colo.

E esse parece que esta sendo o horario dela agora:

6h - acorda, toma leite e volta a dormir
8h a 8h30 - acorda
9h30 - cafe da manhã, mingau ou fruta
11h- leite e soneca
12h40 acorda - almoço
13h30 - horario que vai entrar na escolinha depois do carnaval (mamãe vai levar de carro, uhuuu!)
15h - leite  - ela da uma descansada tomando o leite mas não chega a dormir - vou tirar esse leite e adiantar a fruta pras 16h (na escola sera as 15h30)
17h - fruta (vai adiantar pro horario da escolinha. Acho que ela deve dar um micro cochilo nessa volta de carro pra casa, ainda mais se pegarmos transito)
18h30 - jantar
20h - banho com papai!
20h30 - dormir (leite)
21h - esta dormindo (no berço)

Minha irmã encontrou uma informação que me empolgou muito com relação aos meus projeots, mostrando que eles podem ser mais possiveis do que eu vinha dando credito. Vai ser uma questão de por a mão na massa e fazer o melhor que sou capaz pra dar certo. Fiquei animada e ansiosa pra começar. Mas preciso mesmo colocar a Rebeca na escola primeiro pra poder me organizar, fisica e mentalmente.

Ah quem questione a rotina na vida de uma criança pequena e um bebe. Independente do que se pense a respeito disso no amago, se é contra por principio, ou a favor, o que for a rotina ajuda muito na hora de deixar a criança sobre os cuidados de outra pessoa ou mesmo na escola. Passa segurança pra criança fazendo com que ela saiba o que esperar e quando, e isso tambem e valido para o cuidador que não precisara ficar inseguro sobre o que fazer em N situações.

Abri mão definitivamente de colocar a Rebeca pra dormir sozinha na cama dela no momento - não me sinto preparada, é um momento que valorizo muito ter com ela e não incomoda a mim nem ao meu marido então... Quando ela for maior e quiser ter o espaço dela, abrir mão desse colo (não da presença talvez, mas do colo) ela fara do jeito dela, no tempo dela.

Por enquanto nossa rotina esta assim. Vamos ver se vai manter... Eu que preciso me enquadrar nela! Fico das 8h30 quando a Rebeca acorda ate as 10h fritando na cama tentando voltar a dormir sem conseguir mas exausta demais pra ficar alerta e atenta pra ficar com a Rebeca. Aff, quem inventou esse negocio de horario de verão afinal?

3 comentários:

  1. oiii
    bah,quando a gente tá com sono, cansada e tal...e eles com a energia a mil é mto dificil d levantar, mas para mim ficar na cama tentando dormir enquanto ele tá super acordado é pior...eu me levanto, nem que seja 6:30...daí tomo café, e ele dorme de novo pelas 10:30!Tenta...porque as vezes um sono de 30 minutos a mais deixa a gente mais cansada, eu pelo menos sou assim!
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Di,
    um passeio ao parquinho é sempre válido. Quando se faz amizade então ...

    É difícil acerta o sono mesmo. Aqui em casa tenho uma filha que é mais da noite e outra que é mais do dia. Resultado, estou sempre com sono.

    Tenho ido a Santo Andre a trabalho e é muito rápido. Pena que você não mora por erto senão podíamos almoçar né?

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie...

    Vim te convidar para um sorteio chiquérrimo la no
    http://vestidoderodar.blogspot.com/2011/02/sorteio-eu-quero-saia-da-sophia.html

    Beijos
    Talitah Sampaio

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P