De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

As crises que fazem parte vida

Não vou falar que não estou em crise por causa da bipolaridade por que, honestamente, eu acho que estaria mentindo. Nem muito claro isso está pra mim ainda pra falar a respeito. de qualquer forma, hoje eu venho aqui falar com as amigas/os. Por que tem outra crise rolando forte em casa -  uma crise conjugal.

Não acho que o blog seja lugar pra eu ficar lavando roupa suja - sou daquelas que acredita sim que roupa suja se lava em casa mesmo - mas a situação está tão séria e tem sido parte tão importante da minha vida nesse momento que nem ao menos citá-la seria fugir para um mundo cor de rosa que não condiz com a minha proposta pra esse espaço.

Então, vamos lá.

Já contei que as coisas aqui mudaram muito e que o Taz, meu marido, ficou desempregado recentemente. Essas mudanças não foram bruscas, não foi nada que aconteceu de repente. Foram consequência de uma série de ações tomadas ao longo dos últimos 2 anos que culminaram numa perda enorme, muitas dívidas que não se tem ideia de como serão pagas e, claro, desemprego.

Mesmo sendo um final anunciado não conseguimos agir ao longo dos meses de forma efetiva sobre "o que faremos depois". Inclusive isso é uma das grandes incógnitas agora com o fator urgência estampado na frente. As vezes a gente acha que sabermos de antemão que algo vai acontecer é melhor, mas no caso, aqui não ajudou muito não.

No meio dessa confusão estamos eu, a Beca e o Taz. E nossas relações como família, minha com a Beca, dele com a Beca e minha com meu marido. E essa ultima foi deixada assim mesmo, em ultimo plano.

Fomos ao longo dos anos perdendo nossa capacidade de dialogar, acho que essa foi a pior parte. Desde o nascimneto da Beca ele entra e sai de crises de depressão, que são causadas por problemas e que causam mais problemas que pioram a depressão, e por ai vai. E com certeza por eu ser a pessoa mais próxima, acabo sendo alvo constante nessa briga interna que ele tem vivido.

No começou eu brigava, nós brigávamos. Mas a verdade é que ao longo do tempo eu fui perdendo a vontade de brigar. Nós nos acertávamos, fazíamos as pazes, as coisas melhoravam um pouco e eu acreditava que estávamos caminhando pra uma fase mais alegre, boa, melhor mesmo. E ai, tudo começa de novo.

Sem diálogo, sem intimidade, fomos nos tornando muito mais os pais da Rebeca que qualquer outra coisa. Não temos muitas chances de sair apenas nós dois e mesmo em casa, quando temos aquelas horas entre a Rebeca dormir e nós mesmos irmos pra cama, acabamos não ficando juntos. E isso vem se arrastando.

Tentamos muitas vezes retomar o que sabemos que estamos perdendo. Não nos encontramos mais. Não falamos a mesma língua e descobrimos em uma briga feia nesse fim de semana que não pensamos mais as mesmas coisa,s não concordamos em quase nada.

Eu estou contanto tudo isso aqui pra vocês por que eu queria que minha conclusão fizesse sentido.

Depois de uma palhaçada que aconteceu por causa de uma batida no carro, nós brigamos feito esse fim de semana e quase, quase, chegamos a conclusão que seria melhor seguirmos caminhos separados. Mas não é tão simples assim.

Além de todo o sentimento envolvido, o carinho apesar da mágoa, o amor acima de todo o resto, são 14 anos de união. construímos uma vida juntos. Temos uma filha linda que ambos amamos demais e queremos vê-la crescer juntos. Não somos um casal de namorados que depois de 6 meses de namoro teve sua primeira DR. Não. Somos adultos, casados. Um relacionamento de verdade não é feito só das partes boas. É vivendo as horas difíceis juntos, brigando, se esforçando pra fazer dar certo, que o caminho segue. Existem tempestades em qualquer lugar. E depois de toda tempestade o sol reaparece no céu, se você aguentar firme para estar lá para ver.

Nós continuamos juntos. É uma escolha. Não estamos bem. Não resolvemos os problemas. A situação não mudou. O que conseguimos foi ver, mais uma vez, que o que queremos apesar disso tudo é estar juntos. Que esperamos sim, daqui 10, 20 anos, estarmos lembrando disso como mais uma das batalhas que travamos para nos manter unidos e vencemos.

Nos amamos e queremos ficar juntos. Somos uma família. Família fica unida.

Desculpem o desabafo. Voltaremos agora com nossa programação normal. rs

2 comentários:

  1. Lindo post Di, desabafo sincero...
    E a vida é assim, não é mar de rosas. Temos nossas dificuldades, para quem não nasceu em berço de ouro, dificuldades financeiras e desemprego irão sempre dar as caras, mas como você mesma disse, família é família é pra estar unida sempre e principalmente nas dificuldades.
    Aqui em casa o desemprego deu as caras também e o Diego está procurando uma recolocação e por enquanto só eu estou trabalhando no meu projeto de fotografia que tem dado certo graças a Deus. Já brigamos feio e dissemos coisas horríveis um para o outro, mas a gente se ama e quer ver nossa filha crescer juntos como você e o Taz também. Di tenho muito orgulho de ser sua amiga, de ter entrado na sua casa aquele dia, ter fotografado a Beca ter te conhecido e visto o enorme amor que vocês tem pela princesa e isso é o mais importante.
    Nenhuma história se constrói apenas de alegrias, os obstáculos precisam estar presentes para lembrar lá na frente que foram apenas momentos que transformaram o amor e fizeram as relações amadurecerem. Eu sei que vocês vão superar esse mau momento e vão ter muita história pra contar e muito do que se orgulhar no futuro.
    Um beijo amiga e seja forte, vocês vão deixar essa crise pra trás :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog..pelos desabafos..sou sua fã! Bipolar tmb com marido ..filhos com todos os medos e angustia!
    Agora depois de 3 anos de tratamento e buscando a instabilidade, resolvi escrever um blog, hj foi meu primeiro post, de uma olhadinha..rsrsrs espero q goste!
    Super bjo

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P