De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Comer demais faz mal

Essa semana dei uma sumida maior, ou senti que dei uma sumida maior, devido a algumas dificuldades e ocorrências entre as quais se inclui a do titulo desse post. Compliquei né?

Essa semana aconteceu em duas ocasiões, hoje sendo uma delas, algo que eu não julgava possível.

Não achava possível por acreditar numa coisa que agora, parando pra pensar, nem faz muito sentido em acreditar.

Rebeca comeu demais.
Rebeca sempre toma uma mamadeira pra dormir, cerca de 1h a 1h30 depois de jantar em dias de aula e 2h depois do jantar em fins de semana.

Então que ela comeu demais no jantar E 1h depois tomou a mamadeira inteira. O resultado disso foi uma criança chorosa, com dor de barriga e, eventualmente, vômito.

E aconteceu não 1 mas 2 vezes na mesma semana!

Sei que parece idiota eu falar assim, e me sinto bem culpada com o ocorrido. O que acontece é que no primeiro dia ela jantou um prato bem considerável e como estava gostoso pediu pra comer um pouco mais. Aceitando que ela pudesse estar num  dia atípico de fome, eu dei mais um pouco de jantar e segui com nossa rotina de brincar, assistir tv, escovar os dentes, por pijama e tomar a mamadeira pra dormir. E ela adormeceu com dificuldade, fazendo onda, até chegou a falar que estava com dor de barriga.

Eu admito, eu não acreditei. Achei que era onda pra não dormir.

Depois que ela adormeceu passaram-se uns 10 minutos ela acorda chorando, e pedindo pelo pai.

Ela geralmente pede o pai pra brincar e ficar acordada.

Não cedi. E ela chorou bem por uns 15 ou 20 minutos direto.

Até que eu cansei, fiquei brava, me sentindo mal e levei ela ate o pai no quarto.

E menos de 1 minuto ali, foi eu terminar de falar pra ele que ela o estava chamando e tinha reclamado de dor de barriga ela vomitou.

E la vai pro banho, trocar a roupa, limpar o chão, acalmar a pequena.

Duro mesmo foi ouvir ela falando "desculpa mamãe, eu vomiti, eu sujei você, desculpa mamãe!". Gente me parte o coração só de lembrar.


Hoje foi parecido. Mas eu acreditei nela quando disse da dor de barriga. Só que tive muita dificuldade em acalma-la. Fiquei com ela no escuro da sala assistindo tv e massageando a barriguinha, isso depois dela ter conseguido dizer qual era o problema.

Eis que passada 1h dela sem reclamar achei que estava melhor e desliguei a tv e tentei faze-la dormir. Tadinha, exausta, ate adormecia, mas foi deita-la e ela acordar chorando. Quando fui pedir ajuda pro marido, que não  conseguia ser muito compreensivo mas fez o que deu, ela acabou vomitando de novo.

No fim, acabou aceitando dormir mais de 23h, depois de pedir pra tomar o "remédio vermelhinho" (tylenol) pra uma dor de ouvido que surgiu.


E eu me remoo em culpa por que, juro, não acreditava que crianças comessem mais do que sentem fome. Achei que essa tal de gula só aparecesse mais tarde, sério mesmo.

Mas aprendi, espero, e tentarei tomar mais cuidado. Por que, afinal, agora é o minimo que tenho que fazer.

E você, já viveu uma situação dessas? Me conta pra eu não me sentir tão só!

3 comentários:

  1. Di eu já fiz justamente o contrário, não dei mamadeira porque achei que a Sarah tinha comido demais no jantar, ela teve dificuldade para dormir, acordou um pouco depois chorando e quando eu dei a mamadeira ela tomou todinha, olhou pra mim, sorriu e dormiu tranquila o resto da noite, ou seja, ela realmente estava com fome e quem é que dorme com fome né?
    Mas acho que você não deve se culpar, é normal a gente cometer erros, mãe não é perfeita né? Mas o mais importante você já aprendeu e vai procurar não errar mais e deve colocar uma pedra em cima desse acontecimento, sem ficar se martirizando.
    E como sei que vc cozinha mega bem, a Rebeca tá amando sua comida rsrsrs.
    Bjus querida :)

    ResponderExcluir
  2. Pior é criança que não come, acredite é sempre mais fácil aprender a dosar a comida de alguém que come bem do convencer alguém que não come a comer, você tem que inventar os argumentos mais mirabolantes do mundo, as estratégias mais loucas.

    Mas essa de ficar morrendo de culpa pq deu comida demais para o bebê e ele passou mal, já aconteceu comigo na creche enquanto eu aprendia que não é malvadeza dizer: "Não tia, mais não, agora vamos tomar o suco!".

    Eu sou horrível com o Não. #Confesso

    A gente sempre pensa que criança tá em faze de crescimento e confunde comer bem com comer demais!!! #Fato

    ResponderExcluir
  3. Di, duas coisas importantes: 1) ficar deitado é péssimo pra digestão, o melhor é ficar de pé, andar, mexer os músculos. Se ela comer demais de novo, é melhor brincar um pouco, deixar ela sentada, do que tentar fazê-la ficar quietinha e dormir (isso é hábito de gordinhos!! Pls pls pls, não reproduza com a Beca, ela não merece... só descobri essas coisas depois de muitos anos convivendo com pessoas saudáveis!) 2) Não adianta escovar os dentes e depois dar a mamadeira. O leite tem açúcar que fica nos dentes e dá cáries igual. Escovar os dentes precisa ser a última coisa a fazer antes de dormir. Você pode achar ruim, mas é uma responsabilidade sua - se você der leite depois de escovar os dentes, o efeito é quase o mesmo se ela não tivesse escovado. (Ok, não é o mesmo, mas é um fato de que ela vai ficar com restinhos de leite na boca a noite inteira...)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P