De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Saudades?

Tem muita gente que conforme os filhos crescem sentem saudades da fase anterior. "Nossa, que saudade de quando você era só um bebezinho!" sabem?

Eu não sinto isso não. Na verdade eu estou é curtindo muito a fase que a Beca está agora.

Talvez por causa de todas as minhas dificuldades e toda a crise que eu passei quando ela nasceu a minha memória daqueles primeiros meses não é muito boa. Não no sentido de que eu não gosto do que eu lembro - gosto sim, muito - mas no sentido de ter dificuldade de lembrar mesmo.

Essa "amnésia" está diretamente ligada as minhas crises por causa da bipolaridade. Hoje eu sei disso. Passei anos me vangloriando de que eu só lembrava das coisas boas e que as coisas ruins passavam por mim como vento. Hoje eu sei que isso está ligado as fases de mania e depressão, e olhando pros primeiros meses, quase que todo o primeiro ano da Beca, eu acho que tive sim depressão pós parto, ou pelo menos um quadro de depressão bipolar bem marcante.

A maior parte das minhas memórias vão aparecendo de forma positiva e não apenas rotineira a partir do aniversário dela de 1 ano.

É interessante, eu acho pelo menos, que mesmo vendo fotos dessa época eu não tenho uma memória emocional muito ativa. A impressão que eu tenho é que eu estive meio dormente. Sabem qual a sensação?

Depois que a Beca fez 1 aninho as memórias vão ficando um pouco mais nítidas e tenho alguns momentos que eu lembro com gosto, como a primeira vez que sai sozinha com ela pra ir ao cinema por exemplo. Todas estão ligadas a pequenas vitórias, minhas ou dela.

Passado o aniversário de 2 anos, ou seja, esse ultimo ano que se passou, tudo pra mim ficou muito mais claro e eu acho que consegui aproveitar muito muito mais. Com certeza o fato de estarmos vivendo esse momento facilita tudo, mas percebo que o fato dela interagir mais fez diferença.

E eu adorei essa fase, sinto que pude conhecê-la muito mais. Deixamos um pouco a simbiose para um companheirismo. É uma relação diferente.

Por conta então dessa mudança tanto em mim, minha estabilidade, minha realização pessoal, estar um pouco mais de bem comigo mesmo e também a mudança da nossa relação e a transformação da Beca de bebê para criança, tudo é mais rico. E com isso essa se torna sim, a minha fase preferida.

Até agora claro!

E aguardo feliz pelas muitas novas fases que virão!

7 comentários:

  1. Olá Di,
    Eu também sou assim. Adorei todas as fases dos meus filhos mas gosto mesmo é de curtir o presente. De facto todas as fases tem a sua graça. Esta noite por exemplo a minha filha faz a festa de aniversário com os amigos e pode pela primeira vez entrar numa discoteca (a idade mínima é os 16 anos). E nós curtimos isso. Adoramos ir comprar as roupas e os sapatos. Tirámos fotos, etc.
    Claro que tenho alguma amargura por em algumas fases não ter estado tão presente devido à minha doença. Mas eu não posso voltar atrás consertando o que ficou errado por isso o melhor é seguir em frente desfrutar dos nossos filhos e se calhar quem sabe ter mais outro.
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ai comigo eu sinto muita, mas muita saudade do Liam e ele só tem 5 meses, imagina quando eu ver ele andando, falando? Nuoh, vou ficar feliz mas ao mesmo tempo meio depre rsrsrs hoje eu me vejo olhando pra ele, percebendo e guardando todos os detalhes, dos barulhinhos, do mama, ai...só de pensar que chegará a época dele me empurrar dizendo "sai mamãe grudenta" T.T uahuahauha sou muito apegada, mas procuro viver e aproveitar bem cada fase!

    ResponderExcluir
  3. nossa, me vi no seu post.Às vezes olho as fotos de RN do Bryan e não me identifico nelas. Parece que aquela não sou eu, que eu não vivi aquela fase do jeito que deveria ter vivido,e talvez por isso eu esteja tão preocupada quando a Bels nascer. Eu tive baby blues, não sei se chegou a ser depressão, mas nos primeiros dias eu não conseguia chamá-lo de filho. Não conseguia nem ficar sozinha no mesmo quarto com ele, tinha pânico quando minha mãe saia da minha casa, e eu chorava muito.Acho que a fase que mais curti foi dos 1 ano pra cá.Mas a fase dos quase 3 anos está me deixando louca. Quero aproveitar muito a fase de RN da Bela, espero não entrar em depressão ou me desesperar novamente.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Di
    É a minha primeira vez por aqui, e já estou te seguindo, vi a propaganda de seu blog,no blog da querida Pandora. Sei muito bem do que vc fala, pois temos uma "amiga" em comum kkkkkkk. Gostei muito do seu seu jeito descontraído e franco de escrever.
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Di, eu sinto falta... queria até parar o tempo para ela não crescer, é tudo tãoooo rápido... eu aproveito cada minuto, mas ainda acho pouco!!!
    Saudades MODE ON.

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
  6. Luna simplesmente ama se ver nos vídeos que fizemos desde que nasceu. E quando vejo com ela, me dá saudade sim da minha pequena bebzinha, quando cabia no meu colo. Mas acho que o motivo maior da saudade é porque sei que é um tempo que não volta mais. Luna tem a personalidade MUITO forte e não será fácil educá-la, mas por outro lado ela está cada vez mais deliciosa, carinhosa, engraçadinha, esperta e comunicativa.

    PS: Vc deixou um comentário no meu blog dizendo que tinha um meme aqui pra mim. O que seria?

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Agora sim!!!
    Gostaria de convidá-la para uma bricadeira lá no blog, talvez você já conheça.
    Pra ir direto, é aqui: http://decaronanacegonha.blogspot.com.br/2012/11/meme-um-pouco-sobre-mim.html
    Se rolar, me avisa quando publicar?
    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P