De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pico de crescimento?

Li sobre esse negocio ai, esse tal pico de crescimento. Se resume em alguns dias em que o bebe tem um BUM de desenvolvimento, geralmente acompanhado de falta ou aumento do apetite, irritabilidade, falta ou aumento do sono, etc. (Puxa, devo passar por isso até hoje, rs) Mas que, ao final, ele se mostra com um par de novas habilidades.

Não sei bem se a Beca esta durante um deles ou acabou de sair de um. Mas hoje, ela aprendeu coisas novas que foi fantastico de ver acontecer.

Primeiro, ela deu 2 passinhos. É, claro, comigo segurando nas mãos dela, dando apoio e tudo o mais. E la foi ela, corajosa, colocar um pezinho na frente do outro tentando andar. Deu o primeiro, olhou pra mim como quem diz: "é assim mãe? Viu só? Eu andei!". Ai, foia vez do segundo, tentou pra frente, pisou pra tras, não desistiu, até que conseguiu colocar um pé na frente do outro. E olhou pra mim de novo, com um sorriso enorme, que eu dava junto, dando risada e achando o maximo.

Ela a vinha pedindo pra ficar no chão tinha algum tempo, e não pra ficar sentada, que ela gosta muito dessa historia de ficar de pé. A primeira vez que sentei no chão e coloquei ela de pé ela achou divertidissimo, e pronto, dai por diante, pediu sempre. Se esta sentada no colo e quer ir pro chão fica pulando sem parar. E ela ja tinha tentado umas vezes, mas não tinha entendido ainda esse conceito de pé na frente do outro, ia logo jogando o corpo pra frente. Hoje não, foi um pé, depois o outro, e teria continuado se estivesse descalça ou de sapato, mas estava de meia. Resultado foi que escorregou, sentou no chão, olhou pra mim, que ainda segurava as mãos dela e levantou os braços, segurando os meus dedos, como quem pede "de novo!". Me senti em a familia dinossauro.

Alem disso, Rebeca aprendeu a bater palminhas. A coisa mais fofa!!!

Eu venho brincando com ela de bater palmas, cantando, desde o aniversáriode meu pai, no final de março, pois tinha receio que ela tivesse medo durante as inumeras festas e parabéns a você que viessem pela frente, então pensei que era uma boa prepara-la para o barulho, a musiquinha, e as palmas. E temos brincado. Ela achou fascinante desde o primeiro CLAP.

Depois de umas 2 vezes, ela começou a segurar na minha mão, sentada no meu colo, enquanto eu cantava e batia palmas.

Ha mais ou menos uma semana, alem de segurar na minha mão, ela me titeava, como a um boneco, quando eu abria as mãos, ela as fechava para que eu continuasse a brincadeira de bater palmas.

O pessoal aqui em casa me viu brincando com ela e entrou na dança também.

E hoje, assim, estava brincando com ela de pezinha no meu colo, e ela começou a tentar bater as mãos. Dei risada, encorajei, e cantei a musiquinha. Pronto, foi assim, e la foi ela bater as palminhas enquanto eu cantava pra ela. Awww Me derreti, levantei e fui mostrar pro Taz.

Sentei ela na cama ao lado dele e contei, comecei a conversar,e cantei a musiquinha. Ela até tentou umas 2 vezes, e o cabeçudo tava olhando pro moutro lado. E na hora que ele voltou os olhos pra ela, ela estava vidrada em outra coisa, o espelho. Ela fica fascinada com o espelho.

Li em algum lugar que crianças pequenas não sabem que o que vem no espelho são elas mesmas, ou nos, e acreditam que o que elas estão vendo esta lá, e não atras delas ou nelas mesmas. Acabo concordando por que ela sempre bate no espelho, tenta encostar, e a primeira vez chegou a ficar brava.

E la estava ela vidrada no espelho. Resolvi brincar, pra ver qual seria a reação dela. Coloquei minha cabeça do lado da dela, dei um beijo, e me escondi atrás dela, de forma que, no espelho que só estava dando pra nos ver do pescoço pra cima, ela não me veria mais. E, como quando o fiz ela estava olhando pro espelho, continuou. Ai, me escondi. E, quando levantei de novo, o fizx proximo a ela, mas mais pra tras e sem encostar. Fiz 2 vezes, e na segunda vez, ela virou pra me olhar. So pude dar risada, a safadinha entendeu meu truque! Depois, levangtei e fui até o espelho de corpo, de onde ela podia se ver, a mim, e ao Taz, que estava deitado na cama atras de nos. Ela brincou, tentou tocar o nene no espelho, deu risada. Ai eu perguntei: Rebeca, cade o papai? E ai, oq ue vocês acham que ela fez? Apontou o espelho? Nada, olhou pra tras, onde ele estava.

De novo sentados na cama, eu deitei, colquei ela do meu lado, e ficamos de frente pro Taz que estava sentado com o pc no colo. E, ela resolveu chamar a atenção dele. Chamou, tentou puxar o fio do computador. Nessa, ele se inclinou e tirou o fio de perto dela. E voltou pra tras, sumindo do campo de visão dela para trás do pc de novo. E ela foi atrás. se inclinhando. Deu risada ao ver que fazendo isso podia ve-lo. E nos também. Ai, a brincadeira de "cade o nenem" virou "cade o papai". Ela sentava normal, olhava pra mim, e eu dizia: "Beca, cade o papai?" e ela se inclinava, chegando a encostar no pc e usa-lo de apoio para virar mais e ter uma vicão melhor, para ve-lo.

Nossa, como é divertido!!!

Ela esta melhrozinha das assaduras agora. De manhã ela ainda estava muito mal, chorando pra ser trocada pois limpa-la faz com que tudo arda muito. A coitadinha esta em carne viva. Minha irmã, então, compadecida ao ver o estado da menina, saiu e foi ate uma farmacia prozima comprar alguma pomada propria não para prevenção de assaduras, mas para cicatrização das mesmas. E funciona muito bem, e bem rapido. Na segunda troca ela ja não chorava mais. Se contraia inteira na hora de limpar, se protegendo da dor, mas não chorava mais.

E eu sento aqui, aliviada, e posso contar dessas conquistas todas que ela fez, num unico dia!
Ah, como é bom!!!

Por ideia do Taz, e eu concordo, vamos deixa-la só no leite até estar totalmente cicatrizada, de forma a regular de novo os horarios do intestino dela e tudo o mais. E voltar com as papinhas depois, com calma e observando bem , sempre, para que ela não precise sofrer assim de novo.

Eu, por outro lado, to me sentindo muito dopada. Ter aumentado a dose do remedio parece estar sendo mais rapido do que eu imaginava de ver a diferença. Me sinto com muito mais sono, um sono que não passa nunca. Me sinto dopada e meio bebada, é uma sensação ruim, de não conseguir ter atenção pra nada de verdade. Minha noção de espeço fica comprometida, e sinto como se posso adormecer a qualquer piscada que der. Não gosto de me sentir assim, e sentir isso tendo que cuidar da Rebeca me da muito medo daqueles famosos segundos de distração que podem fazer crianças se machucarem. Vou tomar essa dose ainda hoje, mas se não mudar, amanhã mesmo ligo pra psiquiatra pra ver se preciso mesmo manter assim ate terça antes de voltar a dose anterior e tentarmos outra coisa.

Ter voltado a terapia tem sido otimo. É bom poder falar com alguem novamente sobre um monte de coisas que me incomodam, afligem, penso, imagino, sonho, etc etc.

Agora, espero com isso, esclarecer muitas coisas pra mim mesma, e me ajudar a dar os passos que preciso rumo ao que eu quero. de novo.

2 comentários:

  1. O modeussssss gente morre quando nossos filhs fazem coisas novas né? e por flar em pico de crescimento isso é punk amiga aff tem dias que o theus fica o [Ó E a pedi disse que é isso =/

    bitocas

    ResponderExcluir
  2. sabe di, q eu nunca reparei nesses picos?...mto legal vc ter lembrado...eu ja tinha ouvido flr, mais nunca associei...
    como a beca ta espertinha heinn..é uma delicia esses aprendizados, de um dia pro outro...eu pelo menos fico toda orgulhosa qdo a clarinha aprende algo novo...
    espero q ela melhore das assaduras...e vc tmb...

    bjinhus

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P