De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Prisão de ventre

Rebeca come papinhas. Adora, simplesmente, o fato de que pode comer e não dormir logo depois ou durante o processo. Parece, sempre, que ela não quer perder tempo dormindo, alias, não uqer perder tempo comendo também. Para as papinhas, que ela aceita melhor que a mamadeira quando não esta com sono, eu ainda tenho que dar a ela algo com o que se distrair.

Tenho tentado, desde que voltei a tomar os remedios com regularidade, dar a ela uma rotina. A parte mais importante dela, pra mim, é o horario em que ela dorme a noite, e o que fazer para que isso aonteça. Mas eu chego lá...

Rebeca começa seu dia ainda dormindo, com o TAz, ou eu quando ele acorda atrasado, dano uma mamadeira pra ela entre 6h e 7h da manhã com ela dormindo. Ela não acorda para essa mamadeira sozinha, na maioria das vezes. Eu a dou pelo mesmo motivo que antes disso dou uma a 1h da manhã antes de eu ir deitar: o meu tempo de sono. Não consigo dormir cedo, tenho muita dificukldade de adormecer mesmo que eu queira, e acaba não valendo a pena a tentiva, ja que acabo ficando ansiosa com o fato de que terei que acordar mais cedo do que eu preciso, etc etc Enfim, nesse horario ela toma uma mamadeira grande, de 150ml.

Depois disso, ela acorda as 8h30, as vezes 9h, e ai, como acordou, e geralmente fez o seu coco diario, (é, ser mãe é sim falar de coco) nada de mamadeira, ja que isso faz com que ela acredite que va dormir. Nem tento mais. Pego ela no berço, troco, levo ela para a sala para brincar um pouco, e as 9h30 dou a ela um mingau de mucilon, o qual eu acabo fazendo 1 terço da medida pois ela não come mais que isso. Isso quando come tudo o que faço. Mas fica feliz de não ter que dormir. Mas impaciente, por que quer brincar. E nessa, então, vai la meia hora dando a ela a papinha enquanto ela brinca com alguma coisa, nem que seja ela mesma tentando comer a papinha sozinha, segurando a colher e levando até a boca. (com a minha ajuda que tenho medo que ela se machuque)

Nessa, perco a hora de ela tomar um solzinho, super necessário. Mas pelo menos com isso ela esta alimentada e com uma mãe na maioria das vezes bem disposta.

por volta das 11h ela fica com bastante soninho, e aceita tomar uma mamadeira de 120ml, que nem sempre toma inteira. Mas com ela dorme um pouco, cerca de 30 a 40 minutos, normalmente no colo, por que na hora que muda a temperatura ou ela sente ser colocado no berço, estala os olhos, e nada de dormir de novo até a hora do almoço, as 13h, junto comigo.

O almoço costuma ser bom, pelo menos quando sou eu que dou a ela, o que fiquei triste por não ter conseguido faze-lo nos ultimos dias. O fato é que minha mãe não tem muita paciencia em dar as papinhas a ela, e muito menos de fazer ou providenciar que a empregada faça. Se o faz, pois eu peço que faça e ela respeita isso, da das industrializadas Nestle mesmo. Rebeca adora-as por sinal, são mais saborosas que as que eu faço em casa. Mas, se ela não tiver tirado o cochilo daas 11h, será praticamente imposivel dar a papinha a ela, que vai estar cansada e de mau humor, querendo dormir de verdade.

Rebeca come sobremesa agora, depis do almoço. Sim, sua mamadeira virou a sobremesa que ela toma para dormir depois do almoço e fazer sua ciesta. Ela sempre dorme depois do almoço. Se, alem de tudo, antes da mamadeira, der a ela um banho, como se costuma fazer durante a noite, dorme por até 3h seguidas. Do contrario, dorme no maximo 2h, mas ai de forma a ser possivel coloca-la no berço.

A tarde, as 16h, ela toma unlanche, que acaba dependendo muito do quanto ela dormiu. Se mais de 2h, geralmente apenas uma frutinha. Se menos, toma outra mamadeira. A, sim, vale lembvrar que as mesmas são sempre de 120ml.

Dou uma mamadeira a ela as 19h, quando ela tira sua 2 maior soneca do dia, dormindo, muitas vezes, até as 20h30.

Quando ela acorda, dou a ela o jantar, onde vamos juntas para a cozinha para isso. Geralmente dou a ela o AD-til pouco mais de 10 min antes. Nem preciso dizer que é a melhor refeição dela, por causa da vitamina. Tendo observado isso, estou passando a mudar isso e dar 2 vezes ao dia ao invez de uma, antes das 2 principais refeições.

Ela continua acordada a partir dai até as 21h30, sendo que as 21h começa a mostrar sinais claros de sono, mas briga muito com ele ainda. No inicio tentei coloca-la pra dormir nesse horario, mas mostrava-se sempre algo frustrante, pois mesmo que ela adormecesse acabava acordando na hora, ou logo depois que o YAz chegava do serviço, pois ela queria ve-lo.

Taz chega as 21h40 normalmente, e logo que chega da banho nela enquanto eu preparo a mamadeira oficial de hora de dormir. 80% das vezes, isso faz com que ela durma. Nos outros 20% ela não adormece, ou briga pra continuar acordada mesmo depois de ter tomado a mamadeira, nessas horas geralmente de 150ml, mas ela toma 130ml sempre sobra um pouco....

Mas isso não significa que eu altere a rotina dela. Não, e ela sabe disso. Fica sentadinha, espero ela arrotar, e coloco ela no berço, mesmo acoedada e querendo brincar. Dou um beijo, explico que é hora de dormir e que ela precisa descansar. Saio do quarto, em ela adormece sozinha no brço depois de algum tempo.

Chegamos ai na mamadeira da 1h da manhã. E, alimentar e sono, esse é nosso dia. (frutas são normalmente misturas a papinha de mucilon de manhã também)

As vezes que ela come acabaram sendo definidas muitos por observar os horarios que ela pede as coisas e as aceita, mas também as quantidades. Rebeca sempre come muito pouco. Eu não forço, mas ofereço diversas vezes ao longo de dia, tendo mantido o intervalo medio de 3h a cada refeição. Assim, mantenho a minha rotina, la que eu mesma, mesmo que não quisesse, preciso fazer o mesmo para controlar a hipoglicemia, ou seja la o que for. Dar a ela esses horarios me deu horarios. Não abro mão de segui-los, e sem duvida não abro mão de colocar minha filha pra dormir todos os dias, mesmo que eu saia pra fazer algo com ou sem ela.

Só que nos ultimos dias tivemos coisas a fazer, festa de sobrinha neta pra ir, pediatra, vacina, etc. E acabeu=i me perdendo nos horarios. E, como ela vinha com o intestino mais soltinho, estava dando a papinha de banana a ela, pra ajudar, pois estaba ficando assadinha de tanto se sujar.

Só que como disse, perdi alguns horarios esses dias, e muitas vezes ela teve de ficar com minha mãe. Perder horarios significa não só mexer na rotina A mas também na B. Sem a diversidade que eu vinha dando a ela, regular e com os horarios certos, ontem Rebeca sofreu. Sofreu de fazer algo que nunca fez na vida até hoje, que era chorar de dor. Dor tal, que chegou a acordar de madrugada chorando, pela primeira vez.

Rebeca não chora. É simples assim, é dela, ela não é chorona. De vez em quando faz uma manha, geralmente quando eu coloco ela pra dormir e ela não quer. Não costuma durar mais que alguns minutos, e não é choro daqueles estridentes. Desses, essa foi a primeira vez..

Ontem eu passei o dia com o Taz no hospital pois ele estava com muita dor por causa da pedra nos rins e na vesicula que descobrimos recentemente que ele tem. Insisti com ele que fossemos ao pronto socorro, mas isso nos deixou fora de casa o dia todo. Quando cheguei, minha mãe conta que a Beca não tinha feito coco o dia todo, e que estava estranhamente irritada, imoaciente, e fazia muita força, mas nucna saia nada.

Prisão de ventre, pela primeira vez. Resultado da banana, que devia ter sido dada apenas em um dia, e foi dada em 3. Tentamos ajda-la com massagem, e tudo que conseguimos foi faze-la chorar de um jeito que eu nunca vi. Dei luftal, pra ver se ajudando os gases a sair, poderia estimular ,aos coisas. Os gases foram saindo, mas só isso.

Ja era mais de 22h quando, depois do banho, o Taz conseguiu ajuda-la pra que ela se aliviasse. Foi um alivio tão grande, mas tão grande, que ela acordou. ficou feliz e rindo como sempre pela primeira vez no dia. Ficou machucada e assada que eu mal sei o que fazer pra ajudar. E depois de deixa-la aproveitar mais um tempo, consegui coloca-la pra dormir as 23h...

Hoje ela estava melhor, sem duvida. Eu, estava bem mal. Cansada, com sono, me sentindo dopada, talvez por estar começando a sentir o efeito do aumento da dose do remedio. Mas mal consegui manter os olhos abertos o dia todo, e minha atenção esta muito baixa.

Rebeca ainda não esta bem, completamente. Mas agora, se antes existia alguma duvida de que seguir a rotina alimentar, não só de horarios, mas de diversidade, fazia diferença, não tenho mais nenhuma. E recomendo, pra aquelas que ja estão com horarios de mamadas bem definidos, que o façam também. Isso pode ajudar vocês, como a mim, a identificar o que aconteceu para casuar um problema.

A coitada tava tão entupida, que deve ter trocado uma 10 fraldas od ia todo, ja que ainda não esta totalmente bem, e eu não fico esperando ela fazer todo o coco antes de troca-la, por receio de que as assadras piorem. Se depois de 5 minutos da força ela n]ao voltou a faze-lo, vou lá, troco, e haja fralda!

Mas ela esta mlhor, Taz também, apesar de eu não ter conseguido marcar o medico dele ainda para marcar a cirurgia de vesicula e tudo o mais. Mas estamos melhores, depois de um dia bem, mas bem dificil.

E amanhã tenho kinha segunda consulta de volta a terapia. Acho otimo! Senti falta, e apesar de estar com uma falta de grana sem tamanhp, prefiro dar um jeitimjo e fazer do que continuar sentindo o que estava sentindo.

E, haja fralda, sono, pacienia e amor, por que doi muito ver minha bebe chorando de dor, e saber que foi uma desatenção nossa. Mas podia ser pior. Podia ão ter melhorado....

2 comentários:

  1. Oi, Di! Vi seu comentário lá no www.mamaetaocupada.blogspot.com, obrigada pela visita, também estou te seguindo!
    Nossa, só de ler o seu post, fiquei cansada! Filho, rotina, os problemazinhas e dificuldades que eles nos trazem são exaustivos, né? Sei bem.... mas é tão compensador, basta um sorriso, uma gracinha e tudo passa! Voltarei sempre e passa por lá quando puder!
    Bjos,
    Camila

    ResponderExcluir
  2. ohhh di tadinha =/
    deve dar desespero ver o bb chorando!!!

    diiii to tão ansiosa ahhh nao to em aguentando, os dias taum se arrastando rsrsrs


    bjss

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P