De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pra não dizer que não falei das flores...

Rebeca nessa de ficar irritada por causa do dente mostra todo o poder do mimo. Ta so a manha, briga quando não deixo ela fazer as coisas. mostra tda sua personalidade quando enfrenta a dor e o desconforto. E mesmo assim, sorri. Uma graça.

Dai que ontem notei que ela vai ficando brava, começa a fazer bico e a fungar. Nessa, não entrei na dela de não estar a fim do que eu estava propondo, e disse "quem faz bico quer beijo!" e dei-lhe um beijo. Fiz isso o dia todo, sempre que ela fazia bico, birra. Ela começava, eu cortava "quem faz bico quer beijo!" e dava um beijo, brincava, ria, e voltava ao que estava fazendo.

A noite, proximo a hora de dormir, eu cansada, ela tambem. Ela de pé no sofa tentando pegar o controle da TV e eu não deixando, brincando. Ai nessa ela faz bico, funga, parece um porquinho, rs a coisa mais fofa. Eu dou risada e ela olha pra mim com aquela cara de "do que você esta rindo mãe?" e eu explico, imitando o bico dela "quem faz bico quer beijo!"
E ela me da um beijo!
Babado, sem saber como fazer direito, mas me deu um beijo!!!! Mais, me deu um beijo pois entendeu a brincadeira!!!

Awww




Tenho lido o blog da Thais e ela tem colocado sempre a rotina dela e do Paul. Não quero entrar em discussão sobre se deve ser feito, como quando, etc Ela segue a rotina da encantadora de bebes. Eu assisti muito Discovery Home and Health durante a gravidez e fui seguindo meus instintos e dicas que me pareciam fazer sentido.

Adotar uma rotina mais rigida, estipulando horarios, ate acho que ja falei isso aqui, foi necessario a minha sanidade. Tendo um controle maior da situação pude ir me sentindo mais segura, mais e mis, toda vez que via o resultado de ter feito isso.

A rotina alimentar da Rebeca nunca mudou. Desde que ela tomava leite no peito e complemento, ela come de 3h em 3h. Não mudei isso. Pelo contrario, chegamos hoje a ser algo em torno de 2h.

Crir uma rotina de sono foi fundamental para ela dormir bem. Não esperar ela acordar de fome tambem foi, e é ate hoje.

A tv é um problema E ela acaba sendo a minha forma de deixar o dia mais facil pra mim quando não estou bem. Quero ver se aumento nossas atividades que não incluem a tv, ms ainda não estou 100%. Mas o pior, o pior de tudo, é que ajuda a fazer ela comer o que não gostou muito.

Coloca-la na mesa conosco nas refeições principais e faze-las com a gente tambem é uma pratica que recomendo.

O que eu tento sempre falar em casa, e as vezes brigo por isso, que não é por que ela pede, por ver a gente fazendo, que temos que dar a ela. Mais importante que dar a ela o que ela quer, é saber dizer não para as coisas que ela ainda não deve fazer. É bom praticar enquanto o maximo que você vai ter que aguentar vai ser um choro de birra, que para na primeira gracinha tipo "cade o nenem" que você fizer.

Nossa rotina hoje em dia é assim:

As 6h, eu ou o Taz levantamos e damos uma mamadeira pra ela.
Ela mama,devagar, fica no colo um pouco, e continua dormindo até as 8h, 8h30
8h20 - acorda
9h - troca fralda, geralmente 1° coco do dia
9h30 - mingau de mucilon de cereais, muitas veze, mas nem todas, com uma fruta que ela não goste muito misturada, como mamão
10h30 a 11h - troca fralda suja, coco se não tiver feito antes. E se não tiver feito, convem esperar 5 minutinhos. Se passar desse gorario tem algo errado.
11h - cochilo da manhã, toma uma mamadeira de 180ml, nem sempre inteira
12h - acorda, brinca
13h a 13h30 - almoço, consiste em uma sopinha, que vinham sendo prontas, pois tinha desistido dessa rbiga aqui em casa, entre o nestle e o fazer em casa e esperar que fizessem comida separada pra ela.
Como ela ja tem 10 meses, tenho, gradativamente introduzido mais coisas na dieta dela parecidas com o que nos comemos. Entre elas, a nossa comida. Agora faço, ou peço para fazerem, a carne separada, sem tempero, e um legume, e misturo com a nossa comida. Assim o temperto fica leve. E tenho batido no liquidificdor, pois com os dentes doendo ela não quer saber de mastigar e engasga
14h30 - cochilo da tarde, mamadeira de 180ml
15h30 - acorda, brinca, ve tv, etc
17h - fruta, troca de fralda
17h30 a 18h - cochilo do fim do dia, mamadeira de 180ml - descobri que com ela tirando esse cochilo nesse horario mais tarde, atualmente, ela dorme muito mais facil depois.
19h, acorda, brinca um pouco, ve Tv
20h - jantar, sopinha + fruta, nesse horario a fruta é so uma sobremesa, então dou so umas colheradas, ate ela começar a rejeitar a colher, geralmente da umas 3 ou 4
20h40 - banho, dado pelo papai ou pela vovó
21h - mamadeira, dormir
1h - mamada dos sonhos (que eu nem sabia que tinha esse nome, rs)

A mamadeira das 6h a gente da sem ela pedir mesmo. Faço isso, alias, o Taz faz, pra eu poder dormir mais tempo direto. A mamada dos sonhos, a mesma coisa. E tem muito mais a ver com neurose minha que outra coisa.

Sem a mamada dos sonhos, ela geralmente da uma acordada, pelo costume, as 2h. Se eu atendo rapido, ela volta a domri facilmente, so por sentir a segurança do colo mesmo. Não pede pra mamar, salvo raras exceções. Eu dou a mamadeira mesm sem ela pedir, normalemnte a 1h, mas as vezes espero ela despertar sozinha. Na grande maioria das vezes, na segunda opção, ela coloca a mamadeira na boca, como faria com uma chupeta, suga 2 vezes, e solta. Não toma o leite.
Mas se dou a 1h, sem ela pedir, ela toma toda a mamadeira.

Sem essa mamadeira e se eu so deixar ela ir, ela acorda as 7h, pra mamar, e geralmente volta a dormir, um pouco mais, mais 1h no maximo, e acorda.

Então, se eu tirar as minhas neuras do caminho, ela dormiria direto das 21h20 (que é um horario que ela ja adormeceu mesmo) até as 7h do dia seguinte, mama e dorme ate as 8h15

Não engrosso o leite. Mucilon prende o intestino, e a Rebeca e bem reguladinha sem ele. Devido a essa questão dela ser regulada, eu troco a fralda pouquissimas vezes. Tem dias que vai mais, menos, depende do que ela come. Mas no geral é isso, 3 a 4 fraldas no dia todo, de boa qualidade.

E, agora que estou retomando o tratamento, ter esse controle, esse guia, possibilita que eu saiba que se eu esperar ate a 1h da mahça, a Beca toma a mamada dos sonhos, e não vai mais acordar. Então posso tomar meu calmante e ir dormir sem medo.

E é o que eu vou fazer agorinha mesmo... rs Bjs e boa noite!

PS: saiu uma reportagem sobre maternidade e bipolaridade no IG, vão la dar uma olhada:
Gravidas e Bipolares - clique aqui

4 comentários:

  1. Oi, por que falas em "retomando o tratamento"? Por quanto tempo ficaste sem ele?

    Desculpa ir tomando essa intimidade, mas é que como fui diagnosticada faz poucos meses e continuo tentando me adaptar às medicações (essa semana crise total!), fico na torcida pra que um dia alguém se dê bem com ela...

    Beijo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  2. AH !! ACABEI DE POSTAR...VC DEPOIS PODERIA APAGAR MEU EMAIL RSRSRS
    oBRIGADA :).

    ResponderExcluir
  3. Srta anonima, ja respondi seu comentari anterior por e-mail. boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Oi Di,
    quando a gente tá encomodada com alguma coisa fica mais dengosa mesmo. Eu fico. Puro mimo.

    Bom, eu entendo que rotina é importante, tem seu valor na discilpina, etc... Mas eu não consigo. Não consigo fazer todos os dias as mesmas coisas nos mesmos horários. Simplesmente piro. Eu trabalho perto de casa, uns 5 minutos a pé e cada dia eu faço um caminho diferente, um horário diferente (dentro de uma faixa), um dia chego antes da hora, no outro chego depois e assim eu vou variando a minha rotina para não pirar na batatinha.
    Então, eu acho que os conceitos são ótimos e devem ser adequados a individualidade de cada um. Assim faço comigo. Posso estar certa para mim e errada para outros. Posso precisar de rotina para uma filha e não precisar para outra.
    Sei lá.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P