De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Voltando a falar sobre o peso - As mudanças


É muito difícil lidar com esse assunto, sabe? Por que eu sei que a Beca ta gordinha. E isso foi uma mudança que aconteceu de Julho do ano passado pra cá -antes disso ela tinha um peso adequado para sua altura e um ganho de pesoXtempo também adequado. Ai, bom, ai alguma coisa mudou muito! E ela ganhou muito peso num espaço de tempo muito curto. E isso vem se mantendo nos últimos meses.

E ai, como lidar? Por que eu acho mega importante controlar o peso dela agora até pra ela não ter problemas graves no futuro - sejam físicos ou emocionais - mas como fazer isso sem minar a auto estima dela e nem plantar a sementinha das disfunções mais sérias ou da pura neurose com o peso?

Eu não acho que ela deve se preocupar com o fato de estar gorda ou magra. Não que não seja importante, claro que é. Mas não acho que deva ser ela a se preocupar com isso e sim eu. Entende?

Penso muito naquela história de dar o exemplo, de dar oportunidades diferentes e incentivar e cobrar uma postura mais saudável. Pra mim isso tudo é muito difícil.

Mas ser difícil não significa impossível, e não é motivo pra não fazer, pelo contrário.

Pelo que tenho lido é um consenso claro entre os médicos e nutricionistas que cuidam de crianças com sobrepeso que a mudança precisa ser feita na família inteira e não só na criança. Até por que não é a criança que escolhe, ela é o produto de um meio.

Ai eu pensei muito, e venho conversando com o Taz, das atitudes que a gente pode tomar.

Primeiro que eu tento observar bem a Rebeca: será que ela gosta mesmo de ficar em casa e comer pipoca assistindo filme ou será que se eu der a alternativa mais ativa, como ir brincar no parque, ela não vai preferir a segunda?

Então algumas atitudes a gente vem mudando, por exemplo:

Comecei parando de cobrar que ela coma toda a comida do prato. Cobro que ela coma um pouco de tudo, mas não precisa raspar o prato. Isso por que muitas vezes eu coloco mais comida do que deveria mesmo e varias vezes eu via que ela parava de comer e começava a brincar com a comida, desinteressada.

Tenho tentado colocar menos comida no prato dela também. Com isso fui atrás de informações pra saber quanto de cada coisa ela "deveria" comer e tento seguir isso. Agora tem dias que ela nem come tudo, tem dias que ela pede mais. Depende do cardápio mesmo. E tem dias que eu percebo que ela só quer continuar comendo por que esta gostoso então eu dou uma cortada e digo que ela pode comer mais no jantar, se quiser.


Eu mandava um lanche muito grande pra ela na escola também, e cheguei a receber um bilhete falando que ela não vinha comendo toda a comida. A Beca mesmo contou que a tia na escola "brigou" com ela pois ela não queria comer e sim brincar. La fui eu escrever bilhete pra professora e cobrar que o Taz se posicionasse, explicando que ela almoça bem antes de sair de casa e que não vemos nenhum problema se ela não quiser tomar o lanche na escola. Que conversei com ela pra ela não atrapalhar os coleguinhas. Que é importante que ela coma a fruta, mas que se não quiser comer o restante do lanche que eles por favor não insistam.

E passei a mandar menos coisa de lanche também.

Tenho explicado pra ela o valor dos alimentos - que é importante tomar suco e comer frutas pois elas tem vitaminas que ajudam o corpo a ficar forte contra os dodóis, que da energia pra ela brincar, essas coisas. Que legumes e verduras também tem vitaminas, tem minerais, que essas coisas são o que fazem o corpo dela funcionar direitinho, e por ai vai.

Coloquei ela no balé e ela tem gostado muito. O dia que ela mais gosta de ir a escola é o dia da educação física. Quero muito colocar ela na natação pois acho que ela vai gostar muito. Com isso ela vai ter uma atividade física pelo menos 4 vezes por semana.

Outra mudança que tenho cobrado e tem funcionada nas ultimas semanas é de sair mais com ela pra ir ao parque. Quem faz isso é o Taz. Pelo menos 4 dias da semana ele sai com ela pra brincar fora de casa. Nos últimos finais de semana eu fui junto, levamos meu sobrinho, foi muito bom pra todos nós.

E por fim tenho tentado evitar mais os industrializados, fazendo sucos em casa, bolo, incentivando que ela coma mais frutas, e guardando as besteiras para os fins de semana. Isso inclui a massa, que eu quero ver se consigo deixar para apenas 1 dia por semana.

O resultado é que, aparentemente, esse mês ela já não ganhou tanto peso, e esta mais ativa.

Enfim, acho que temos que nos preocupar sim. Em especial, como minha irmã disse numa outra vez, mostrar pra ela que se mexer, correr, andar de bicicleta, são coisas divertidas. Sem neuras, naturalmente. Por que ela esta se construindo agora, né? O que ela aprender agora, as experiência que ela tiver hoje, vão ser os exemplos que ela vai levar pra vida toda.

Bom, é um começo. Acho que estou num bom caminho, o negócio é não parar!

E vocês, como lidam com essas coisas?

2 comentários:

  1. Concordei com tudo que disse e está fazendo Di =) aqui o problema é outro, a falta de peso, liam não ganha nada de peso praticamente e esse mês perdeu um pouco e o médico mandou fazer exmes, só que des de que nasceu ele ganha pouco peso e eu e o pai na infancia sempre fomos assim, secos! Agora vamos ver né, se é dele mesmo ou o que!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acho que estás a fazer tudo direitinho para a Beca não ter peso a mais. Estás no bom caminho.
    Infelizmente aqui também problemas de peso mas aqui são ao contrário, o meu filhote tem andado a perder peso. Por estes dias começou a fazer tratamento e já temos bons resultados. Nos dois casos há que trabalhar para obter o peso ideal. Beijinhos.

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P