De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dicas novas: Amamentação e ordenha

É, a gente em geral não curte muito a palavra ordenha pra falar sobre tirarmos leite da gente, mas não nos sentimos mal quando nos autoentitulamos vacas leiteiras por que nossos bebes mama o tempo todo e engordam saudaveis. Mas é isso mesmo, as vezes, tirar o leite com a bombinha, ou seja, se ordenhar, é necessario.

Quem le o blog do inicio sabe que tive problemas com amamentação. Não tinha leite suficiente. Simples assim. E pouco depois, tive que parar de amamentar para voltar a tomar meus remédios. Um sofrimento que me corroe até hoje.

Mas, enfim, venho lendo outros blgs e vi que algumas das bçogueiras recem mamães estão com alguns problemas, N, com relação a esses dois topicos. Então resolvi listar aqui algumas coisas que eu vi que funcionam.

1 - dandoo de mamar no peito

- o que mais vai estimular a saida do leite é a sucção. Sim, isso é um fato, então deixe o bebe no peito o maximo possivel. Qualquer pouco que sair é melhr do que nada.

- é obvio que não queremos que nossos filhos fiquem com fome, então eu descobri sobre umas tecnicas bem bacanas chamadas de relactação, que consiste em dar o leite maternizado, vulgo NAN e afins, AO MESMO TEMPO que dá o peito, ou seja, o bebe vai sugar o seio estimulando a saida do seu leite E vai estar aliemntado de forma a não passar fome. E você pode fazer isso até que passe a poder dar só o seu leite.

- Algumas ouras coisas estimulam a produção do leite além da sucção do bebe:
- tirar o leite com a bombinha
- tomar muito liquido (agua, suco de uva, chá de erva cidreira, camomila e afins, como o chá da mamãe da welleda) em grandes qauntidades ao longo do dia, e pelo menos 1 ou 2 copos antes de dar de mamar.
- banhos quentes, mornos

- os dizeres populares sobre canjica, pirão, malzebier, groselha, etc são validos, e isso é uma comclusão minha, tirando o da malzebier, devido ao fato de serem coisas extremamente caloricas e doces. O que você come passa para o seu leite e portanto para o seu bebe. Se você come coisas doces e engordativas, seu leite vai ficar mais doce, com mais gordura, e talvez ate dar mais sustancia. O que o pessoal chama de "leite forte" (como dizia minha sogra) e não "ralo". Acho valido, pelo menos no quesito calorias, sem duvida. e eu achava que a groselha realmente deixava o leite mais docinho, alem de ser liquido, o que também estimulo a produção... ^^

- Sobre tirar o leite com a bombinha

- é algo dificil pra caramba. Sim é, e sem pratica tudo fica complicado. Então acho que a primeira coisa super importante pra falar com relação a isso é: atente-se ao fato de que o ordenhador esta encaixado de forma a criar um vacuo. Isso mesmo, não pode ter escape de ar, senão não da a sucção boa que fara o leite sair. Parece obvio mas dependendo do tipo de bombinha que vc tiver isso pode ser bem dificil...

- além disso, as vezes a nossa cabeça pode não ajudar muito nessas horas, então uma boa tatica para o leite sair também é fazer isso em um peito enquanto o bebe esta sugando o outro. Você precisara da ajuda de outra pessoa para isso.

- você pode comprar uma bombinha, manual ou eletrica, que variam muito de tipos e preços, ou alugar uma pelo tempo que precisar. Se você for ter que voltar a trabalhar mas quer que, mesmo na sua ausencia seu bebe continue mamando apenas do seu leite até os 2 anos de idade, compre uma, e mais, vá a um banco de leite para saber como armazenar corretamente o seu leite para dar ao seu filho depois.

- Se você não puder por algum motivo tirar o leite quando o bebe estiver sugando, faça isso durante o banho e/ou logo após o mesmo.


- mamadeiras

- Não tema as mamadeiras. Pergunte a si mesmo uma coisa nessa hora: o que é importante pra mim, que o meu bebe mame do meu leite, ou que faça isso necessariamente no meu peito? Mamadeira não é necessariamente sinonimo de leite maternizado, e em muitos casos também não é sinonimo de que seu filho irá largar o peito.


- Se você precisa que seu filho comece a tomar mamadeira por algum motivo, va testando todos os bicos possiveis, e os leites adequados a idade dele se você não for dar o do seu. As vezes o bebe estranha a mudança do formato na boca, ou o gosto do leite.

To sendo chamada aqui, hehehe entã vou deixar esse post assim e se tiverem duvidas, é so perguntar, ok?
Lembrando que, isso são comentarios tirados de experiencia particular, e que tudo que você fizer deve ser discutido com seu GO e o pediatra de seu filho, e nem sempre a necessidade de uma pessoa é igual a da outra, e nem a dos bebes.

2 comentários:

  1. Nossa..que ótimas suas dicas! AInda falta um pouco pra eu começar a amamentar mas eu já leio algumas coisas...Adorei a dica dos chás!
    Obrigadão!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Di suas dicas sempre esclarecem muitooo!!! Eu quero amamentar MUUUUUUUUUITOOOOOOOOOOOO espero ter litros de leite hehehehe

    um beijão
    amei a visita!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P