De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Reportagens Folha de São Paulo

Bom dia!

Apesar de hoje eu estar aqui, morrendo de sono, tem tudo pra ser um dia bom, eu espero, rs. Afinal, talvez finalmente se consiga resolver a questão do carro que anda a passos de tartaruga sabe-se la a quanto tempo, esta friozinho e chovendo, e apesar dos alagamentos, nos paulistas ate agradecemos a chuva depois de tantos dias escaldantes.

Vou fazer abaixo agora, uma "clipagem" da Folha de São Paulo, da parte de Equilibrio e Saude (gente, direitos autorias e etc, nada de colocar texto na integra sem autorização!!), por que dizem respeito a mim e ao momento de vida que estou passando.

E, sim, a pessoa citada nessa entrevista sou eu mesma. ^^

(Assinates da Folha de São Paulo ou do UOL podem ler o texto na integra na internet. Outros, infelizmente, terão de comprar o jornal, ou dar seus pulos. ^^)
" A vida com altos e baixos

Formas mais leves e crônicas de transtornos de humor, distimia e ciclotimia costumam ser confundidas com jeito de ser do paciente e demoram a ser diagnosticadas

FLÁVIA MANTOVANI
EDITORA-ASSISTENTE DO EQUILÍBRIO

As mudanças de humor da professora Adriana Matielo, 27, eram até motivo de brincadeira entre seus amigos. Se num momento ela estava bem, "contando piada sobre qualquer coisa", pouco tempo depois podia ficar deprimida, "achando que o mundo é uma droga".
As transformações ocorriam de uma hora para a outra e, na maioria das vezes, não dependiam de nenhum fator externo -ela ficava feliz ou triste independentemente de qualquer acontecimento bom ou ruim.
"Cheguei ao ponto de estar dando risada e cinco minutos depois passar a chorar copiosamente, achando que não merecia viver. Eu não sabia o que estava acontecendo, achava que eu era apenas indecisa", relata. Foi assim desde a adolescência, até que, em 2002, depois de uma crise que alternou um período de forte tristeza com outro de grande excitação, Adriana procurou um psiquiatra..."


sobre alimentação de bebes:

" Maus hábitos de berço

Pesquisa revela má qualidade da dieta dos bebês brasileiros; especialistas esclarecem as 20 principais dúvidas sobre o cardápio infantil

Kiselev Andrey Valerevich/Shutterstock



PATRÍCIA CERQUEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma das grandes certezas da vida é a de que os pais desejam dar aos filhos tudo do bom e do melhor. Poderiam, então, começar pelo básico: oferecer comida de boa qualidade quando os herdeiros ainda são bebês, algo que não ocorre de acordo com um estudo inédito da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
O documento, que será publicado no "Jornal de Pediatria", mostra que a família brasileira está oferecendo alimentos cheios de gordura, açúcar, sal, corante e outros aditivos alimentares para bebês com quatro meses de idade.
Participaram do estudo 179 crianças, entre quatro e 12 meses, de famílias das classes A, B e C de São Paulo, Curitiba e Recife. O objetivo era saber o que elas comiam durante sete dias. As mães foram orientadas a anotar tudo em uma planilha.
No meio da papelada, apareceram lasanha pré-pronta congelada, macarrão instantâneo, refrigerante, salgadinho tipo batata chips, chocolate, suco artificial e muita bolacha recheada. Os bebês também bebem muito leite de vaca.
Nenhum dos alimentos citados acima deve entrar na alimentação dos bebês de até um ano de idade por terem baixo valor nutricional (engordam, mas não nutrem), serem ricos em gordura (inclusive trans), açúcar e sal. No caso do leite de vaca, por ser inadequado...."

perguntas e respostas:

" 20 perguntas sobre alimentação

1 - Posso dar peixe na primeira papinha?
Sim, mas somente para criança a partir dos seis meses. Se o bebê não tem essa idade, melhor aguardar. "Antes da introdução dos alimentos que podem causar reação alérgica é preciso avaliar antecedentes de alergia na família", diz Roseli Sarni, da SBP. Em geral, ela afirma, a aceitação ao peixe tem sido muito boa e sem relatos de reação alérgica.

2 - A reação alérgica ao peixe é comum?
Não. Cerca de 2,5% da população infantil pode desenvolver alergia ao leite, 1%, ao ovo e menos de 0,5%, ao peixe. "O peixe é uma ótima fonte proteica, com ferro que é bem absorvido pelo organismo", diz Mauro Toporovski, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo..."

e por fim:

"Varie o cardápio

peixe, abóbora, batata e couve

50 g filé de peixe sem espinhas (50 gramas). Sugestão: pescada branca, tilápia ou saint peter
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola ralada
1 batata grande ou duas médias em pedaços (150 gramas)
3 colheres (sopa) de abóbora picada.
1 folha grande de couve picada.

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue rapidamente a cebola. Acrescente o peixe em pedaços, a batata, a abóbora, a couve, o sal e mais dois copos de água (400 ml). Coloque a tampa. Deixe cozinhar em fogo brando até que os ingredientes..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P