De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Me preparando para o feriado

Nossa, como anda dificil parar para postar aqui no blog. E não é por falta de tempo não, afinal a rotina da Rebeca continua firme e forte. Dia ou outro ela da um pouco mais de trabalho pra dormir, mas ainda sim, dorme bem.

O problema todo tem sido essa bagunça que a insonia faz na minha vida. Ainda estou acertando a medicação e a sensação que tenho é que ficou pior. Explico: não retomamos para a medicação anterior, Olanzapina. Estamos tentando arrumar o litio mesmo, junto com outro remedio, neuleptil. Então dei uma mudada nos horarios das doses pra ver se ajudava em alguma coisa. De fato, o neuleptil ajuda a controlar a ansiedade e portanto, a dormir num horario mais aceitavel (1h). No entanto, o sono durante o dia ficou muito pior. E não so o sono, mas a sensação de sedação mesmo.


Vou insistir ate o fim do feriado e depois ligar para a medica novamente, como combinamos, assim deixo dar um tempo pro corpo se acostumar. Normalmente esse tempo é muito maior, mas minha medica e eu sabemos que a minha reação aos remedios é muito rapida e não muda depois com o tempo.

De qualquer forma, uma hora a gente acerta, é so não desistir.

Me incomoda muito ficar com essa sensação de sedação durante o dia pois acabo não conseguindo aproveitar o tempo com a Rebeca. E ela esta em uma fase tão gostosa!!

Cada dia que passa aprende uma coisa nova.

Estamos aqui na fase galinha pintadinha. Me rendi, achei os videos no youtube e deixei ela assistir. Isso ja tem um tempo. Mas ela adora! E ontem o Taz trouxe os dois DVDs pra ela. Gente, que coisa engraçada ela assistindo os clips, dançando. E a novidade é que, deppois de passar um bom tempo assistindo os clips ontem, hoje ela ja estava "cantando" as musicas.

Quando fui colocar o DVD 1 hoje pra ela assistir e ela percebeu o que ia passar, olhou pra mim e disse "popó?" dei risada, e quando começou a musica Galinha pintadinha ela pulou de felicidade. Na pare da musica que as galinahs ficam de fato fazendo "popópó" ela canava junto. Um amor!

Não vou dizer que não tenho minha culpa nisso. Uma das coisas que mais faço com a Rebeaca é cantar. Canto tudo. E me divirto cantando e fazendo mimicas nas musicas da Galinha. Alias, sempre que consigo faço mimicas nas musicas pra ela, joguinhos, que a gente interaja uma com a outra.

Outra que ela aprendeu e todo mundo acha graça é o não. Mas não é so falar não, é fazer o não com o dedo junto e franzindo as sombrancelhas.

Outra brincadeira que ela gosta muito de fazer é dar beijo e tocar atravez de tecido, como o pano do cercado ou a cortina da janela. E ja falei que ela faz bico agora quando quer beijo né? Mas não é so fazer bico de beijo, é bico de quem ta reclamando. Ai ela faz bico e funga com o nariz como um porquinho, como quem esta brava. Isso é pedir beijo.

E quando ela quer dar beijo ela beija a mão, comos e fosse mandar um beijo, e encosta a mão na gente. Ai, se a gente beija a mão dela, como ela encosta nela mesma, e como se tivessemos dado um beijo, rs

Mas ela tem muito medo ainda de ficar sem se segurar pra andar. Não sei se voces notaram por eu não falar nunca, mas eu não dei andador pra Rebeca. Nunca achei que andadores fossem coisas boas, na verdade não faz sentido pra mim voce acelerar um processo que a criança ainda não esta preparada pra fazer. E so tenho visto reportagens falando o quanto isso na verdade atrasa o desenvolvimento da ccriança para andar alem de estar sendo ligado a outras dificuldades de aprendizado mais pra frente. enfim...

A Rebeca anda se segurand, na verdade, apoiando a mão nas coisas com facilidade. Anda bem e tem um bom eqeuilibrio. Mas se ela solta a mão, fica com muito medo ainda, e prefere abaizar e engatinhar do que tentar andar.

Tem sido uma caracteristica dela desde que ela nasceu de querer fazer as coisas sozinha e sem ajuda. Então, nessas horas, por mais que eu tente ajuda-la, encoraja-la, e oferecer para dar a mão pra ela, ela solta a minha mão, brava as vezes, e senta para engatinhar. Ela tem o tempo dela e eu não tenho que apressa-la, e ela me mostra isso sempre. O importante é que ela sabe que eu estou aqui e que sempre estou amparando e irei ampara-la se e quando ela cair.

Ela tem espandido cada vez mais seu vocabulario e suas formas de comunicação. Alem de mamã e papá e auau, temos agora o popó, o nanã, o dá, o tó e hoje ela ensaiou um nanãna (banana). Tambem tem tentado falar vovó. No entanto, consegue se fazer entender relativamente bem. Como disse, pede beijo fazendo bico, pede pra ver o DVD batendo o dedinho na mãozinha como o pintinho amarelinho, aponta, pega as coisas, mostra o que quer que a gente faça, como colocar a meia dela nela por exemplo, e nos entrega a meia. Me da varias broncas quando estou no computador e ela esta comigo. Reclama mesmo!!

E tem tanto mais coisas, tanto mais que eu poderia deixar ela fazer e aprender, mas não consgio ter atenção suficiente nela pra me sentir segura e deixa-la livre de verdade.

Uma das brincadeiras que ela mais gosta é de guardar as coisas. Ela tem se divertido vendo que pode colocar as coisas num lugar onde, ao fechar ela não as ve mais, e depois quando abre elas ainda estão la. Ela guarda as coisas. Mas agora ela guarda tudo em qualquerburaco que encontra. Isso inclui atras do sofa, dentro do bolso da camisa do vovô, dentro do pote de lenços umedecidos...

MAs temos tido um problema nos ultimos dias... Ela esta com uma diarreia bem pesada e eu não sei o que causou isso. Hoje tive que trocar a roupa dela 3 vezes entre o almoço e a hora de dormir por causa disso.

Ela vem comendo da nossa comida ja tem um tempo, nada mudou muito. Estava pensando que podia ser alguma reação ao tempero, de repente a moça que trabalha aqui podia estar usando algum tempero pronto, mas não. Pode ser tempero sim, pois aqui se come a comida excessivamente temperada, então eu quando vou dar a comida pra Rebeca, misturo a nossa comida do dia a dia com alguma coisa que faço separado pra ela ou mesmo com alguma papinha pronta, tipo sopa, pois ainda estou fazendo a transição da comida dela mais molhada para a comida seca. Mas em muitos dias ela come so a nossa comida mesmo.

E essa semana começou com essa diarreia. Ja tem quase 3 dias que ela esta assim, e vem piorando. E hoje, finalmente, me veio a cabeça uma coisa diferente: a banana. Pois é. essa semana o Taz comprou banana maça pra ela ao invez de banana nanica que é o que ela costuma comer. E foi uma coisa que ela comeu todos os dias (tenho politica de tentar dar banana pra ela todos os dias sim, alem de 2 outras frutas citricas).

De qualquer forma, na duvida, uso meu plano B: vai ficar a base de papinhas industrializadas da Nestle até regular o intestino de novo, e vou começar tudo de novo com as coisas que comemos normalmente por aqui, introduzindo uma a uma pra saber o que teve uma reação tão forte nela. E, claro, se não melhorar, vamos ao medico que não se pode brincar com essas coisas.

De qualquer forma, ela não teve febre, não esta postrada, na verdade continua ativa, feliz, brincalhona e reclamona (puxou a mãe). Então amanhã, como combinado, vamos ao aquario.

Beijos a todas e bom feriado, venho com fotinhos na segunda provavelemente!

3 comentários:

  1. Oi Di,
    você deve estar no aquário ... buá não consegui ir. Acabei não viajando no feriado apesar do maridão ainda estar na esperança de irmos para Cabo Frio.

    Muito bom acompanhar as fasese da Rebeca. A Galinha Pintadinha é bem legal. As crianças amam esse DVD.

    Um ótimo feriado e venha com muitas fotos para eu ver o que perdi. (snifff)

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai Di tmb tenho insônia e sei como é terrível, mas eu nem tomo mais remédio porque fico molinha o dia todo e sei como é ruim,pois assim não aproveitamos bem o dia, e parece que fico vendo tudo em câmera lenta, é terrível essas reações.
    Mas logo você ajusta e o efeito será bem menor!

    Ainda não vi essa galinha pintadinha, mas morro de curiosidade pra ver o que a galinha tem de tão especial para tantas crianças ficarem vidradas...rsrs

    Melhoras para ti e para Beca.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Di, mas que blog lindo!Adorei!Sabe, apesar de bipolar e lésbica (rs!) filhos são prioridade na minha fase "adulta independente".Depois de terminar os estudos, daqui uns três anos (pretendo fazer pós).
    Na verdade, o nome da minha filha está tatuado! (Isis).Essa menina é muito idealizada por mim e pela minha familia, o tempo todo.Tenho medo por ser bipolar, talvez não conseguir adotar por causa disso, ou fazer uma inseminação e a minha garotinha nascer assim tb.Muitos medos!
    Mas quem sabe?Sua realidade com a Rebecca parece tão doce. =)
    Lindo trabalho.

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P