De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Resumindo

Desculpem-me pela ausência nessa ultima semana. As coisas aqui deram uma melhorada então me vejo hoje numa boa posição pra falar.

Estavamos passando por um estress devido a venda de um imovel dos meus pais e isso me abalou de uma forma inesperada. Eu simplesmente não consegui pensar em outra coisa, fiquei tensa e levemente deprimida. Isso afetou meus dias e noites, meu trabalho e a minha relação com as pessoas.

Tudo resolvido, finalmente, agora posso respirar um pouco.

De outro lado, Rebeca esta com problemas para ir a escola. Todos os dias so de mencionarmos que ela ira a escola, chora, reclama, diz que não quer ir. Não consegue, infelizmente nos dizer por que não quer ir ou o que aconteceu.

Quando questionamos na escola dela, as professoras relataram que a unica coisa diferente que aconteceu foi uma tarde em quechoveu muito, muito forte e com muitos trovôes e ela ficou bem assustada. E desse dia em diante ela ficou mais insegura, se assustando com mais facilidade e tendo chorado um pouco em alguns dias.

Eu não sei bem o que pensar a respeito. A impressão que tenho é que ela quer ficar em casa, comigo. Que esta sofrendo um pouco com essa separação. As vezes penso que ela esta cansada pois na maioria dos dias em que vai a escola ela fica sem o cochilo da manhã ou da tarde, ficando o dia todo acordada. Criança pequena pode sofrer de stress?

O que tenho feito é não falar muito da escola durante as manhãs pra ela não ficar ansiosa. Sinto que se façamos muito ela sofre mais com a antecipação. Deixo passar o almoço e depois disso mantenho a naturalidade e vou arrumar a malinha dela e o lanche da escola. Nessa hora ela da uma choramingada, vai pro quarto emburrada e de cabeça baixa. Eu faço as coisas, deixo tudo arrumado e vou conversar com ela.

Falo das brincadeiras que ela podera fazer na escola, dos brinquedos e das atividades. Tendo animá-la com a ideia de ir pra aula falo que vou espera-la e, quando posso, vou busca-la na escola. Digo que na volta vamos parar na padaria e comprar pão e ela ganhara um pirulito ou, se estiver quente, um sorvete. No fim, ela ganha coragem e confiança e vai sorridente para o carro.

Percebo que quando falo dos coleguinhas ela não se anima muito, e nem falando mais das professoras, coisa que antes funcionava. Isso me faz pensar que ela tem sentido um certo ciume e não tem gostado de dividir as coisas e a atenção com os colegas, preferindo ficar em casa onde ela reina sozinha. Por isso acho importante insistir nela ir a escola e ter essa convivência, mesmo ela sendo dificil e um tanto sofrida.

Dividir o que temos e as pessoas que gostamos nem sempre e bom ou e o que queremos. Mas e importante e necessário para vivermos em conjunto. Como temos pouco convivio com outras crianças, acaba sendo a escola o principal momento de interação da Beca. E quando ela chega em casa, curtimos muito uma a outra.

Essa semana Rebeca ficou doente. Segunda a noite teve uma febre forte, mais de 38°. ficou assim por 2 dias e dai, passou. Não descobrimos o que era, ja que o unico sintoma foi a febre. Agora, tudo ja esta bem de novo.

Tenho muitas coisas pra contar ainda, mas a Beca acordou da soneca e com ela do lado não é possivel escrever mais nada. Fico devendo o resto do post pra amanhã.

E la vamos nós!

4 comentários:

  1. tb ando sumida e aos poucos to voltando a ativa.
    Olha acontece sim, mesmo bebes podem sofrer de estress.
    A falta do soninho com certeza pode deixar Rebeca mais irritada, sem duvida.
    Nao sei como opinar sobre o medo e a recusa da escola pq Nina ama e acho q eu ficaria bem preocupada caso ela pegasse esta aversao.
    Nina vai p escola d manha por isso, optei em nao alterar demais a rotina ja q ela nao fica sua soneca pos almoço d jeito nenhum.
    Nina almoça em casa.
    A escola é so p brincar mesmo.
    Vc ja cogitou colocar d manha, pq ai voltava, tomava um banho, almoçava e tirava seu cochilo em casa e a rotina talvez voltasse ao normal.
    Bjs bjs e sorte

    ResponderExcluir
  2. Minha filha também teve esta reação. Minha esposa precisou acompanhar na escola por uma semana. Primeiro dia ficou jornada toda. Segundo dia saiu uma hora antes de terminar a aula. Depois saiu no recreio. Até que deixou ela na sala e saiu.

    ResponderExcluir
  3. Dias de trovões pode assustar mesmo os pequenos.
    Aí requer uma readaptação.
    Criança pequena pode ficar estressada sim. E quando chega o fim de ano é normal elas estarem cansadas da rotina da escolinha, por mais que seja com brincadeiras, etc.
    E a soneca faz muito falta mesmo nos pequenos. Lá tem salinha da soneca?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Di,
    Olha, se vc descobrir me fala. Passei uma fase com a Sofia assim. Cheguei a conclusão que ficava com febre para não ir pra escola...
    O que eu recomendo pra vc é conversar mais com as professoras e com a psicóloga da escola (geralmente tem uma...)Criança fica estressada sim, mas é bom olhar tudo, né? rs...
    E olha, quando eu percebo uma das minhas filhas estressada eu faço o "Banho Relaxante". Coloco uma luz azul no banheiro, essência, música relaxante e dou um banho morno demorado, massagem nos pézinhos...um grande carinho. Mas é claro que nao é sempre! É um mimo esporádico! rs...Mas num momento relax desses acaba com o stress, aproxima para uma tentativa de conversa e resolve a questão "atenção da mãe". Bom, aqui, às vezes, resolve! rs...
    Ja postei sobre isso uma vez, mas faz tempo!
    Obrigada pelo seu comentario!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P