De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Um Natal meio avesso

Sabem quando algo tem tudo pra ser bom, e por uma série de pequenos acontecimentos, acaba sendo diferente do que você esperava?

Pois bem, meu Natal foi assim.

Não foi de todo ruim, pois vi familia de que gosto muito e isso sempre e bom. Mas não foi nem perto do que eu esperava.

Talvez eu tenha colocado muitas fichas no meu Natal, por assim dizer. com certeza o fato de estar gripada, bem gripada, fez tudo parecer pior. Mas a verdade é que tem coisas, e pessoas, que mexem comigo mais do que deveriam.

Meu NAtal foi longo. Acho que como todas as comemorações da minha vida-sou muito festeira mesmo. Tivemos festa na noite do dia 24, no almoço do dia 25 e aniversários no almoço e na tarde do dia 26. Então, um total de 3 dias de festa. Pensando assim, meu saldo definitivamente foi positivo.

O Almoço do dia 25, tradicional da familia do meu pai, foi otimo! Foram menos pessoas do que o esperado, mas a reunião foi muito agradavel, todos estavam bem animados e as crianças, sempre elas, tiveram seu momento sensação da festa.

E com um bom motivo! Minha tia-madrinha levou de presente de natal uma piscina para a Rebeca. Daquelas grandinhas, de 1000 litros, de plastico e ferro, pra montar e encher com a mangueira. E Estava sol e calor ainda. Eu com a Beca e minha prima com os dois filhos pequenos, conversando, veio a ideia: "Vamos montar a piscina e deixar as crianças brincarem!". Dito e feito!

E foi uma delicia, aquelas 3 crianças pequenas, a Rebeca com 2 aninhos, a priminha dela com quase 3 e o mais novinho completando no dia seguinte seu 1 ano, todos na agua. fez valer o dia inteiro!

Na segunda, foi aniversário do meu sogro e fomos almoçar na casa dele. foi um almoço simples, pegando os moradores de surpresa, desacostumados em fazera comemoração com os filhos e netos aparecendo em plena segunda feira na hora do almoço. netão, comemos soborô d´ontê, ovo frito e cuscuz. Simples e gostoso! eu levei a sobremesa, todos comeram felizes, e Rebeca teve a chance de ver e brincar com os priminhos desse lado da familia - e ficou meio assustada, admito, pois eles são bastante intensos e ela não ta acostumada com ser puxada de um lado pro outro pra brincarem com ela.

Na tarde, mais uma festinha de aniversário, de mais um priminho da Rebeca. Festa de criança com cara de antigamente, com direito a sanduiche de mini salsicha, pipoca e gelatina. Bolo caseiro de brigadeiro e brigadeiros de leite moça enrolados no dia. Bexigas e muitas crianças! Tudo muito caseiro, pra um grupo bem seleto. Ficamos honrados de poder participar e uma comemoração intima e deliciosa!

Pena que nesse segundo aniversário a Beca ja estava cansadinha e mais fechada, não quis brincar muito com as outras crianças por iniciativa propria. So se enturmou um pouco mais quando o paizão foi la incentivar. Mas foi bom!

Ou seja, ja deu pra entender que meu problema foi com o dia 24 certo?

E vejam bem, eu nem acho que tenho direito de ficar chateada. Mas fiquei.

Dia 24 a festa foi aqui em casa. E eu me esforcei muito pra essa festa acontecer. Fiz as compras de tudo que ia ser servido com antecedencia, me programei e comecei a cozinhar 2 dias antes pra não me cansar demais e nem fazer tud correndo. fiz questão de comprar os presentes eu mesma e nãodar trabalho pros meus pais, ja sabendo que minha mãe não curte fazer a festa em casa.

mas juro que pensei que, se eu não desse espaço pra ela ter trabalho em preparar a festa, ela poderia apenas curtir o momento de rever a familia. Boaba eu.

Aconteceu uma coisa que mudou o status quo da festa. Minha mãe fez uma cirurgia de transplante de cornea no dia 20 de Dezembro, 4 dias antes do Natal. e isso fez com que ela estivesse em pleno processo de repouso e recuperação, e dor e medo que envolvem uma cirurgia desse porte.

Mas eu achei que era muito em cima pra desmarcar o Natal. eu não queria desmarcar o Natal. eu esperava que, por virem pessoas queridas e proximas, ela fosse estar bem o suficiente pra tudo isso.

Mas ela não estava.

Chegou a ir no médico com medo de estar rejeitando acornea tal o modo que doida, no dia 24.

Disse-me que ela e minha irmã, que depois concordou, preferiam não fazer a festa. Que talvez fosse melhor apenas irmos ao almoço no dia 25. Que quem fazia questão dafesta era apenas eu.

E por mais que eu entenda que possa ter sido dificil pra ela. Que eu sabia, de antemão, ha anos, que minha mãe não gosta de fazer as festas em casa e que se puder também não vai nas de fora, eu fiquei chateada.

Me foi um balde de agua fria, entendem?

Por que a verdade e que eu me esforcei e queria reconhecimento por isso. Não o contrário!

E isso ficou na minha cabeça nos dias seguintes. Que na verdade eu estou mesmo com o foco errado. Mais que isso, eu estou fazendo as festas -e vivendo -  na casa errada. Talvez até com as pessoas erradas!

Minha irmã disse algo serio - quando eramos crianças uma das grandes magias do Natal era que podiamos ver nossos primos. Que teriamos outras crianças pra brincar. E que eu deveria pensar então em passar o Natal com a familia do Taz, por exemplo, pra Beca ter com quem brincar. Pra ela ter a chance de ter o que nos tivemos.

E eu concordo com isso. E faz sentido!

Eu percebi que estou presa a um molde que ja não funciona, onde passar o natal com meus pais era obrigatório. Onde não tinha alternativas. E esta na hora de perceber que não é mais assim. Que minha familia principal não são mais eles, e sim a Beca e o Taz. E que devo me concentrar nisso.

E dificil. Foi dificil. Vai ser dificil. Mas talvez seja uma boa coisa pra começar o ano, e desapegar desse modelo.

De fato, isso ja vai começar acontecendo. Meus pais, depois de conversarmos sobre o fato de minha mãe não querer festa e eu sim, irão passar o Ano Novo na casa da minha irmã, enquanto eu, o Taz e a Beca ficaremos em casa, onde faremos a nossa recepção para os amigos.

E acredito honestamente que vai ser mesmo, bem melhor assim...

3 comentários:

  1. Oi querida...Pois, pelos vistos vai mesmo neah ...ja que e' assim e voce nao tem que tar mal por outtras pessoas nao darem significado nesse dia...Vovce da' e sua menina tambem e isso e que importa.. Beijo e que sua passagem de ano seja bem melhor!!

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu te perguntei do Natal e vc me respondeu que foi meio diferente do que você esperava e eu vim aqui para ler o que aconteceu. Realmente quando a gente mora com os pais as coisas não são fáceis, eu sei porque passo por isso também, sei bem do que você está falando.
    Mas você deve sim levar em consideração que ela estava mal ainda por causa da cirurgia, então isso tudo junto causou esse stress nela e também o fato de ser avessa a comemorações em casa.
    Eu também tenho muitas recordações dos natais em família que eu passei quando criança e na minha família esse costume se perdeu também e eu sinto falta pela Sarah, porque pra mim foi lindo ter essas recordações e às vezes eu me esforço por essas coisas por ela mesmo. Acredito que você está tomando a decisão certa em passar o natal na casa dos parentes do seu marido e dar a Beca a oportunidade de ter as recordações que você tem. Tomara que seu ano novo seja bem melhor que o natal e que você venha aqui contar que sua recepção foi um sucesso. Bjus e até breve com as fotos da Beca.

    ResponderExcluir
  3. Oi Di,
    espero que o seu Ano Novo saia dentro do esperado e que 2012 seja maravilhoso para vocês, com muito amor no coração, paz e harmonia e saúde em família.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P