De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

domingo, 30 de outubro de 2011

Muitas coisas

Voces ja deixaram de postar por ter muita coisa pra falar e não saber por onde começar?

Eu ja.

As coisas em casa estão caminhando. Tento manter meu plano de me mudar da casa de meus pais em Dezembro, continuo trabalhando, Rebeca continua indo a escola.

Na ultima semana a pequena entrou mais uma vez no antibiotico, espero que a ultima ate pelo menos o proximo inverno. Ja esta bem, faceira e contente. Montamos a piscina inflaveçl aqui em casa e a boneca se esbaldou no sabado a tarde brincando com o papai.

Mas nem tudo são flores.

Pracomeçar pela Rebeca, ela continua dormindo no nosso quarto e isso começou a causar um estress entre eu e o Taz, ja que cada dia mais a intimidade, pessoal e do casal no quarto fica comprometida. E algumas lições importantes sobre privacidade, por exemplo, exenciais para um desfralde bem sucedido, ficam sendo deixadas de lado. Afinal, crianças aprendem pelo exemplo e nos não estamos preservando a nossa privacidade.

Por um lado eu quero coloca-la pra dormir de volta no quarto dela. Por outro, quando penso na dificuldade e no estress que isso vai gerar, desisto. Fico jurando que depois que sairmos daqui, tivermos nossa casa, sera mais facil pois não iremos sentir que estaremos atrapalhando o sono de mais ninguém a não ser o nosso. (oi? devemos ir morar em apto...)

Pior de tudo e que dormir no nosso quarto ja não e suficiente. Rebeca acorda chorando, inconsolavrel, tarde da noite ou madrugada. tem muita dificuldade pra se acalmar e acaba sempre subindo pra minha cama dormir comigo e jogando o pai pro colchão. Na tentativa de acalma-la vale tudo, ate ligar a tv e colocar no desenho pra ela se distrair do que a fez acordar.

Eu credito essa dificuldade que ela tem de dormir com 3 fatores que considero falhas:

- falta de rotina
- falta da soneca da tarde durante a semana
- não dormir direto na cama no quarto

Acredito que com uma rotina mais estruturada, ja que a dela foi pras cuias ha meses e não consegui retomar, ela se sentiria mais segura.

Acredito que a falta da soneca deixa ela num cansaço extremo no horario de dormir, o que dificulta o relaxamento e o sono profundo e restaurador.

Acredito que se ela soubesse adormecer sozinha, em sua cama, no seu proprio quarto, seria mais facil lidar com essas acordadas noturnas. Ela saberia onde esta, onde eu estou e como me chamar. Relaxaria com mais facilidade e dormiria melhor e por mais tempo.

Duro...

Enquanto isso ainda tenho que lidar com a minha doença dando as caras. Por que depois de todos esses anos eu sei diferenciar quando sou eu e quando é ela minando a minha segurança e sanidade...

Tenho estado no limite ja tem algumas semanas. Isso atrapalha tudo, meu sono que fica mais leve, meu trabalho que não rende como poderia e deveria, meu relacionamento com marido, pais, irmã, amigos.

Minha tendencia e a depressão, então eu fico ciclando entre o deprimido leve e um estado levemente elevado de humor. São mudanças discretas, que poderiam ser confundidas com um dia ruim ou uma animação normal. Mas eu me conheço.

A minha medica chegou a aumentar a dose do remedio. Inicialmente por pouco tempo, 2 semanas, pra me tirar do ciclo. Ajudou, estou melhor. Mas ainda não completamente bem.

Mais que a medicação, mudanças de comportamento e atividades ajudam horrores. Sair com os amigos, ir ao cinema, por exemplo, fazem milagres no meu dia a dia.

E tem uma outra coisa que ajudaria também... E a verdade é que eu acho que é isso que tem me deixado mal... Deixar de trabalhar.

Desde sempre o trabalho me causa um estress mental com o qual eu sou imcompativel. Ja vi esse quadro que vem se formando antes. Ele sempre termina comigo em uma crise forte de depressão, altas doses de remedio e meses de tratamento ate eu voltar ao normal.

Não e facil adimitir isso. Sinto vergonha de falar, de pensar que esse e o meu limite. Que pra ficar bem eu tenho que abrir mão de ter o meu proprio sustento.Que vou sim ter que depender de outra pessoa financeiramente. Ainda mais numa sociedade onde seu sucesso pessoal e medido pelo profissional!

Eu sou mais feliz e fico melhor ficando em casa, sendo dona de casa, escrevendo o blog e outras coisas.

Mas hoje, desistir de trabalhar significa ter que abrir mão de sair da casa dos meus pais no proxino ano, pelo menos. E tambem não sei se estou pronta pra abrir mão disso...

Ai gente, ajuda ai, deem seus palpites que isso sempre me ajuda a pensar!

4 comentários:

  1. Oi, nossa achei seu blog por aqui...
    a gente acha que a situação que a gente vive no momento é a pior do mundo, mau sabe nós que sempre vem piores...rs
    Enfim, sua filha precisa aprender a dormir..(olha quem fala uma mãe que está quase pirando pra por seu bebê de 3 meses pra dormir), mas as coisas estão melhorando
    tentei o plano da almofada
    Você pega uma almofada, põem em cima do seu colo ( no chão, em cima de um tapete talvez), e faz ela dormir( conta histórias, ou música, mostra livros e imagens)...se ela adormecer fica lá por algum tempo (bastante)..devagar coloca ela na cama ou berço...fica lá um tempo tbm
    Vc vai ajudar ela chegar no sono profundo....
    não vai ensinar a dormir sozinha, mas vai mostrar como é bom estar nesse estado!!
    Não faça mais ela dormir na sua cama
    Se ela acordar de madrugada....faça a mesma coisa ( quando ela se acalmar)
    Olha, eu to dividindo uma experiencia minha....rs e bem particular..
    faz uma semana que meu bebê está dormindo no berço!!!!
    minha meta é mês que vem ele ir pro quarto dele

    beijos e força mulher!!!
    www.sublimeamordemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Di a gente sabe o que deve fazer mas daí a executar é outra história né?
    Entendo perfeitamente que o cansaço impede de tentar fazê-la dormir no próprio quarto.
    Teria que elabora um esquema entre vc e o marido e os dois trabalharem juntos. Talvez nas férias dele seria melhor.
    Quanto ao trabalho não se envergonhe. Você não deve satisfação a ninguém. Só você sabe o que é melhor para você e por consequência melhor para sua filha.
    O ideal então seria vc trabalhar em casa a onde poderia ir no seu ritmo e tempo. Comece a pensar alguma coisa que gosta de fazer ou queria aprender. Assim teria uma renda e trabalharia com prazer. Pesquisa, pensa, analisa devagar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A vida não é facil né! Ás vezes é uma merda viver de expectativas positivas, eu sei. Querida aguent firme, vá em busca dos seus propósitos (sair da casa da sua mãe e ter seu próprio espaço fará muito bem a vc).

    Qt ao coment do aniversário eu concordo com vc. Festa tem caber no nosso bolso e ter cara de criança.


    Rebeca está lindaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P