De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Blogagem Coletiva - Leite é amor

Eu não pude amamentar a Beca no peito por muito tempo. E mesmo o 1 mês e meio que pude fazer isso teve que ter complementação. Coisas da vida, e sem dúvida da pouca informação que eu tive na época e da falta de apoio por parte dos familiares mais próximos. Sim, esse é um assunto difícil pra mim.

Quando a Beca nasceu eu tinha algumas teorias sobre amamentação bem boas que pude por em prática e ajudaram um pouco - como deve ser a pega correta do bebê ao seio por exemplo. Assim que ela foi levada para o quarto, já banhada e arrumada, coisa de 1h ou 2h depois de nascer, ela pegou o seio fácil. Mamou bem, mas dormia fácil com o peito na boca.

Meu instinto me falava muito que tudo bem deixar o bebê no peito. Meu marido foi fantástico nos dias que estávamos no hospital, chegando a segurar a Bebe no meu peito quando eu adormeci dando de mamar, ele sentado no chão a minha frente. E eu dormi nesse momento por causa de uma das coisas mágicas (pra alguns) da amamentação: era muito prazeroso e relaxante!

Eu gostava muito da sensação de tê-la ali comigo, sentir a boquinha dela sugando, o cheiro dela, ter aquele momento tão nosso. Nossa ligação já era forte desde sua concepção e aquela era uma chance que tínhamos de estreitar isso.

A coisa começou a desandar tão logo viemos pra casa. Muita gente dando palpite, as cólicas, tudo. E eu tinha leite. Infelizmente pelo jeito não o suficiente pra ela engordar e quando fomos ao pediatra ela havia perdido peso. Ai os palpiteiros foram ainda mais implacáveis e eu acabei dando complemento pra ela algumas vezes, ainda no copinho.

Infelizmente eu fui me estressando muito, comei aquela história de dar de mamar a cada 3 horas, tirar a roupa da Beca pra ela não adormecer durante o sono, dúvidas, dúvidas e muita insegurança. Quando na segunda consulta com o pediatra ela não havia ganho nenhum peso a complementação se fez necessária.

Eu não sabia nada sobre relactação naquela época e, mesmo que soubesse, não sei se teria tido força pra nadar contra a corrente e tentado.

Depois de 2 semanas que introduzi a mamadeira a Beca pegou sapinho e o peito que ela ainda não tinha largado mesmo com o complemento teve que lhe ser negado. Eu já estava tão mal nessa época que eu sabia que era ali que eu teria que retomar meus remédios para a bipolaridade. A depressão batia a minha porta e eu não podia insistir mais e nem sabia como.

Encontrei, no entanto nos momentos que dei de mamar para a Beca com a mamadeira um prazer diferente. Percebi que tinha muito mais a ver com a minha entrega aquele momento que o fazia tão nosso. E segui, me cuidando mais, descansando como mandava a recomendação médica, mas aproveitando cada mamada que eu dava pra ela.

Hoje a Beca esta com 2 anos e 10 meses. Uau! E segue mamando viu? eu ouço as vezes a pergunta: "mas você ainda da mamadeira pra ela? Não ta na hora de cortar isso não?" Eu sorrio, falo que logo faremos isso, mas que não vou forçar. Nunca forcei nenhuma mudança à Beca pra nada e não vou começar agora. Sei que o "mama" é importante pra ela, um momento em que ela se sente segura. ela mama pra dormir e quando acorda. Nos dias que tem noites mais difíceis ela acorda de madrugada e pede mais uma mamadeira pra voltar a dormir. Ainda é um momento nosso de tal forma que não importa o meu cansaço e o quanto eu precise continuar dormindo ela já não aceita receber esse "mama" de mais ninguém se depender dela.

A amamentação não é algo natural como muita gente acredita, não pra todo mundo. Quer dizer, é, mas ser natural não significa que seja fácil! E é importante ter apoio nesse momento pois estamos muito fragilizados e acabamos sendo influenciados muito facilmente. Por melhor que possam ser as intenções muitas vezes mais ajuda quem não atrapalha.

Se eu posso dar um conselho pras mães que ainda estão vivendo esse momento é: se você quer amamentar, insista, lute, se informe e peça ajuda! E amamente com amor! E se tudo der errado e a mamadeira entrar na jogada, se dê o direito de sofrer um pouquinho mas respire fundo e continue ali, por que é o amor que torna o momento tão mágico.

"Esse post faz parte da Blogagem Coletiva com objetivo de incentivar a doação de leite materno aos Bancos de Leite. Saiba mais informações de como doar clicando no selinho!"



3 comentários:

  1. Realmente amamentar não é fácil mesmo, quem sabe no segundo vc pega o jeito rs.
    Quanto a mamadeira só tirei de Ubiratan com 3 anos, o povo comentava mas eu nem ligava, quando a nossa hora chegou foi super tranquilo.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post! Nós também falamos da nossa dificuldade no blog... Muito mais complicado quando outros resolvem opinar,né?

    Tati
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/2012/08/o-leite-que-nao-desce.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post! Tb passei muito trabalho no inicio da amamentação, minha estória parece com a sua, tb acreditei ter pouco leite, ouvi os palpiteiros. Comecei com o complemento. Mas qd ele não quis mais o peito com qs trêss eu descobri a relactação (passei um dia na frente do computador chorando, tentando achar uma solução) e faço até hoje (ele tem 10 meses agora). Eu amo amamentar e enquanto ele quiser vou continuar. Meu post está no meu blog:
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P