De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Saga do sono

Rebeca tem problemas pra dormir desde que era um bebezinho. Sofre com pesadelos frequentes e acorda chorando. Isso melhorou por um bom tempo, especialmente quando ela fica sem ver tv antes de dormir, mas não foi resolvido. Não é todo dia que ela tem pesadelos hoje em dia, mas as coisas mudam e continuam iguais, sabem?

Esse ano todo a Beca adquiriu uma rotina durante os dias que vai a escola em que ela acorda de manhã e passa o dia todo acordada, até perto das 20h quando eu a coloco pra dormir e ai vai até de manhã. Com um dia sim outro não tendo pesadelos as 23h e voltando a dormir relativamente fácil.

Mas isso mudou de um mês pra cá, mais ou menos. Provavelmente por causa das férias, meu chute.

Também tem a parte do desfralde. Diurno, nem sonho com o noturno ainda. Mas ela da indícios que logo logo estará interessada na segunda opção. Já tem noites que ela acorda e pede pra fazer o xixi no peniquinho. São raras ainda, mas acontecem.

Quando ela acorda pra fazer xixi eu tento levantar sem reclamar muito. Por que tem uma coisa que mudou e muito nesses últimos tempos: agora só a mamãe serve. Nada de papai levantando pra ajudar. Não ajuda. ela quer que seja eu e pronto e se insistirmos com o pai é muito choro. Choro demais pra quem esta acordando no meio da madrugada, cansado e com química na cabeça. Não adianta, melhor levantar e pronto.

E se ela acordasse só pro xixi, ok. Os pesadelos, como tinha uma frequência e um horário meio certo era só esperar ela acordar, acalmá-la e coloca-la de volta na cama e podia contar com um sono tranquilo o resto da noite. Mas tudo isso mudou.

Não sei dizer se foi exatamente quando voltaram as aulas mas com certeza foi perto, Rebeca começou com essa coisa de só querer a mamãe. E eu estava conseguindo levantar numa boa por um bom tempo, mas chega uma hora que o corpo se esgota de dormir pouco - mães de bebês sabem bem do que eu estou falando! - e você precisa daquela ajuda.

Com isso o esquema tem sido o seguinte: de madrugada quando ela acorda eu levanto, atendo as primeiras necessidades, faço ela voltar a dormir. Sinto que rola uma carência nesse processo, que ela só quer me sentir por perto, não reclamo, entendo. Mas com isso quando ela acorda de manhã, pra valer, estou esgotada demais pois não volto a dormir com a mesma facilidade que ela. Ai levanto com ela, preparo e dou o leite, ligo a televisão e peço ajuda dos universitários: o Taz quando está em casa e aos meus pais. E volto a dormir.

Tento ficar com ela o tempo que estou acordada de manhã, almoço, e quando ela volta da escola até a hora de dormir. Sou sempre eu que a faço dormir e com as raras exceções em que dou uma saida a noite com os amigos, faço questão que seja assim.

No entanto ainda não me recuperei desse esgotamento físico e mesmo nossas horas juntas poderiam ser melhor aproveitadas. Mas tenho paciência, sei que não será sempre assim. O negócio é aproveitar quando e como dá. Seja pra brincar ou pra dormir.

Na ultima semana ela voltou a ter os tais pesadelos e começou a dormir muito mal. Resolvi apelar e voltar a usar um velho conhecido por alguns dias, pra ajudar a regular o sono dela novamente: o passiflora. Ajuda. Ajuda muito, ela dorme melhor e até acalma a tosse, vejam só! Ela dormindo melhor eu durmo melhor também e todos ficamos mais felizes e mais descansados.

E força na peruca que um dia sei que vou olhar pra trás e sentir falta disso tudo! (Ok, talvez não sinta falta de dormir mal...)

2 comentários:

  1. Di! Que saudade!

    Olha, estamos passando por um momento parecido com os pequenos, então.

    Vicente está com aquela ultra necessidade de mamãe, ninguém resolve, ninguém serve, só eu.
    Tenho me sentido muto cansada também e tenho feito como você, atendo as necessidades, passo o tempo, consolo tudo mais e, pela manhã, papai fica com ele pra eu dormir mais um pouquinho.
    Como você, sei que vai passar. Força na peruca mesmo! heheheh

    É bom saber sobre a passiflora!
    Vicente tem acordado bastante com pesadelos.

    Beijos, com saudades!

    ResponderExcluir
  2. Olá, também sou mãe bipolar e no final dá tudo certo. O astral está bom por aqui graças a Deus, mas com filha pequena é só alegria mesmo. Estou conhecendo blogs semelhantes e divulgado o meu:
    http://eubipolarbuscandoapaz.blogspot.com.br/
    beijos :)

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P