De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sábado, 15 de maio de 2010

Gripe, instabiidade, causos

Passou-se a virose (é, acho que era uma sim... mas não tem mesmo como ter certeza) e agora, tcharam! Estamos gripadas! É, com S, plural, eu e Rebeca gripadas. De mal humor (do jeitinho dela ela também esta) e incomodadas. E eu, cansada, muito cansada, to ficando meio deprimida depois de tanto tempo com a saude assim ruim..

Acho que dessa vez eu realmente sinto a depressão mesmo. É diferente de como eu vinha vindo, na beirada, em cima do muro, me aguentando. Fico nervosa pois fisicamente estou mais exaurida que o normal devido a gripe e ter saido dessa virose, e acabo a beira de perder o controle e começar a chorar de nervoso. E sim, se na sua cabeça você esta ai se perguntando "ate com a Rebeca", a resposta é sim.

A Beca estar gripada deixa ela, obviamente, bastante incomodada. Apesar de estar bem ativa e não ter febre, ela mostra sinis claros de cansaço, sonolencia, e as vezes ate parece com incomdos no corpo que sugerem dor de cabeça e essas coisas que nos sentimos. Nessas horas que vejo que ela parece muito incomodada com tudo, e chorosa, batendo a mãozinha na cabeça, ou mesmo dando chorinhos quando seguro ela pra pegar no colo, acabo dando tylenol e isso parece fazer ela se sentir melhor. E coriza, coitada, muita coriza. Ela mal respira. E esse é o nosso maior problema.

Bebes não sabem assoar o nariz. E a Beca, ao contrario, simplesmente detesta que a gente mexa no nariz dela. Ela ja não gosta normalmente, mas costuma deixar que o limpassemos apos o banho com um cotonete. Agora, nossa, simplesmnte impossivel. É uma choradeira toda vez que tem que limpar o nariz, apos um espirro, o que alias ela faz bastante. E funga. Ja viram nenem fungar? Pois e, ela ta aprendendo a fungar. Meio involuntario ainda, mas funga. Enfim, e uma briga, que parece que estou fazendo o maior mal do mundo pra ela.

E eu, mal do jeito que estou, tenho tido dificuldade de ficar calma nessas horas. Não tem jeito, uma hora ou outra precisa tirar o excesso de catarro dela, e eu morro de medo de machuca-la no processo, pois ela se debate muito! Eu paro, tento conversar, explicar, acalamar, distrair, mas mesmo assim, ela não deixa encostar nela. E isso se repete nas tentativas de colocar rinosoro ou simplesmente passar um lenço para limpar o rosto dela.

Normalmente não é tão dificil. Nem pra ela e nem pra mim. Mas, como eu disse, estou bem mal... Numa dessas quse comecei a chorar junto com ela. Engoli, forcei um pouco a barra pois ela estva muito entupida, limpei, acalmei a pequena um pouco, coloquei ela assistindo um desenho que gosta, e sai por alguns minutos, pra me acalmar. E a sensação de ficar nervosa, com ela, comigo, com a situação, com me sentir assim debilitada, foi horrivel! Ai...

Mas, mais alguns dias e isso passa, certo?

Eu to la, meu antigripal, roupas quentinhas, chas... Mas e o melhor que tem dado pra fazer, por que, eu estou gripada, mas o Taz, nossa, ele ta muito pior que eu.

A Rebeca também esta nessa, tylenol se parece muito incomodada, mas no geral, o tratamento dela tem sido suquinho de laranja com cenoura e inalação 3 vezes ao dia. (essa ultima, tem sido mais facil que todas as alternativas para limpar o narizinho da pequena, ainda bem, pois e o que esta fazendo o catarro sair...). E comer. O que tem sido outra briga nesses dias de gripe, pois ela aceita a mamadeira bem, mas os outros alimentos ela parfece estar meio enjoadinha, e se eu achava que ela comida pouco antes, agora... ai ai... Mas passa logo, e segunda tem consulta com o pediatra, vamos ver!

Alias, eu preciso lembrar de dessa vez escrever todas as minhas duvidas pra levar ao pediatra dela. Ja disse que a alimentação da Rebeca, e o que eu quero em relação a isso pra ela (e por conseuqencia pra mim e pro taz) tem batido de frente com a minha pessima educação alimentar? Gente, e serio, eu não tenho ideia do que dar pra ela comer, como introduzir os aliemntos, quando, quais, em que ordem, quantas vezes por dia... ai, o pessoal aqui sempre viveu a base de pizza e comida industrializada,e definitivamente não e isso que eu quero pra ela, e nem o que preciso pra mim e pro Taz agora! To perdida...

O TAz, como eu disse, esta muito mal. Vai operar mesmo, ja marcou a data, precisa agora pedir autorização no convenio, e se tudo der certo, dia 12 de junho ele vai retirar a vesicula e corrigir uma herna umbilical encontrada no meio dos exames que ele teve que fazer.

As pedras nos rins o medico acredita que ele pode estar com residuos, ou mesmo a pedra em si, rpesa no canal, por causa do relato de dor que ele deu. Fez uma tomografia com contraste na sexta feira pra ver, e o resultado sai dia 20... Se de fato for isso, não tenho ideia do que vai ter que acontecer...

E ele esta bem assustado. Sentir dor cosntantemente, mudando apenas a instansidade da mesma deve ser algo horrivel. Alias, e algo horrivel, eu sei disso, ja senti isso, apesar de não a mesma dor que ele tem sentido. Alia-se a isso poucas horas de sono por dia, trabalhar sem no entento ter retorno suficiente pra suprir as necessidades da sua familia, depender dos outros pra tanta coisa e ser constante mente lembrado disso e muitas vezes "sugerido" que a situação e comoda e não tem interesse de muda-la... E no entanto a responsabilidade de saber que não e um momento de se arriscar a não ter nada. A Briga interna entre "preciso de mais mas é melhor garantir o pouco do que se arriscar e acabar sem nada".

Alias, tirando a parte das pedras nos rins e vesicula, eu e ele estamos exatamente no mesmo barco, sentindo a mesma coisa, cada um do seu jeito, lidando com isso do seu jeito, e por isso brigando tanto.

A Parte boa foi que conversamos, de verdade, honestamente, pela primeira vez em meses, essa semana, e acredito que finalemnte cnseguimos expressar algumas coisas (como voês pdoem ler acima...) e isso, espero, será nosso primeiro passo, juntos, pra algo melhor.

Mas precisamos passar por uma cirurgia e uma recuperação antes de muita coisa acontecer...

Ou seja, meu dia dos namorados vai ser no hospital... Tomara que nosso presente seja, enfim, o retorno a saude. :)

Vou voltar a dormir agora, na esperança de mehlroar um pouquinho pra aguentar melhor mais um dia, de gripe, frio, mas se tudo der certo, um pouco de diversão. Bom final de semana pra vocês, obrigada por lerem o desabafo ate aqui. ^^

4 comentários:

  1. Coitadas de vcs duas, mas não fique desanimada não, logo isso tudo passa. Sei que é complicado, principalmente para a pequena, mas passa com certeza.
    Bjs
    Cátia e Sophia

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Deve estar bem mal memso a situação por aí...tadinha da Rebeca, ela q não entende muito ainda.
    Desejo q vcs melhorem logo, os 3.
    Muita saúde e discernimento pra resolver as coisas!
    E não vai esquecer de tirar as dúvidas com o pediatra! ;-)
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, te achei no blog de uma colega minha, a Rubia mãe do Matheus; e quando ví sobre a Bipolaridade me interessei bastante, visto que sou também, inclusive nos meus posts mais antigos conto toda a minha historia, quando surgiu e tudo que passei, te adicionei e estou te seguindo.
    Desejo melhoras a vcs, um bjão gigante!!!

    ResponderExcluir
  4. Andei lendo um pouco dos seus posts anteriores, a Sua princesa Rebeca teve refluxo, vc pode me dar algumas dicas, pois minha baby está com refluxo.
    Bjãoooooooooo meu e da Valentina

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P