De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Continuidade do sono

E... ela acordou!
Sim, ontem, no final das contas, Rebeca acordou do cochilo fora de hora um pouco depois que eu publiquei o ultimo post, as 20h.

Acordou sem choro, e claro, sem sono. Descansada e feliz! Aproveitei e dei o jantar a ela, ficamos juntas, assistimos Tv e brincamos um pouco. Deu tempo dos meus pais a verem antes dela dormir e tudo.

Pra faze-la adormecer, por volta das 22h, não foi muito dificil não. Expliquei pra ela que era de noite, que estava escuro, e que de noite é hora de dormir. Levei ela pra fora e mostrei que estava escuro, mesmo que dentro de casa tivesse luz, e que isso significava (estar escuro do lado de fora) que era hora de dormir e não de brincar.

Trocamos a fralda, a roupa e dei a mamadeira. E ela dormiu com facilidade depois disso.

Cheguei a pensar que no fim tinha dado sorte e que ela so acordaria de manhã, ou pelo menos, quase de manhã o suficiente pra ja ficar acordada. Sonhei com a possibilidade dela so acordar as 5h da manhã, coisa que ela nunca fez mas vai saber, e assim eu conseguir fazer ela dar o cochilo de manhã antes da escola. Mas não foi nada disso que aconteceu...

Por volta da 1h da manhã ela acorda chorando e nada a faz parar. Diagnostico: nariz entupido, de novo. Solução: inalação.

Pra isso, levantamos os dois, eu e o Taz. Eu, pra calma-la e fazela, no colo e de pezinha, encostada no meu corpo, voltar a dormir. O TAz pois depois disso é trabalho dele ficar com ela e fazer a inalação, esperar acabar e leva-la devolta pro quarto. E pro azar dele, nesse processo de fazer a inalação, a bebe acordou e demoru pra voltar a dormir. Voltaram pro quarto ja mais de 4h da matina.

E ela acordou de novo as 7h da manhã. feliz, contente e cerelepe!

Eu ainda insisti em tentar fazer ela dormir de manhã, com as ultimas gotas de esperança de que esse sono cortado ajudasse, mas nem. 1h com ela, cantando e ninando e uma mamadeira depois e ela nada de dormir.

Foi pra escola, voltou, acabada, exausta, dormindo em pé. Mas ai, bom, ai eu decidi que ia seguir a rotina e pronto. Ou melhor, começar uma nova rotina aceitando que ela não vai mais dormir de dia em dias de semana: as 18h foi tomar banho com o papai, o que despertou ela um pouco. as 18h30 jantou, assistiu tv das 19h em diante e fui coloca-la pra dormir as 19h30. Ela acabada, exausta, dormiu sem nem terminar o leitinho.

Mas ja vi que isso deixcou ela cansada demais. E sim, demais pra ela. Mas não tenho como resolver isso agora. Estou trabalhando e, por mais que eu tenha a possibilidade de trocxar meu horario de trabalho pelo proprio trabalho permitir isso, eu sei que eu não conseguiria trabalhar se fosse pra Rebeca ir pra escola de manhã. Eu não funciono de manhã e ia acabar voltando a dormir assim que ela saisse, perdendo minha manhã inteira. E pros meus planos darem certo e eu conseguir o que quero, almejo, preciso, eu tenho que continuar trabalhando...

O sono dela esta bem agitado e ela esta choramingando dormindo. Nesse momento o Taz esta fazendo a inalação nela, pra não corrermos o risco dela acordar de madrugada de novo por esse motivo. Com o tempo seco que tem feito, instituimos essa pratica diaria, de inalação antes de colocar ela na cama, e tem funcionado. Ontem, devido ao dia atipico, eu não tinha feito.

Agora vamos ver, como vai ficar a rotina da moça, se ela vai se adaptar, eu tambem, e averiguar, mes que vem, as consequencias dessa mudança. Mudança que eu ainda acho precoce demais...

Ah, em tempo: eu vou continuar dando a mamadeira e fazendo ela descansar no horario da soneca da manhã, mesmo que ela não durma. Tambem acredito que, mesmo que ela não adormeça, o descanso e dar essa parada nas atividades ajuda  a manter o ritmo, o humor e a saude pro resto do dia.

Um comentário:

  1. aff a secura é de matar mesmo, morando no Rio desde 2004 qdo vou p ao sofro de secura, pele, nariz tudoo!!
    Qto ao sono deve ser mesmo dificil este inicio, mas acho q logo ela se adapta, mas q é dificil isso com certeza pq a criançada dorme no meio dia ate uns 3 ou 4 anos eu acho.
    Bjks

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P