De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Foi você que ensinou!

No domingo, como contei, fomos visitar um amigo meu que ia aniversariar e sua familia. Foi um programa legal, mas aconteceu uma cena que não me sai da cabeça e eu precisava compartilhar com vocês:

O filho do meu amigo, um garoto bem ativo, nos auge dos seus tres anos de idade, estava inquieto no banco da praça de alimentação do shopping pois ele ja tinha terminado seu almoço. E brinca, e sobre aqui, e se mexe, e faz e vai. Normal. Ai ele começa uma conversa com a mãe dele sobre brinquedos, acho que perguntando com o que a Rebeca brincava, não tenho certeza. Ah isso, a mãe responde " de boneca" e ele repete e ela continua "mas você não brinca de boneca, boneca e brinquedo de menina."

Passa na minha cabeça automaticamente de que é dai que começa o preconceito, mas deixei passar, vamos ser sociaveis e não se meter na criação do filho dos outros

Ai ele fala de pipa, e pergunta pra mim se a Rebeca gosta de pipa. "Ao que eu respondo que sim, que ela gosta muito de pipa.

Ai ele mesmo fala "mas pipa e brincadeira de menino!"

E eu não me aguento e repsondo:

"Quem disse? Pipa e brincadeira de criança. independente de ser menino ou menina!"

A mãe dele, ja entra e continua na minha deixa "A sua tia brinca de pipa e ela e menina, lembra?"

Ai, meu amigo fala "nos tivemos que ensinar isso pra ele, brinquedo de meniono e de menina, pois ele estava indo brincar com as panelinhas e os rodinhos imitando a vó em casa, e as crianças estavam falando que ele era menina pois brincava com coisas de menina"

Eu, não aguentei, e falei
"Isso, perpetua mesmo o problema! Ao inves de explicar pra ele.as diferenças e falar que os outros meninos estão errados, não, você vai la e faz seu filho ficar igual a eles! Mostra memso que eles estavam certos!"

Ai, pra corrigir, ele tentou "Ah, quando ele tiver idade pra argumentar eu ensino pra ele, por enquanto e melhor assim, crianças são muito malvadas!"

Eu rebati "ele vai ter os argumentos que você der a ele, se você não tem nenhum, não faz diferença quantos anos ele tem!"

Acabou a conversa ai. Ele, sabiamente, não continuou, e nem eu.

Mas eu queria ter falado mais uma coisinha pra ele...

"Olha, quando ele for maior e não quiser arrumar o quarto nem lavar a louça e ajudar na casa e falar que não faz isso por que é homem e essas coisas são coisas de mulher, lembra disso ai e que foi você que ensinou, antes de brigar com ele, ta?"


Gente, não fui nem um pouco simpatica, e olha que o cara e meu amigo. MAs me incomodou muito. E impressionante que a gente ignora o fato de que e de pequnininho e desses exemplos que damos que vamos formar o carater dos nossos filhos. Ai, depois cresce, vira um machista, ou homofobico, e é preso espancando gente na rua e os pais juram que não sabem como isso aconteceu! (ta, exagerei, mas e essa a ideia né)

4 comentários:

  1. É por ai mesmo, vejo meu irmão que não lava um prato, não move uma mão para ajudar na manutenção da casa, como eu estudo em tempo integral e minha irmã tb, ela fica sem ajuda e ele ainda reclama quando algo não está ao gosto. Quando mainha reclama digo a ela, que ele é assim pq ela educou assim, quantas vezes durante a infância eu reclamei pq Junior não estava fazendo nada e eu estava lavando ou varrendo??? Milheres, mas isso não é serviço de menino, hoje ela bem que apreciaria uma ajudinha dele.

    Você está certa e esse tipo de educação tem consequencias sim.

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente com a Pandora,eu ainda não tenho filhos,mais vejo os homens da minha fámilia agindo exatamente do jeito que ela falou,acredito que a base do respeito tem que existir desde pequeno.

    ResponderExcluir
  3. Situação delicada, eu evito falar, pois levo comigo que cada família anda do seu jeito.
    Mas concordo com vc que não foi a melhor solução, foi a mais fácil, mas não a melhor...
    bju

    ResponderExcluir
  4. ufa na lata, é isso ai, gostei!!!
    O povo pensa q criança nao entende e passa batido sem explicar.
    bjs

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P