De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

domingo, 7 de agosto de 2011

Receita de cupcake de baunilha com recheio de doce de banana

Gente, vou postar aqui a receitinha de um doce que fica simplesmente fantastico! Daqueles tão doces quanto doce de batata doce, entendem?

Acho ate que ja coloquei essa receita aqui antes, mas vai de novo:

Cupcake de baunilha com recheio de doce de banana

Para fazer o bolo use a sua receita preferida de bolo de baunilha. Voce pode ate usar massa pronta tipo Dona Benta (que é o que eu costumo fazer) ou se quiser arriscar, pode tentar essa aqui, retirada do blog Barra Doce:


Você irá precisar de:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3/4 de colher de chá de sal
- 2 tabletes de manteiga sem sal (100 gramas cada tablete), cortado em cubinhos e em temperatura ambiente
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Vamos lá! Pré aqueça o forno em 180 graus e coloque as forminhas de papel já na forma de 12 canecos. Misture os ingredientes secos, farinha, açúcar, fermento e sal, e depois que estiver tudo bem misturado, adicione a manteiga e bata na batedeira até que vire uma massa. Em uma outra tigela de batedeira maior bata os ovos, o leite e a essência de baunilha. Depois vá colocando a primeira mistura em 3 partes, sempre parando a batedeira e passando uma espátula para desgrudar a massa das laterais de tigela antes de adicionar a parte seguinte. Coloque a massa nas forminhas com 2/3 de massa, para que ela cresça um pouco mais de 1/3. Tire os cupcakes do forno assim eles estiverem corados e o teste do palito sair limpo, deixando esfriar em uma grade. Rende cerca de 30 cupcakes.


Eu nunca usei essa receita, mas esta anotada entre minhas coisas para teste antes do niver da Beca pois no fim, rende mais e sai mais em conta que ficar usando massa pronta.

Mas, se voce decidir ser pratica e usar a massa pronta, saiba que um pacote rende cerca de 16 cupcakes, e as formas são encontrdas de 6 ou 12.

Agora, o recheio:

Voce vau usar apenas Bananas nanicas bem maduras, quase passadas, e açucar.

A proporção é de 1 xicara de açucar pra cada 3 ou 4 bananas.

Ingredientes:

3 bananas nanicas medias, bem maduras, cortadas em rodelas
1 xicara de açucar
agua

preparo:

Coloque em uma banela as bananas cortadas e o açucar e cubra levemente de agua, misturando bem de forma que fique um caldo açucarado.
Leve essa mistura em fogo alto e mexa sempre até a agua secar. Durante esse processo a banana vai desmanchar e se misturar ao caldo açucarado, formando o creme de banana.
Retire do fogo quando o doce estiver desgrudando da panela, como no ponto de brigadeiro.

Para servir:

Uma das tecnicas de rechear cupcake que é a que eu prefiro, pois da pra rechear mais, é a seguinte:

Com uma faca com ponta, corte um cone da massa, da parte de cima para dentro, no meio do cupcake. Entenda bem, voce vai enfiar a faca na parte de cima do bolinho perto da lateral com a ponta voltada para o centro do bolinho e cortar fazendo um circulo em volta do centro. Assim, voce vai se ver com um bolinho furado e um cone de bolo na mão.

Corte a parte fina do cone fazendo uma tampinha de bolo para o buraco que fez. Recheie o buraco com o doce de banana ja frio e feche com a tampinha.

Eu não coloquei cobertura por falta de ingredientes, mas na minha opinião, uma cobertura bem leve de chantily cairia muito bem com esse bolinho ;)

#ficaadica

Beijos e bom domingo!

Um comentário:

  1. Acabei de almoçar e, ainda assim, essa receita me parece ótima! Deve ser boa mesmo, para despertar a fome em quem já está saciado, haha!

    Bom domingo, Di. ;)

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P