De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sobre o sono, a escola e comida quente

Hoje Rebeca chegou da escola dormindo. Assim, de exaustão. E esta la, ainda. Coloquei ela no quarto e estou esperando pra descobrir, quando isso acontece, que horas ela vai acordar se eu deixar.

Não foi o primeiro dia que isso aconteceu. Semana passada, na quarta feira se não me engano, ela chegou da escola dormindo tambem. eu, acreditando que ela não dormiria ate o dia seguinte e que é importante que ela pelo menos jante antes de dormir de verdade, a acordei pouco tempo depois dela chegar. E foi uma das piores decisões que eu tomei. Ela ficou pessima!

Chorava de cansaço de um jeito que eu não via desde que ela era recem nascida. Chorava, não quis comer, nem tomar a mamadeira, e depois, no hora de de fto coloca-la pra dormir, foi outro drama. E acho que ela deve ter ficado se perguntando qual era o sentido daquilo tudo - pra que tanto esforço em faze-la acordar só pra coloca-la pra dormir de novo menos de 2h depois?

Então, hoje, ela chegou capotada no carro e eu, pra testar, fiz diferente. Peguei ela no carro com cuidado, trouxe para dentro e coloquei-a na caminha no meu quarto, onde ela ainda tem dormido. Isso ja tem mais ou menos 1h e meia e ela ainda não acordou. Vamos ver... A pior coisa que vai acontecer vai ser ela acordar de madrugada, descansada e não querer mais dormir né? Mas, faz parte da maternidade, e da paternidade, descobrir as coisas a base de erros e acertos.

Isso dela chegar exausta em casa acontece por causa de uma mudança muito dificil na rotina dela. E que ainda não me convenci que vai fazer bem a ela. A mudança é que ela esta deixando o cochilo que dava antes de ir pra escolinha. Com isso ela fica sem dormir o dia todo, ja que por ficar meio periodo eles não incluem um periodo de soninho pra ela.

Não acho isso um absurdo, pra mim faz todo o sentido. O horario do periodo da tarde começa no momento que aqueles que ficam no periodo integral estão começando a acordar. Eles não podem fazer um horario diferenciado pra cada criança, pois não teriam como arcar com a atenção que isso iria demandar. Então, eu colocava a Rebeca pra dormir antes do almoço, em casa, pra que ela fosse pra escola descansada e alimentada, podendo aproveitar ao maximo seu dia.

Mas ai, que cada dia mais estava sendo mais e mais dificil colocar ela pra dormir. Ela resmungava, tentava me enganar e lutava pra ficar acordada. Com isso, estava adormecendo cada vez mais tarde. O que não era um problema. Ate que semana passada ela fez que fez, e depois de 1h30 tentando faze-la dormir, eu desisti e ela ficou acordada.

Eu ja tinha notado, de antes, que quando ela acorda no horario normal dela, as 8h30, ela não sentia sono antes das 14h. Mas, dormindo a tarde, ela acabava indo dormir muito tarde, la pras 22h da noite, alguns dias ate  mais, e isso estava deixando ela, eu e o Taz, muito cansados e estressados.

No semestre passado eu tinha conseguido instituir esse horario de soneca antes da escola com sucesso, mas nas ferias ela estava fazendo essa soneca da tarde. Tentamos então, pra voltar a rotina escolar com ela dormindo de manhã, desperta-la mais cedo, as 7h. Antes isso funcionava e ela aceitava dormir, com facilidade, por volta das 10h30 e embalava num soninho ate mais ou menos 12h.

Mas isso não funciona mais. Por que ela descobriu que consegue ficar acordada o dia inteiro. Simples assim. Agora ela sabe que é possivel. E mais, sabe que se aguentar tempo suficiente, eu acabado desistindo e deixando ela acordada. Ai, minhas amigas, F...

de quarta a sabado da semana passado ela fez isso. Pensei, na quinta, que se deixasse ela fazer o horario normal, acordando as 8h e deixando ela acordada, conseguiria coloca-la pra dormir um pouco mais cedo e, com isso, ela acordaria mais cedo no dia seguinte e eu poderia retomar a rotina. Hahaha ledo engano!

Ela chegou da escola bem, alegre, um pouco irritavel, mas muito eletrica. depois do jantar procurei deixar ela mais quieta. Assistimos um pouco de TV e na hora que terminou o programa que ela gosta, decretei hora do banho, leitinho e cama. E ela dormiu, facilmente, sem reclamar antes das 20h. Ate as 8h da manhã do dia seguinte.

E fes isso quinta, sexta e sabado.

Domingo consegui convence-la de tirar uma soneca depois do almoço, e ela por consequencia dormiu mais tarde, deu mais trabalho e, pasmem, hoje acordou mais cedo!

Estou me perguntaando, com muita insegurança, se é normal uma criança de menos de 2 anos fazer isso, de ficar o dia inteiro acordada sem que isso atrapalhe no seu desenvolvimento.

Li em varios lugares que a criança tem a necessidade dessa soneca, normalmente a tarde, ate 4, 5 anos, para crescer e se desenvolver corretamente. Rebeca, com a soneca sendo de manhã, manteve seu ritmo de crescimento e desenvolvimento dentro do seu padrão. E eu estou com medo que, ao abandonar de vez essa soneca, ela apresente algum problema. E a consulta com o Pediatra, que vai tirar de verdade todas essas duvidas da minha cabeça é so no mes que vem...

Por outro lado, tem sido bom, pra mim e pra ela, que ela não durma antes da escola. Com isso, eu posso acordar um pouco mais tarde ja que quem levanta com ela é o Taz. Levanto por volta das 9h, e mantenho meu humor estavel e ainda sim passo boas horas com ela antes da escolinha e do meu recem iniciado trabalho. Na maioria dos dias ela chega acordada da escola e ainda passamos algum tempo juntas, jantando e assistindo filme/desenho ate a hora dela dormir. Fico me perguntando se não foi exatamente por isso que ela "decidiu" abandonar a soneca...

Em tempo, tem uma historia que quero contar e sempre acabo me extendendo em outros assuntos e fico deixando pra depois e nunca falo.

Rebeca esta com trauma de comida quente. Sim, trauma. A coitada chega a chorar, de sair lagriminha e se desesperar se eu falo que a comida dela esta muito quente.

Aconteceu, umas 2 semanas atras. Na hora do almoço, comida recem saida do fogo, estou preparando o prato dela. E ate então ela so queria saber de comer sozinha. Eu, boba, deixei o prato, com a colher, ao alcance dela enquanto fui preparar o meu prato, mesmo sabendo que a comida estava muito quente pra ela comer sozinha. E, batata, ela foi la, pegou a colher, encheu de comida e colocou de uma vez na boca!

E chorou! E queimou a boca, muito! E sentiu muita dor! E não sabe cuspir, então a comida continuava na boca, queimando e ela chorando ainda mais. Eu, sem pensar muito, coloquei a mão na boca dela e tirei a comida. Minha mãe brigava comigo, do outro lado da mesa, dizendo que eu não deveria fazer isso, que era pra deixar ela cuspir sozinha. Mas, eu sei que ela não ia fazer isso, ela não sabe cuspir! E no despesero de fazer passar, tirei mesmo. Peguei no colo, acalmei. Ela parou de chorar, mas quem disse que queria comer de novo?

Mesmo com fome, eu colocava comida na colher, ela olhava e começava a chorar de novo! E foi assim por dias! Aos poucos eu fui mostrando pra ela eu assoprava a comida antes de dar pra ela, ate comia um pouco pra mostrar que não estava quente, e duas vezes eu dei a comida na boca dela mesmo com ela chorando pois foi a unica forma de mostrar a ela que não ia queimar. (Ah, sim, funcionou, ela comeu, e parou de chorar).

Mas desde aquele dia ela tem preferido comer a comida fria. Demorou mais de uma semana pra tenatr comer sozinha de novo, e ainda hoje não o faz logo de primeira. Deixa eu servir alguma colheradas primeiro, ate ela sentir segurança de que a comida esta numa temperatura boa pra ela então comer sozinha. E olha, come tremendo de medo de se queimar, da muita dó! Mas esta melhorando e ganhando confiança de novo.

O Taz ate hoje gosta de comer comida fria e detesta comer comida muito quente. Me pergunto se foi algo parecido com o que aconteceu com a Rebeca que o levou a isso. Sera que ela vai ter essa preferencia tambem, pro resto da vida? Gente, e a culpa, eu faço o que com ela?

e voces, como estão lidando com as mudanças de rotinas dos pequenos enquanto eles teimam em continuar crecendo? E a culpa? Voces ja fizeram alguma besteira dessas, assim, grandes?

Mais noticias dos proximos capitulos, em breve, hehehe

3 comentários:

  1. Nina odeia comida quente. Tem q ser morna e nao adianta.
    Qto a rotina escolhi o periodo da manha na escola por isso. De 8h a meio dia. Nao almoça na escola tb nao.
    Nao imagino Ninoca sem dormir dia todo,e la é muito sistematica e o sono pos almoço é sagrado.
    Como é a segunda semana hj foi o dia q ela mais ficou, 3h. Se adaptou facil, em 3 dias ja deixei sozinha por 2h a pedido da prof mas ainda nao ficou periodo todo, quem sabe amanha. Hj foi d 8h as 11h.
    Banho, almoço e cama.
    Imagino q no inicio deva ser pesado mesmo mas a gente se acostuma c tudo ne. Ja ja Rebeca pega o ritmo sem sono ou soninho pela manha.
    Bj bj bj

    ResponderExcluir
  2. Meu filhote acabou de dormir e tenho que acordar pra fantar. acorda bravo mas todo dia é assim

    ResponderExcluir
  3. Bem, não sou mãe, no maximo sou uma tia em licença sem vencimentos para estudar, mas vou comentar a questão sono pq sou atrevida.

    Não sei se vc percebeu, mas na escolinha/creche o sono é opcionional, nem todas as crianças tiram cochilo durante o dia.

    Em cinco anos de educação infantil já vi bebê que cochila 15 minutos batidos e só, criança que se deixar dorme pesado a tarde inteira, acorda irritada e da trabalhoooo, e criança que não dorme NADA, deita pq todo mundo deita e depois de um tempo isso vira rotina, mas ela fica ali nem pisca, mas sinto mesmo sem dormir elas relaxam, curtiam a música clássica que eu botava, brincavan com um paninho, curtiam uma preguicinha básica mesmo sem dormir.

    Acho que não vale a pena se aparrear e aperrear a criança pra fazer ela dormir, as pessoas que participaram da minha formação como educadora (psicologos/pedagogos/ etc) sempre diziam para não forçar a soneca, mas preservar o momento do descanso.

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P