De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mais sobre bipolaridade

Uma das coisas mais dificeis de identificar em um bipolar é quando ele esta entrando em mania. Mais dificil do que quando ele ja esta na fse de mania plena mesmo, onde age claramente sem pensar e sem se preocupar com as consequencias, mas com o discurso de "eu sei o que eu estou fazendo".

Não não, o dificil mesmo é o momento entre o "normal", aquele 40 entre o 8 ou 80, e o exagero.

Por que, vamos concordar que depressão é bem facil? Não enxerga quem não quer ver, seja por medo, preconceito, o que for. Mas depressão e bem simples de perceber, a pessoa não quer fazer nada, geralmente esta triste e irritadiça. E mesmo irritado não consegue discutir de verdade, pois acaba em lagrimas bem rapido. Não consegue fazer muito sentido, esta negativo e so ve o lado ruim das coisas. Muitas vezes chora muito, ou fica apatico, sem energia pra nada, anestesiado.




O sonho de todo bipolar que ja foi diagnosticado, e cehgar em um equilibrio, mas ainda com uma pitadinha de mania, pra dar aquela energia de levantar de manhã e fazer a rotina fluir. Honestamente, acho que seria o ideal de qualquer um que ja tenha sentido algo parecido.

O problema desse momento ideal é que pra sair dele e começar a entrar na mania é assim, um espirro. Por que quase nada e tão rapido e inevitavel quanto um espirro.

Quem esta em volta e convive com o bipolar dificilmente percebe esse momento de mudança. E dificil mesmo. Mas e critico. E acaba sempre dependendo do bom senso do proprio perceber quando passou de "dinamico e pro ativo" para "propenso a exageros".


Eu, particularmente, sempre tive uma tendencia depressiva muito maior. Mas ja tive estados mistos bem marcantes, sendo que o mais forte me levou a uma internação semi-voluntaria ha 9 anos atras. E eu não sei dizer hoje, olhando pra tras, quando eu mudei de humor.

E olha que foi bem punk!

depois disso, demorei anos pra chegar numa estabilidade boa, pra poder engravidar e ficar sem a medicação. Durante a gravidez eu berei a depressão bem de perto, e algumas vezes "ciclei" para a hipomania (mania leve). E eu conseguia ver, ou melhor, avaliar, quando essas mudanças aconteciam, e fazer algo a respeito.

Demorei anos pra conseguir ter esse tipo de discernimento. Mas esse foi um ensinamento que eu levei inclusive pra maternidade.

O de agir antes de uma crise, ao inves de reagir a elas. Ação e nãao reação.


A verdade é que pra quem convive com bipolares, esse momento pre crise é bem vindo. O bipolar parece normal. Por que na grande maioria das vezes, o bipolar é considerado normal por quem vive e viveu com ele nas fases de mania. O normal e a mania, o ruim é a depressão.

E no começo do tratamento pra bipolaridade nos, portadores da doença,. acreditamos nisso tambem! Então, na hora que começamos a tomar os medicamentos e eles dopam a gente, como um freio de avião, a primeira reação é de "perai! não quero passar a minha vida assim, dopado! Eu que sempre fui ativo, pensava rapido, era dono do meu proprio nariz, não vou ficar babando por ai!"

Ta eui exagerei um pouco, mas e bem por ai mesmo.

A primeira coisa que a medicação vai fazer é estabilizar o seu humor. Vai deixar você com um humor só. E isso, na grande maioria dos casos, significa depressão. Dopado. Dependencia.

E passar por essa fase é bem, bem dificil. E a gente acha que isso vai durar pra sempre.

Ai, começam os ajustes de medicação a base de erro e acerto. E em algum momento você se sente bem. Muita gente, quando se sente bem, foge dos remedios com medo de ficar dopado de novo. Outros nem chegam a esperar tanto, de tão incomodados com a lentidão que se encontram durante o inicio do tratamento.

Muita gente que me procurou e pediu orientação, ajuda, uma palavra de apoio tinha esse medo. E eu sempre falo a mesma coisa - você não deve aceitar menos do que o seu melhor. Mas deve sim, ter paciencia pra chegar no equilibrio da medicação.

Conforme os anos, sim anos, vão passando, e se ajustam os remedios, essa sensação de ficar dopado vai desaparecendo. o bipolar volta a conseguir pensar numa velocidade normal pros seus proprios padrões. Os efeitos colaterias são menores senão nulos. Vamos nos tornando mais ativos e produtivos. É uma questão de tempo, paciencia e persistencia.

Mas tambem é preciso fazer auto analises constantemente. As vezes você descobre algumas limitações e tem que aprende3r a conviver com elas, muitas vezes driblando-as ou apenas aceitando e seguindo em frente.


E isso tambem significa avaliar sua reação ao tratamento. Se não esta satisfeito, fale com o medico. Se possivel, faça terapia e exercicios fisicos! O importante é nunca aceitar menos que o seu melhor.

Mas se de repente você perceber que esta saindo do trilho, não tenha medo de dar um passo atras e respirar fundo.

Por que, gente, aquele momento ideal pra pra virar uma crise, é como um espirro.  Rapido e inevitavel. Mas se cuidar bem, tomar umas vitaminas Cs e coisas do genero, podem fazer com que esse espirro seja so isso mesmo, e passe tão rapido quanto veio.




2 comentários:

  1. Oi amiga, a convivência com o bipolar não é fácil....
    Tenho um irmão de 24 anos que há 2 anos foi diagnosticado como bipolar...Ai vieram os erros, infelizmente como em toda área existem maus profissionais... meu irmão conseguiu...rsrssr ter um psiquiatra ruim e um terapeuta ainda pior, passamos maus bocados... Graças à Deus, encontramos uma pessoa em nossas vidas chamado Milton Kotzent um mega psicanalista, bastante caro, mas tá valeu o investimento, porque é assim que enxergamos, ele indicou um excelente psquiatra e hoje 3 meses depois após o inicio do tratamento meu irmão esta muito melhor, além da terapia nos ajudar também, pois nós como familiares também precisamos aprender a conviver com os bipolares...
    A vida do meu irmão esta tomando um novo rumo e as nossas também....
    O que deixo aqui como dica, é que busquem sempre o melhor... busquem bons profissionais, pois assim conseguiremos todos conviver com a bipolaridade de uma forma muito saudável...
    bjs

    Kiki
    http://kikinomundodivertido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Beca, eu faço ideia de o quão dificil deve ser conviver com limitações, mas com o tratamento correto é possível conviver bem com a bipolaridade, o problema é que muitos medicamentos que estudei, trazem reações adversas tão ruins quanto os sintomas!!
    bjs

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P