De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Do desfralde, da escola e do gato.

Eis que retorno finalmente com alguma novidade.

Vou relembra-los de um fato:eu acredito que as mudanças na vida de uma criança devem, se possível, serem lentas e deve-se respeitar o tempo delas antes de uma nova mudança.


Agi assim com tudo até agora na vida da Beca. Esperei ter certeza que ela (e eu) estava preparada para a mudança por vir. Conversie muito antes de tomar a decisão. E quando senti segurança, comecei o processo. E sóapós uns 2 meses do mesmo inciado e terminado eu penso em alguma outra coisa.

Foi assim com tudo. Com o desfralde diurno. Com o quarto. Com a mamadeira. Com a escola.

E agora, sim só  agora, efetuamos nosso desfralde noturno. Que eu ja considero um sucesso.

Conversei muito com a Beca. Esperei ela estar bem adaptada a escola nova. Disse que ela era qeum me diria se estava preparada para dar adeus as fraldas.

Duas semana atrás retomei o assunto e perguntei se ela se sentia preparada. Eu disse que eu acreditava que sim, que ela ja estava grande e que devíamos tentar. Mas que era ela quem iria tomar a decisão.

Ela disse que sim.

Combinei então um sistema de recompensa como o do desfralde diurno: cada noite que ela dormisse sem a fralda ela ganharia um adesivo. Completos 20 adesivos, ela ganharia um prêmio.

Na primeira noite ela fez xixi na cama. Nada mais esperado, pelo menos por mim. ela ficou devastada. Chorou, se sentiu muito mal. Enquanto eu a consolava ela me disse: "agora não vou ganhar o adesivo!"

Ai eu a corrigi: "Não filha, você vai ganhar o adesivo sim! Eu não disse que você não tinha que fazer xixi na cama. Isso acontece, é normal, você não esta acostumada a ter que acordar pra ir ao banheiro. Não tem problema, você vai aprender. Você vai ganhar o adesivo do mesmo jeito, é só não dormir de fralda. Se fizer xixi na cama, se troca, trocamos os lençois, e você volta a dormir. O importante é não pedir a fralda."

Ela parou de chorar, se acalmou, trocou de roupa, de cama, e voltou a dormir bem mais tranquila.

De lá pra cá foram uns 3 xixis na cama, nos primeiros dias. Umas escapadas na calcinha quando ela demora a acordar mas sem chegar a molhar a cama. E muitas noites secas. E ela agora desperta e me chama quando quer ir ao banheiro.

Não chegamos nos 20 adesivos ainda. Mas ja considero nosso caso um sucesso.

Ela não pediu a fralda em nenhum dos dias.

A unica coisa que faço para garantir boas noites de sono é leva-la meio dormindo ao banheiro pouco antes de eu mesma ir me deitar, mais tarde da noite. E só.
Não regulo água. Acho maldade.

O prêmio dela oficialmente ainda não foi dado. Mas meio que foi.

Hoje o marido chegou em casa com um gatinho debaixo do braço. Contou que estava dirigindo e viu o filhote assustado, no meio da rua, entre os carros, parado. Tinha uma fita cortada no pescoço. Meu marido se apiedou do bichinho e morrendo de medo que ele fosse atropelado, decidiu traze-lo pra casa.

Chegou e conquistou seun espaço. Ja se sente a vontade e Rebeca brincou com ele a tarde toda. Ja quase enforcou o bichinho, coitado, de tanto que quer ficar com eleperto, no colo. Estamos explicando que ele é um ser vivo, que precisa ser tratado com cuidado, que ele não é como uma boneca.

Mas deixamos claro que ela ganhou um amigo.E que ele não vai embora.

Eo bichinho ja sobe nas coisas, brinca e ja quis filar o meu jantar, danadinho. Só precisa agora conquistar a gata da casa, nossa antiga companheira ja velinha que recentemente perdeu a mãe e vinha chorando toda noite. Torcemos que ela se solte e veja no novo companheiro de casa um companheiro de vida pra ela também. Por que o nosso carinho ele ja conquistou.

Mas o marido vai viver de antialergico uns dias. "Por uma boa causa" ele disse.

É, estamos todos bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P