De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

domingo, 26 de dezembro de 2010

O natal, as formigas e o maracuja

Gente, feliz Natal a todos! Ho Ho Ho HO!

Como meu Natal foi BOM!

Assim, mas sabem aqueles natais que voce vai pra cama, depois de toda a agitação e se sente mais leve? Foi assim!

Mas, vou começar pelas partes de forma cronologica, e a minha cronologia não começa no Natal. Não, começa uma semana antes, com varias novidades.

Primeiro, Rebeca decidu que agora esta pronta pra tentar andar. Sim! Minha lindura, como contei, anda cada dia mais segura para tentar usar as pernas dessa forma. Quando esta cansada ou insegura, inova (claro!) e anda de joelhos. Isso. Vai de joelhos pra onde quiser. feliz da vida! E quando sente coragem, levante, mesmo sem apoio, e da uns passinhos. Ai, cai. claro! Cai, levanta, cai, levanta. Mas as vezes se machuca feio (e eu quase morro do coração) e fica uns dias sem tentar andar. No tempo dela.

Mas, queria falar dos pesadelos. Falei que a Pequena aqui tem um problema serio com os pesadelos e eu estava tentando dar passiflora pra ela, recomendação do pediatra, pra ver se ajudava. Eu ja tinha tentado varias coisas, desde mante-la numa calma enorme antes de ir dormir, sem tv, so nas musicas comigo, na historinha, e por mais que essas coisas ajudem a faze-la adormecer, ela sempre acordava todos os dias na mesma hora chorando copiosamente. Alias, ela não acorda. So parece acordada e chora, meio sonambula mesmo. E depois, se e quando eu consigo faze-la despertar (as vezes e a unica saida) ela custa a voltar a dormir. Na maioria das vezes quando ela desperta eu dou um pouco de leite pra ela e ela adormece de novo e ai vai direto, mas... Todo dia, chora, pesadelo, na mesma hora, desde seus sie la quantos meses de vida. (acho que desde aquela vez que caiu de cabeça)

Mas, a nestle lançou uns potinhos novos de frutas. Eu descobri isso pois usei o de caju para conter a diarreia daquela virose que ela teve. E alem do de Caju agora tem tambem o de uva, e o de... maracuja.

Eu não gosto de maracuja. Não gosto de maracuja de nenhuma forma, nem bala. Então ela não tinha experimentado ate agora. Mas num desses dias compramos pra ela esperimentar o tal potinho. Dei de dia, e ela dormiu uma soneca que tive que acorda-la. Não me dei de boba, e dei de noite. Pronto. Nada de pesadelos. \o/

E desde então eu procuro dar maracuja pra minha moça de noite, seja como papinha pronta, papinha feita em casa com polpa de maracuja (daquelas congeladas) ou suco de polpa. E tem funcionado muito bem obrigada, e a Rebeca dorme direto das 20h45 mais ou menos, como regra geral, ate as 7h30, 8h da manhã do dia seguinte. sem pesadelos.

Com isso, os horarios dela ficaram assim:
 7h30 - acorda e fica brincando no berço
8h - eu acordo e dou o leite da manhã que ela não toma inteiro
10h - com o que ela não tomou do leite da mamadeira, geralmente, ela come um mingau de cereais (mucilon)
13h  - almoço + sobremesa de fruta ou suco (sempre que tenha vitamina C)
14h30 - leite e soneca
16h acorda
17h - fruta de lanche (banana geralmente)
19h - jantar + suco ou papinha de maracuja
20h - ritual do sono - banho
20h40 - leite
21h - esta dormindo

E eu estou dormindo melhor e mais tranquila. Agora so preciso adequar a minha rotina e alimentação como fiz com a dela, e estarei MUITO bem.

pausa

Das formigas - estamos sendo devorados por elas. Agora que voltamos ao calor, elas tambem voltaram a aparecer e mostraram que cresceram bem. E uma nova especie de formiga diferente da que costumamos ter aqui em casa, uma maiorzinha, vermelha quase preto. E elas mordem, e estão por todo lado da casa. Todo lado. No sofa da sala. Na minha cama. Todos os lugares. Precisamos dedetizar a casa, mas com a Beca aqui fico com receio. Sem contar que a falta de dinheiro impera (ainda não recebemos o dinheiro que eu estava esperando) e se eu sugerir algo assim agora acho que minha mãe me da uns tapas. 
Enfim, estou sendo devorada por formigas e estou com medo que elas comecem a picar a Rebeca como tem feito comigo. Mas sem grana, e sem poder ir pra outro lugar, to sem saber o que fazer.

pausa

A, o natal!!

Gente, como eu queria que minha camera não tivesse quebrado, que eu tivesse dinheiro pra comprar outra e que eu tivesse varias fotos pra postar aqui. Voces podem imaginar a minha super mega frustração em ser o primeiro natal que a Beca curte de fato e eu não ter fotos dele. Ainda bem que minha prima tirou algumas fotos, e minha irmã tambem com o celular, e alguma recordação eu vou ter. Mas tem que esperar a boa vontade dos outros pra me enviar. Mas posto algo aqui pra voces, ok?

Nosso Natal quase não aconteceu. Minha mãe não gosta (decidiu que não gosta pois é mais facil de aceitar que a limitção dela em conviver com pessoas e lidar com o estress de ser perfeccionista) de festas, minha irmã nem tinha tempo pra respirar, ou comer, quanto mais pra pensar em natal. Eu, por outro lado, apesar de estar passando meus proprios nervosos, adoro festa, faço questão do Natal e NUNCA QUE EU IA DEIXAR DE TER O MELHOR NATAL POSSIVEL ESSE ANO COM A BECA!

Então, usei uma das lições mais importantes que aprendi com o Taz, e pude comprovar durante todo esse tempo como mãe - antecipação. Me antecipei a todos e comecei a planejar o Natal ainda em Novembro, la no começo do mes. decidi onde iriamos, o que iriamos levar, quais presente sdar a quem, e quanto gastar. Fiz cada coisa com tempo habil de dar errado e eu ter que mudar os planos em cima da hora. Fiz as comidas no dia 23, pra que no dia 24 eu pudesse ter o dia mais normal possivel. Sabia que quanto mais eu fosse mexer na rotina da Rebeca mais dificil seria e me adiantei a isso tambem.

Fomos pro inteiror, passar o Natal com minha tia e familia. Costumavamos fazer isso sempre mas na epoca que eu estava morando sozinha tinhamos voltado (como faziamos quando eu era criança) a fazer por aqui - pois assim eu fazia na minha casa. Ano passado, com meus pais morando comigo, deu tudo errado, foi bem diferente, não teve quem organizar direito, a familia do Taz, por meus pais não gostarem de receber gente em casa, não quiseram passar conosco e foram passar em outro lugar, foi ruim. E, por esse motivo, por saber como minha mãe fica, fomos pra casa da minha tia, pra onde iamos desde os meus 14 anos ou mais.

Minha tia mora emum sitio e tem um canil. Então ela tem muitos cachorros. E muito espaço. Eu queria muito ir cedo pra deixar a Rebeca aproveitar ao maximo esse contato com a natureza. deixei tudo organizado, mantive os horarios dela mais ou menos. Fui surpreendida por ela tambem acordar mais cedo uq eo o normal, as 7h, e por tanto decidir dar a soneca mais cedo, ao meio dia. Acordou as 13h30, almoçou e como tudo ja estva pronto, as 24h30 seguimos viagem. Eu jurando que a Rebeca eventualmente dormiria de novo no carro.

dormiu nada. Foi 1h30 de viagem com ela acordada e eu fazendo mil e uma brincadeiras pra distrai-la. Mas ela estava feliz, minha pequena adora passear.

Chegamos no sitio e ela se esbaldou. Brincou na grama, recebeu lambida de cachorro a torto e é direito, coreu atras dos bichinhos, e se espatifou no chão. Varias vezes.

Empolgada com tantas novidades, ela estava de pé e resolveu não só andar mas correr atras das coisas. como estava de sandalia, e eu não percebi que a mesma estava grande demais pros pes dela, caiu no segundo passo.

deu um passo, foi dar o outro, a sandalia ficou, embicada no chão, e ela foi ao chão. Tentou escorar com as mãos mas na hora que sentiu a dor se soltou e bateu o natiz no chão com tudo, de chear a fazer "toc".

Ah sim e eu estou num super tratamento de choque com ela e suas quedas - não posso me desesperar e pega-la logo no colo ou nada assim. Tenho que esperar uns segundos pra ver a reação dela primeiro. E, as vezes ela reclama que doi, da uma choramingada, mas logo sai brincando de novo.E eu so levando sustos.

E esse tombo de cara no chão foi um teste. Taz estava do lado, então foi ele que pegou ela do colo. Sem se desesperar, esperou, brincou, eu briguei com ele pois disse que ela não podia fazer pouco caso dela se machucar e que ele não deveria dizer que não era nada. Afinal, a quesão não esta em fingir que não doi, ou que não aconteceu, ou que não é importante. Mas sim que ja aconteceu, ja foi, e ja acabou.

E depois dessa foram mais 3, não tão dramaticas e com recuperações cada vez mais rapidas.

E ela brincou. E brincou. E brincou mais.

eu tenho por politica não tentar fazer ela dormir quando não estamos em casa. Quando esta cansada ela mesma encosta na gente e adormece sozinha, no colo. Sim, na exaustão. Mas isso acontece tão pouco, e as novidades são tantas, que eu prefiro deixar ela curtir o quanto quer ao invez de criar uma briga num evento especial. A rotina voltara depois.

E com isso ela participou da ceia que servimos as 21h, recebeu o papai noel, ja que meu primo teve a ideia fantastica e que eu amei de se vestir de papai noel e fazer a brincadeira de entregar os presentes. Comeu peru, arroz, salada, experimentou os doces. (eu ja tinha dado jantar pra ela mais cedo, no horario normal) e curtiu. Sem dormir. Nada. Descansou um pouco nos colos aqui e ali, assistindo Galinha Pintadinha ou Cocoricó. Mas sem drormir.

eu vi que ela ficou com sono no horario de sempre. Mas ela nem quis chegar perto de mim nessas horas! Não. Ficou bem, la, no chão, firme e forte.

E quando viemos pra casa as 23h, ela ainda lutou com o sono ja no carro. Mas ai sim, vencida pelo cansaço, quando o carro pegou a estrada e o balanço se tornou continuo, ela dormiu.

Quando chegamos em casa ela chegou a despertar um pouco. aproveitei para trocar sua roupa e dar uma mamadeira. E ela dormiu prfundamente. Ate as 8h, como sempre.

No dia 25 fomos pra casa da minha outra tia no almoço, e apesar de a ida ter sido mais complicada, eu ter perdido e tido que improvisar os presentes do amigo secreto, deu tudo certo e foi muito muito bom. Almoçamos bem, conversamos muito, a Rebeca brincou bastante tambem e comeu do almoço junto com todos. Fez uma onda pra comer que se quem de fato tem filho com problema pra comer como minha prima tem com a filha dela, falar que o que a Rebeca fez foi onda é ofensivo.

Minha prima essa que estava gravida de 39 semanas. ESTAVA, pois seu be nasceu hoje, com muita saude, muito esperado e trazendo muita felicidade! O mocinho esperou a mãe dele curtir as festas pra dar as caras em definitivo, depois de mais de 1 semana de alarmes falsos diarios. Parabens aos papais queridos, a priminha que agora é irmã mais velha e ao mais novo membro da familia!

Em tempo, priminha essa que é 8 meses mais velha que a Rebeca e se muito é apenas 2 cm mais alta. E é bem mais magra (afinal, esta em fase de rebeldia e não aceita comer quase nada).


E hoje, pra terminar minhas festividades, fui no cinema com o Taz pra ele assistir Tron - o Legado em 3D que ele ainda não tinha visto enquanto meus pais ficavam um pouquinho com a Rebeca pra mim.

Gente, daqueles inesqueciveis. O Natal de fato é feito não apenas para as crianças, mas pelas crianças. Por que ter a Rebeca conosco, curtindo, dando risada, deu uma outra cara pra uma data que pra mim sempre é muito especial. Mas deu uma vida, alias, nos lembrou o que é vida.

Pra mim foi um Natal Magico. Pra mim esse ano, mais que o anterior, nasceu de novo o espirito de natal. E não quero perder esse sentimento nunca mais.

8 comentários:

  1. Di, será q a pequena não está tendo o tal terror noturno? Eu não entendo nada, mas sei lá! Que bom que o maracujá está ajudando-a com os pesadelos!! A Jade tb já experimentou os potinhos novos da Nestlé e amou todos! Das formigas já tentou receitinhas caseiras? Não conheço nenhuma, mas na atual circunstância pode amenizar...

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Estou passando pra desejar um 2011 abençoado pra vc e sua família!
    Um abç,
    Maura

    ResponderExcluir
  3. Lindo post, emocionante!!! Senti daqui a alegria do Natal!!! Que venham muitas e muitas datas assim para você e para a Rebeca!!! E concordo, as crianças fazem o Natal! Como trabalho nunca creche e vivo numa creche, minha casa é cheia de pirralho, pequena, abafada, sempre cheia de alegria, é estranho, mas funciona. As vezes acho que vc ia ser uma das pesssoas que ia curtir essa creche que é minha casa!!!

    Feliz Ano Novo Di!!! Que 2011 te traga realizações de sonhos, grandes conquistas, que a Rebeca tenha muita saúde e tudo o mais... são meus votos para vc táh!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Di! Que delícia de natal esse de vcs, né? O natal fica sempre mais divertido e mágico com as crianças, vc não acha?

    E esses tombos dos pequenos nos deixam assustados mesmo! Eu estou em treinamento como vc, tento esperar quando a minha filha cai e só acudo mesmo quando ela chora...mas é bem difícil, né?

    Um ótimo início de ano novo para e sua família!

    Até 2011!
    Nine

    ResponderExcluir
  5. Que legal que a Beca está querendo dar os primeiros passinhos...
    E nem me fale nos tombos, acho que eu fico mais desesperada que o proprio Bryan, as vezes quando ele esta escalando a parede e bate a cabeça eu tmb deixo rolar, vejo a reação dele, e se ele não chorar eu fingo que nada aconteceu, mas se ele chora eu pego calmamente no colo e embalo.Mas antes eu era toda desesperada e já chegava gritando...nunca mais...rsrs

    Bom saber das novas papinhas, vou no mercado olhar as novidades!!

    E que bom planejar o natal com antecedencia, já avisei ao meu marido que ano que vem será assim aqui,quero fazer tudo, participar de cada detalhe, pois Bryan estará com 1 ano e 8 meses e vai poder participar de tudo né!!
    Bjos e feliz ano novo
    que 2011 seja cheio de realizações

    ResponderExcluir
  6. Di que bom que vc rompeu com as barreiras psicológicas de um natal sem cor e solitário. Esta data é tão querida que merece alegria, festa e muita risada mesmo!!! Adorei ler o relato do natal.
    Beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  7. que delícia de Natal, coisa boa!
    que o ano novo de vocês seja maravilhoso :)
    Ah, e quanto as formigas, banho de agua fervendo no formigueiro, tiro e queda... (tadinhas)
    Parabéns pelos progressos da Rebeca, adorei ler cada parte, inclusive a melhora do sono.
    beijos

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P