De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Da escola e do banho

Contei que o Taz começou a trabalhar ontem. Não lembro se falei o horario: das 17h as 22h até março, e depois das 8h as 17h, com 1h de almoço. Fins de semanas alternados.

Com isso, nesses dias que ele esta trabalhando a noite me vejo fazendo algo que não fazia tinha muitos meses. shame on me! Agora sou eu quem da banho na Rebeca de noite, antes de dormir.

Rebeca não toma mais banho na banheirinha com suporte - a moça, enorme, esta beirando seus 13kg, se ja não chegou neles. o suporte é apenas ate os 10kg. Sendo assim, ela toma banho no box, comigo. Digo comigo pois seria besteira minha não tomar banho junto com a molhadeira que ela faz, rs Tambem trocamos a banheira de plstico pela piscininha, pela praticidade. O banho e com o chuveirinho, enchendo a piscininha e molhando ela ao mesmo tempo.

No entanto ela detesta molhar a cabeça. Tem extrema aflição da agua caindo pelo rosto dela. Fica nervosa, tenta levantar e se agarra em tudo pra sair da agua. Impossivel tomar banho no chuveiro mesmo, coitada. então, vou com calma. seguindo as indicações do papai que a tempos ja tinha assumido essa tarefa.

Antes do banho deixo tudo preparado, o ambiente da sala, onde fico com ela ate que adormeça, cantando musiquinhas e contando historinhas, tem que estar arrumado, apenas com o laptop ligado por causa da luz e com a mamadeira a postos. No quarto, roupa de dormir devidamente separada, junto com a fralda da noite, pomada, etc. No banheiro, minha roupa, que coloco enquanto ela termina de brincar no box. La tambem tem que estar a toalha dela. Falei que ela ja usa uma toalha de adulto? Sim, pois ainda não tive a oportunidade de comprar uma toalha maior, infantil, pra ela e as de bebe a muito são pequenas.

Sim, por que Rebeca pode ate ser meu bebezão, mas ja tem tamanho, e muito.

Hoje acredito que encontrei a escolinha ideal pra ela. Um pouco longe de casa, temos que ir de carro, mas nada absurdo para os beneficios e a tranquilidade que encontrar a escolinha do jeito que eu queria, e poderei pagar. Todos foram muito atenciosos, a escola tem um espaço bom, uma quantidade grande de funcionarios, boa para a quantidade de crianças que tem. Quando chegamos la, na hora do almoço, do lado de fora era possivel ouvir a bagunça. Aquela bagunça boa, de criança brincando. Ja considerei um bom sinal.

Fomos atentidos por uma das tias que nos mostrou a escola. Rebeca ja foi se soltando e quis rapidamente ir pra perto das outras crianças. Ate quase ganhou um almoço - só não comeu por que não quis, pois não queria parar a brincadeira, de ver as novidades. E o comentario de todas as tias foi unanime: "nossa, 1 ano e 4 meses? Como ela é grandona, né?"

O tamanho da minha moça de fato engana. Ela era do tamanho das crianças do maternal, com seus 2 anos ou mais. Da idade dela, todos bem menores. Mas ela so tem o tamanho, pobrezinha, desengonçada e insegura nos seus primeiros passinhos.

O almoço e o jantar é feito na propria escola, o que achei bem legal. eles são acessorados por uma nutricionista. O lanche eles pedem para que os pais enviem de casa todos os dias. A ideia é que a Rebeca fique só meio periodo na escola, então só ira lanchar.

Eles mandam uma agenda onde a tia da sala relata como foi a rotininha deles naquele dia, e onde eles pedem, quando necessario, algum material especial. Ela explicou que no caso da Rebeca, no berçario, é mais dificil devido ao tipo de atividade que eles fazem. Mas ainda sim tem uma ou outra coisa que eles procuram fazer que pode precisar de um material diferente. No mais, a escola mesmo providencia tudo.

Eles mandam uma listinha de coisas para os pais mandarem  sempre, como fraldas e muda de roupas, etc Itens de uso diario e pessoal, sabem? Alem disso eles pedem pros pais fazerem uma cartinha com a rotina do bebe em casa para as tias seguirem no inicio, fazendo a adaptação da criança a rotina da escola mais facil. eles vão mudando a rtoina para a da escola devagar. Achei isso de uma atenção unica!

Tinha uma menninha la em adaptação que chorava, pobrezinha. Mas chorava pedindo colo. Quando a tia estava nos mostrado a escola ela veio pedir colo. A tia agachou para falar com ela, explicou que estava ocupada falando conosco e que depois que terminasse poderia ficar um pouco com ela. Pediu que ela ficasse ate la com outra moça, que ja estava ali mas ela não estava aceitando. A menininha respirou fundo, fungou e disse "ta bom" e foi ficar com a outra tia. A moça então nos explicou que ela estava na primeira semana de adaptação, no caso no 3° dia, e que no dia anterior ela a viu chorando e automaticamente a pegou no colo. com isso ela se caticou e so queria ficar com ela.

Essa tia nos deixou claro uma coisa da escola que eu entendo bem que acaba precisando ser assim: a questão de não dar colo. Acalamar, dar atenção, confortar sim, mas evitando pegar no colo. Pois eles tem que cuidar de muitas crianças, cerca de 3 ou 4 para cada adulto e não é possivel ficar com todos no colo ao mesmo tempo. Ficar com 1 no colo e negar isso aos outros pode, eu acredito, acabar tendo um efeito pior do que conversar e confortar sem fazer isso. Enfim, não que eles não façam se a criança for muito pequena, ou de fato estiver muito nervosa. Mas sempre vão evitar e tentar acalmar a criança sem o colo.

No fim a menina se acalmou, ficando perto de uma outra menininha que tambem estava em seus primeiros dias. Elas se ajudavam, coisa fofa de se ver.

Tivemos a oportunidade de falar com 2 pais que estavam por ali, um deles estava em adaptação e o outro tinha ido buscar a filha. Ambos recomendaram de boca cheia a escola.

Agora é uma questão de acertar a parte dificil: grana. Mas ter encontrado um lugar que, se tudo der certo, minha filha vai ser bem acolhida e eu poderei me sentir segura de ela estar sendo bem cuidada e tera muitos amiguinhos pra brincar e espaço pra correr, gente, QUASE não tem preço, rs

5 comentários:

  1. Essa politica do "sem colo" é meu maior problema, sou muito indiciplinada nesse ponto, não tem jeito... As coordenadoras pedagogicas sempre pegam no meu pé com isso, ela argumenta pra um lado eu argumento para o outro, no fim é um problema eterno, especialmente nesse começo de ano letivo!!!

    Mas, que bom que vc encontrou o lugar ideal!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, você resolveu um grande problema meu, onde colocar o mais velho para tomar banho, já que a banheira está pequena, vou já comprar uma piscininha! Muuuuuito obrigada pela dica!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como a Rebeca está grandona!!! A Sophia é miudinha, não chegou ainda nos 10kg e eu que sempre achei lindo bebês fofinhos...rs
    Sobre a escolinha, venho pensando muito, mas ainda não tenho coragem de colocar a Sophia... Outro dia fomos na missa e uma menininha de 3 anos bateu na Sophia. Isso me deixou com medo de acontecer isso na escolinha!
    Bjs
    Cátia e Sophia

    ResponderExcluir
  4. ME SIGA QUE EU TE SIGO,,,
    UMA MANEIRA DE NOSSOS BLOGS SE EXPALHAREM MAIS FACILMENTE...DIVULQUE ESSA IDEIA..OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. Oi Di,
    Usei muito uma piscininha para dar banho nas meninas.
    Algumas crianças tem mesmo essa afliçãoda água caindo no rosto mas com o tempo vão se acostumando.
    Espero que esteja tudo bem com a escolhinha da Rebeca e que o Taz fique feliz com o trabalho.

    Quem bom que sirvo de inspiração para você. Fico feliz de poder mostrar alguma coisa legal.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P