De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Eu me rendo... Pra que a pressa?

Estou aqui, na sala, Rebeca dormindo no meu colo. Me rendi, e pior, admito que me sinto mais feliz assim.

O plano seguia bem.

Hoje saimos e fomos ao chá de bebe de uma amiga da cunhada da minha irmã. Elas queriam levar a rebeca e ver se ela se enturmava com as filhas, gemeas, da dona da festa, que tem a mesma idade que ela. No fim, me convidaram pra ir junto, afinal, vamos curtir o passeio juntos!

Festa estranha, gente esquisita, mas Rebeca se divertiu horrores. Agora que é uma criatura bipede, caminhante, quase uma corredora, não a quem a faça ficar parada. E correu e brincou muito. Comeu pouco. Riu, brincou de bexiga, adou pra todo lado. Uma delicia. Voltamos pra casa na hora do jantar, ela exausta.

Em casa, jantou, brincou um pouco com o pai, deu 20h, hora de tomar banho pra dormir. Eu arrumei o quarto, me preparando pra passar horas ali com ela, lendo livrinho, cantando, pra ela dormir no berço. Ha!

Saiu do banho, colocou a roupa e veio pro meu colo. Sentei na poltrona no quarto dela, so o abajur aceso, dei a mamadeira que ela decidiu para na metade. Ela percebeu que tinha algo diferente e queria vir pra sala.

Me fiz de desentendida e a coloquei no berço. Ela começou a choramingar e a pedir colo. Fui firme, dei um beijo em sua testa e peguei o livro. Comecei a ler ela ainda chorava, mas conforme fui lendo ela foi se acalmando e parou. Sentou no berço, começou a brincar e rodar ali, de um lado a outro. Eu, lendo uma historinha, depois outra...

O tempo passando, foi ficando inquieta. Eu parei de ler e comecei a cantar. Ela ficou ainda mais inquieta e começou a jogar o ursinho pra fora do berço, o travesseiro, a manta. Ate que ficou em pé no berço e começou a chorar. Tentava escalar a grade para sair, ficava na ponta do berço mais proxima a porta e apontava, indicando a sala. E chorava.

Tentei acalma-la voltando a ler o livro.Ela parou um pouco, mas logo voltou. Tentei voltar a cantar, nada. Tentei conversar com ela, so choro. Decidi pega-la no colo, afinal se ela fica muito agitada não vai dormir de qualquer jeito, e a minha presença ali não estava sendo suficiente. mas foi tarde...

Ofereci o leite de novo, mas ela ja estava enjoada. E eu sabia, ela ia acabar vomitando... Dito e feito, levei outro banho... Chamei o Taz e levamos ela pro banheiro para que ambas pudessemos nos banhar. E arreguei. Preparei o leite, arrumei o quarto dela de volta, a sala e voltei atras, me sentindo culpada.

Antes do banho, na hora da janta ja tinha dito ao Taz - me sentia mal. Ela nunca fez nada sem motivo. E agora, nesses dias em que ela vem pressisando mais de mim, do colo, que pede esse contato, eu vou e o nego, querendo que ela durma sozinha no berço.

Ele disse que eu ia arranjar varias explicações para continuar colocando ela pra dormir no colo.

Bom, pode ser verdade. Mas a realidade é que ate hoje nunca tentei forçar a Rebeca a fazer nada antes do tempo dela. Sempre respeitei que ela tivesse o seu momento para fazer as coisas, ela sempre sinalizou bem. E eu me senti forçando uma barra com ela que ela não esta pronta pra passar. E nem eu.

Eu sei, pois conheço minha filha, que vai existir um momento que ela mesma vai decidir dormir sozinha no quarto. Podem demorar anos, mas da mesma forma que ela teve o seu momento pra engatinhar, andar, falar, ela um dia vai buscar sua independencia no sono.

Eu vou mais e curtir o cheirinho dela ate la... Mesmo que isso signifique algumas noites mais dificeis. E assim, ficar mais em paz comigo mesma.

3 comentários:

  1. Bem, a isso os antigos chamam de "dar dengo"! Me revoltei uma vez com minha mãe pq ela sempre bota Gustavo prá dormir no colo e ela se revoltou comigo em troca, disse que ninguém nessa casa dormiu direto no berço com um ano e que isso não matou ninguém.. e blá...blá...blá... Mil motivos para não colocar o menino pra dormir na cama... Mães são quase sempre muito parecidas e enfim, a pedagogia reprova, mas vcs são melhores do que qualquer pedagogia para decidirem o que é melhor para os seus, se vc acha que é melhor assim, que seja\o/ Dou todo apoio\o/

    ResponderExcluir
  2. Explico:
    Não sei se é melhor assim a longo prazo. Quero acreditar que sim, que estou certa em dar a ela o tempo dela de fazer as coisas. Sem cobrar dela coisas das quais ela não esta preparada. Acho que ate mesmo isso, agora, ainda é mais um exercicio meu pra manter essa postura mais pra frente, ao longo da vida dela, do que ela perceba hoje.
    O que sei é como eu adulta me sinto quando sinto que preciso de ajuda para me sentir segura e nao encontro, uma sensação de desamparo que com certeza não me faz bem. E se algo temos em comum com bebes, crianças, adolescentes e todas as fases da vida são nossos sentimentos. E se existe alguma possibilidade dela sentir isso, e o colo ser a segurança que ela busca, deixemos a pedagogia de lado, acatemos o carinho e o instinto e vamos dar sim, o colo. E muito mais... ^^
    Mas admito, nenhuma das duas escolhas e facil...

    ResponderExcluir
  3. Oi Di,
    amanhã vou estar em Santo André. Você mora em Santo André?
    beijos
    CHris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P