De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Desfralde? Manha? Problemas pra comer?

Não não, não estou tentnado desfraldar a Rebeca. Mas pobrzinha bem que iria me agradecer se fosse isso. A coitadinha esta com uma assadura de deixar em carne viva, coitada. Problema com o calor, alimentação e uma pomada pra prevenir assaduras vagabunda que comprei e no mesmo dia deu isso.

A coitadinha esta em tratamento com pomada de tratamento, mas não esta dando conta - basicamente por que todos os dias, nos ultimso 4 dias, no final da tarde, a Rebeca fica com diarreia. Achei que era o calor. ainda não sei se é ou não. descobri que a empregada estava colocando pimenta do reino na comida O.o e agora tambem acho que pode ser isso.

Tambem pode ser outra virosezinha ou talvez uma intoxicação alimentar que não vai pra frente, por que eu tenho dado frutas que prendem o intestino pra Rebeca diariamente -banana, maça, caju, maracuja... Seja em suco ou papinha. O maracuja, como ja disse, garante a pequena uma boa noite de sono. Alias, nos dias que ela não toma pelo menos um pouco de suco, ou come uma papainha, ou toma o passiflora, sim, ela ainda tem os pesadelos. É de cortar o coração.

Mas esse calor aqui em SP esta complicando nossa vida. Eu credito a ele quase todos os problemas que temos tido com a peuquena,   que admito são bem poucos.

Alem dessa assadura horrorosa que ela esta, que se não passar ate quinta feira vou leva-la ao pediatra (aproveitar que esta na epoca mesmo de pesar de novo), Esta com muita dificuldade de dormir durante o dia. Isso tem a ver com o calor, e com o mau habito que eu dei a ela (e a mim) de que ela dorme no colo. ela toma a mamadeira e adormece no colo, mas como vai adormecer no colo com um calor desses. Por mais que a mamadeira a ajude a relaxar, o calor incomoda e muito!

Agora temos 2 dias que a Rebeca dorme cerca de 40 minutos, depois de muita briga, um pouco antes do almoço, acorda assim que eu coloco ela no berço - coisa que so faço por que estou resfriada e acabo passando mal e preciso levantar senão mantinha ela no colo mesmo, pelo menos assim ela descansava um pouco - e não dorme de novo a tarde nem com reza brava.

Quando chega a noite, tenho colocado ela pra dormir um pouco mais cedo - banho as 19h30, 19h45 e dormir as 20h, 20h10m... - e ela praticamente desmaia mesmo sem tomar o leite de tão cansada. Pra ajudar estamos sem o maracuja. Então somasse o cansaço e a agitação excessiva do dia, mais o calor, menos o maracuja - bebe tendo pesadelo de chorar de sair lagriminha dormindo. E eu, resfriada, piorando, mas ficando acordada ate ter certeza que ela esta dormindo. Ai, durmo mal, e fico acordando o Taz a cada 1h, sem querer, dormindo, por ficar em estado de alerta.

Mas, voltando ao desfralde. Li nosblogs por ai que tem muitas mães tendo problemas com isso. Ai, li no blog da Chris, o Inventando com a mamãe, umas dicas de "perceba quando seu filho esta pronto para o desfrlade". Eles dão 3 itens, e o que eu queria contar é que a bebe aqui ja esta no primeiro item da lista com 1 ano e 4 meses!

Rebeca tem avisado quando fez ou esta pra fazer cocô. Não é sempre, mas ela tem ficado bem incomodada. Coma fralda suja e acaba pedindo que nos a troquemos.

Ah, sim, ela tambem anda! Sim, muito fofafmente tem se tornado a cada dia mais perita no assunto. E algumas vezes ela nos pega pela mão e nos leva ate o quarto dela quando uqer ser trocada. Ou, chega bem pertinho e avisa, batendo na fralda "cocô, mamãe (ou pessoa que estiver com ela), cocô" . Chegou a tentar avisar com antecedencia uma vez, pro Taz, mas era alarme falso. ela ainda não sabe diferenciar completamente as coisas...

mas admito que fiquei impressionada. Não achei que ela fosse fazer esse tipo de coisa nos proximos 6 meses! Tambem dou credito ao calor - e talvez ate a assadura, afinal deve doer pra caramba ficar suja com um machucado do jeito que ela esta.

alem da assadura no bum bum e suas areas intimas, Rebeca tem problema com suor exatamente como o meu. Problema de quem tem pele muito branca e sensivel - assaduras nas dobrinhas do braço, do perscoço. feias, muito feias tambem. Essas ficam piores por que ela coça. Eu, adulta, sei que se não mexer elas melhoram sozinhas, mas ela não tem nem essa conciencia nem esse auto controle. então esta com os braços e pernas e pescoço machucados.

Pesnam que com isso ela chora? Nada... Quando faz manha, se faz manha, é pra sair. Por que o que essa menina quer mesmo é passear. Passear e ficar na piscina. A, vida de bebe é tão boa, rsrs

Outra dificuldade que tenho enfrentado aqui é com a comida. Um dos problemas é que Rebeca tem estranhado a textura das frutas e não tem aceitado comer as frutas sem serem batidas ou prontas tipo nestle. Sucos ela toma bem, desde que um pouco adoçados dependendo da fruta. Mas pra comer, tem que ser batido no mixer, ou nada feito. com esse calor não estou querendo correr o risco dela ficar sem comer frutas, e acredito que seja uma fase mais a ver com ela não estar vendo nos, adultos, comendo as frutas. Dessa froma tenho tentado comer mais frutas na frente dela e dividir com ela. Ainda não deu certo, no sentido de resolver, mas sempre atiça a curiosidade, ela sempre pede um pedaço e assim, com paciencia sei que ela vai voltar a aceitar as frutinhas sem bater.

Por sorte, a pequena adora beber agua. As vezes, inclusive, usa o pedir 'aga" pra não dormir, por que tambem tenho medo dela desidratar e nunca nego agua quando ela pede. Neuras a parte.

mas tenho me preocupado não só com o que ela come como o quanto de cada coisa. As pessoas tendem a ficar meio chocadas quando vem como eu faço o prato dela. O comentario geral é "nossa Di, não é muito não?" e por mais que eu reforce que não é, afinal, ela come e se ela cansa de comer sem terminar eu não insisto, fico na duvida.

Outra coisa é que estamos meio que em clima de ferias ainda - calor e com o Taz em casa, meus pais tambem tem estado mais por aqui. e isso pra aliemntação dela tem sido ruim. depois que permiti que a Beca comece outras coisas menos nutritivas, como pão, bolachas, sorvete, etc Tenho visto uma tendencia a acontecer como eu temia. Nós, os adultos dessa casa, nos alimentamos muito mal. sempre tem bolacha em casa, refrigerante (que ainda não permito), chocolate, e eu vira e mexe faço algum doce pra me desestressar. E, sempre que se come essas coisas na frente dela, com exceção do refrigerante e do chocolate, a Rebeca acaba ganhando um pedaço.

Mas pra mim é assim que começa - um pedaço aqui, outro la, uma colherada de sorvete... E seria tudo bem, se não fosse um habito diario. faz sentido isso pra voces? Ou é neurose minha e uma mordidinha de bolacha não faz mal pra ninguém? Sei la, não é como se a Rebeca fosse um bebe magrinho, né? e nem que fossemos um exemplo de boa alimentaçãoe magreza, ninguem em casa é. Tem sido uma luta pra mim desde o inicio essa preocupação com a alimentação dela. desde a gravidez! mas sempre me pergunto se estou exagerando de um lado, ou do outro...

Pra voces saberem, vou passar uma receitinha de papinha (que hoje ja é a comida da mesa direto, sem bater nem nada) que a Rebeca come mutissimo bem:
- 2 colheres de sopa de arroz com cenoura
- 2 colheres de sopa de feijão
- 1 colher de sopa de pure de batata
- 2 colheres de sopa de flor de brocolis cortadinha (na manteiga)
- 2 colheres de sopa de carne moida

vi tambem pela blogosfera nesses tempos muitas mães com duvidas sobre manter ou não o blog, provatizar ou não o blog.

Eu tenho o blog como um espaço para registro pessoal, mas muito mais que isso, para troca de ideias, para conhecer pessoas que vivem algo semelhante ao que eu estou vivendo. Conto com esse espaço para conhecer mais pessoas, fazer amizades, me sentir parte de algo que eu sei que é muito mairo que eu e dividir isso com voces. Então, pra mim, privatização não faria sentido, e muito menos deixar de escrever aqui, pelo menos tão cedo!

Mas e voces, como preparam os pratinhos dos seus filhotes? e o que fariam no meu lugar? devo me preocupar? Quando é normal o bebe ter essa iniciativa de dizer quando faz suas necessidades? Como foi pra voces? Como tem lidado com o calor?!!?

6 comentários:

  1. Di dá muitos banhos nela e deixa o máximo possivel sem a fralda. Essas infelizes são inimigas das assaduras.
    Tentar trocar mais vezes ao dia, mesmo sem estar suja por causa do suor.
    Evita dar coisas ácidas como tomate, laranja ácida, abacaxi, limão,café, ameixa, maçã, etc.
    Até mesmo o leite é ácido mas aí não dá para cortar.
    Banho de assento com maizena tb ajuda.
    Espero que as duas melhorem rápido!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A Ana disse todos os truques!!! Ódeio fraudas descartaveis, elas são uma fonte inesgotavel de assaduras, eu sinto em mim quando vou empomadar os pequenos do berçario!!! Ui!

    A Rebeca assusta... Jesus, ela cresce cognitivamente muito rápido \o/

    ResponderExcluir
  3. Di tadinha da Rebeca, deve ser uma dózinha no peito ver a filha assim com o bumbum deste jeito. Pense também na possibilidade da tal assadura ter sido agravada pela diarréia ou pela fraldinha.

    Mande notícias tá!
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  4. di, não me incomodei com o q vc disse, e te agradeço pela preocupação. parei o tratamento pq passei 5 anos testando mil porcarias de remédios que nunca me fizeram bem e tbm por começar a pensar se sou mesmo bipolar. eu sei, eu sei, tive mil crises, mas será que foi doença ou "problemas da vida"? estou realmente confusa... só sei que não quero ser mais doente com os remédios... minha tireóide não voltou ao normal ainda, o tsh não desce de 13, eu não consigo perder 1kg, meu cabelo caindo, minha pele horrível, e a péssima sensação de gosto ruim na boca sempre. além dos tremores quando seguro qualquer coisa e que me impedem de segurar uma caneta firmemente... foi uma decisão crítica, e eu ainda me sinto em fase de testes... hoje eu estourei, berrei com meu pai no telefone, tudo por causa da maldita matrícula no curso de francês... logo com meu pai que é a única pessoa que não me abandona... depois comecei a chorar e pensei se realmente estou fazendo a coisa certa...
    nossa, isso virou um livro... enfim, foi um desabafo, obrigada pela preocupação.
    bjooo

    ResponderExcluir
  5. Di primeiro tanks ela visita no blog novo. Querida são muitas questões, mas vou na que me cabe mais. Quanto a alimentação: a gente tem que oferecer qualquer tipo de alimento mais que 14 vz. Lógico que não dá pra ficar contando. Mas vc está certa, toda vez que for comer uma fruta ofereça pra ela também. É bem isso. Como vc ainda está nas papinhas, qualquer outra coisa que não seja macia ou líquida ela irá rejeitar. Tente já entrar com papinhas apenas amassadas no garfo e carnes desfiadas ou moídas, acho que isso pode ajudar.... e não interfere na proteína da carne. Para o xixi não sair tão ácido evite apenas sucos de frutas cítricas. Não se preocupe com a vit. C muitas outras frutas possuem essa vitamina também.
    Querida caso queira mais alguma dica, vá até o Nutrição e Cia e me manda um email por lá.
    Bjs

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P