De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Crise alérgica e outras mazelas

Semana passada Rebeca teve uma crise alérgica.

Pra mim que nunca tive alergia a nada na vida foi muito impressionante!

A alergia se apresentou na pele, e apenas nas pernas. Placas inchadas e vermelhas cobriram as pernas quase inteiras e coçavam muito. Coçavam tanto que foi a coceira que a acordou e a fez chorar me fazendo, bem sem querer, perceber o que estava acontecendo. E de inicio, me desesperei.

Peguei ela no colo e a trouxe para o quarto a procura da ajuda do Taz. Vendo que a irritação se concentrava nas pernas e considerando que ela não comeu nada de diferente no dia e que tudo começou questão de minutos depois de trocar de roupa para dormir, chegamos a conclusão que o safado que estava fazendo isso era o sabão em pó. Maldito Omo Multi-ação!

Passamos um pano molhado pelas pernas dela, com água fria mesmo, pra aliviar a coceira e lavar a área. Passamos talco mentolado - remanescente da catapora - para aliviar a coceira e colocamos outra roupa que sabíamos não tinha sido lavada nessa leva.

Passou

No dia seguinte comprei sabão de coco e voltei a lavar as peças de roupa da Rebeca como se ela fosse uma recém nascida. Não quis mais arriscar, simples assim. Peguei todas as calças que haviam sido lavadas com o tal do Omo e lavei-as novamente. Dei 2 enxágues pra garantir.

Mas ontem, ontem aconteceu de novo. Do mesmo jeito. Eu, muito desligada e pensando apenas no frio que fazia, resolvi colocar uma calça por baixa da de moleton com medo que minha filhinha que insiste em dormir descoberta não passasse frio. Coloquei uma legging que havia sido lavada bem antes, ainda com Omo sem lembrar desse detalhe. E 30 minutos depois a pequena novamente acorda em choro e se coçando. Mas dessa vez em apenas uma das pernas.

Por sorte sabíamos o que fazer. Foi pro banho, mesmo com o frio todo, pra lavarmos bem a área afetada. Passamos o talco mentolado, trocamos a roupa. Troquei a roupa mais 2 vezes antes dela sucumbir ao sono.

Nas duas vezes ela chorava dormindo por causa da coceira que nós ajudávamos a acalmar passando as mãos nas pernas dela.

Além disso de noite mesmo ela começou a recusar o leite pra dormir. Achei que era por que estava de estômago cheio pois tinha acabado de tomar uma mamadeira então não dei importância. Ela acordou de madrugada, as 5h da matina, cheia de energia. Levantei com ela com dificuldade e fui preparar o leite. Ai ela começou a reclamar de dor na língua. Não conseguia ficar com a mamadeira na boca. Pedi que me mostrasse e achei que ela estava com uns pontos esbranquiçados na ponta da língua. dei beijinho e tudo pra "sarar o dodói" e ela se acalmar mas nada a fez tomar o leite. Nem trocar pra um copo, nada.

Marquei consulta com o pediatra para pegar mais orientações, falar o que estava acontecendo, descobrir se devo medicá-la, e com o que, quando isso acontecer. Quando devo parar de esperar e ir ao PS? Encaixe marcado pra hora do almoço.

A Beca só foi comer na hora do almoço pouco antes de sairmos. Uniu-se a extrema fome que ela devia estar sentindo ao fato de o almoço ser macarrão com almondega e ela fez um esforço. Mesmo sentindo dor ela comeu meio prato de comida e tomou um suco de maçã. O suco ela tomava entre as garfadas, de canudinho, pra aplacar a dor que mastigar causava.

No pediatra contei tudo. Ele a examinou, mediu, pesou, olhou olhos, nariz, ouvidos, garganta. Pernas, claro, as pernas, que a essa altura tinham uma leve lembrança do que tinha acontecido de noite. Disse que pelo que descrevi tudo indica pra que seja mesmo alergia a sabão em pó e os cuidados são esses mesmos que eu estou tendo. Passou um antialérgico pra ser dado em momentos de crise e explicou mostrando fotos de casos de alergia na pele em qual momento eu devo levar a Beca ao PS ou medicar em casa. Disse que a garganta estava um pouco inflamada mas nada que pedisse medicação ainda, talvez apenas um tylenol pra aliviar o desconforto, e passou uma pomadinha de camomila pra acalmar a língua.

Mediu 97cm - Pesou 15kg - Pra ficar registrado!

Lavei todas as roupas dela novamente no processo, pra garantir que não tinha sobrado nada que fora lavado com o outro sabão em pó. Estou cogitando seriamente em adquirir as EcoBalls pra lavar as roupas dela e eliminar de vez o uso de sabão nas lavagens.

Dei tylenol pra aliviar a garganta, mas a pomadinha pra língua ela não deixou passar. Depois dela tentar jantar sem sucesso eu insisti na mesma e passei forçando a barra mesmo pra ver se ela colocava alguma coisa no estômago depois. Só consegui convencê-la a tomar suco de caixinha, com o canudinho. Nada de comida e ela não teve coragem de colocar a mamadeira na boca pra dormir.

Agora dorme, um sono difícil, agitado, com momentos de choro. Pra dormir sem a mamadeira foi a base do cansaço - brigou com o sono, comigo, pedia pra ver tv e ficar acordada e chorava muito. A venci pelo cansaço de passar o dia todo acordada, com apenas um breve cochilo de 1h30 antes do almoço.

Mas agora quem ta cansada sou eu. E a noite ta só começando... Noite de revezamento entre eu e o Taz pra cada acordada que ela tiver... Ainda bem que semana que vem vou estar olhando pra trás com aquela sensação de alívio depois de uma tormenta. São poucos dias, mas nossa... Haja pique!


6 comentários:

  1. Sei bem como é isso, criança doente é ruim demais.
    Graças a Deus, passei essa faze da Rebeca com meus dois filhos, sem saber ser Bipolar, pois hoje com todas as medicações que tomo, pode cair a casa que não acordo e aí seria muito difícil, pois por duas a três vezes que acordei a noite e tive que me levantar, foi muito ruim, completamente dopada, a ponto de me bater nas paredes para caminhar...
    Mas que bom que vc descobriu logo o que estava desencadeando esse processo alérgico, já é meio caminho andado não é!
    Vai ver que logo termina, boa sorte!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Di, essas crises alérgicas não são nada fáceis, espero que passe logo.

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ai Di, eu como boa alérgica, sei bem o que é isso...

    Vira e mexe e, de repente, eu fico com essas placas, a garganta aperta e fico morrendo de dor de barriga (Se a causa é alimentícia)

    Já sei que sou alérgica a um excipiente de algumas medicações, mas não sei qual. Sei que sou alérgica a um conservante, mas não sei qual também e a alguns tipos de madeira.
    Também sou alérgica a alguns perfumes.
    Olha, é uma coisa meio chata e complica mais por não saber ao certo o que causa a maldita reação.

    Já cansei de parar no PS no meio do carnaval, por exemplo, de madrugada, depois de ter comido um cachorro quente.

    O bom, nesse caso específico da Beca, é que dá pra prevenir.
    Eu já tive dermatite por conta do OMO. Sabãozinho forte pra caramba!
    De tanto ouvir minha mãe se queixando das nossas crises de coceira, nunca usei.

    Tadinha da Beca! Não é fácil se alimentar com isso tudo!

    Torcendo para que as coisas se ajeitem por aí e que a Beca não tenha mais nenhuma crise!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Di,

    Li seus posts sobre a crise no casamento, sobre seu dia das mães e sobre a alergia da Rebeca.
    Olha, no meu trabalho lido com relacionamentos conjugais o tempo todo e percebo o quanto eh difícil continuar casado. Eu mesmo, com pouco tempo de casada já enfrentei coisas muito difíceis. Mas o que vc disse eh verdade: eh preciso querer muito estar casado, os dois tem que querer muito. Pois só assim conseguimos esperar as coisas ruins passarem.
    Forca com as dificuldades com a Beca, com grana, etc.
    Sei que algo de muito legal vai aparecer para você pois apesar das suas dificuldades vc esta sempre lutando, sua persistência eh admirável!
    Fique com Deus
    Um grande beijo!
    Laura

    ResponderExcluir
  5. Nossa senhora Di que coisa! alergia é terrível tadinha dessa anja!!!
    Amiga força ai daqui a pouco ela já vai comer direitinho e vc vai dormir melhor :) beijinhos e melhoras

    ResponderExcluir
  6. OI Di, que sou superalérgica e sei bem o que são essas crises. Espero que as coisas estejam mehores por aí que você esteja mais descansada e tranquila.
    Uma ótima semana para vocês.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P