De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dia das avós

Ontem (por que já são mais de meia noite, certo?) foi dia das avós. Eu esqueci, e sempre que era relembrada do fato pela internet deixava pra falar algo depois e esquecia novamente. #fail

Minha mãe, apesar de não estar ciente dessa data comemorativa até minha irmã lembrá-la - no fim do dia pelo que entendi - curtiu bem a manhã com a neta. eu tive que sair pra resolver uma pendencia burocrática com meu pai e ela ficou em cargo da pequena cheia de energia. E elas brincaram muito! Muito!

Eu tenho muitas diferenças com minha mãe. Coisa que talvez apenas muitos anos de terapia possam resolver, e entendo por resolver fazer com que a gente consiga conviver sem se agredir de alguma forma. E ultimamente essa convivência tem sido ainda mais difícil exatamente por não concordarmos sobre como lidar com a Rebeca e suas birras.

Minha mãe é incapaz de falar não. Acreditem, eu sei disso. Me foi útil por uma boa parte da vida adolescente inclusive. E se ela não conseguia falar não pra mim, como ela mesma disse, com a Rebeca a coisa fica ainda pior.

E Rebeca está vivendo seus terrible two. De leve, nem posso reclamar muito. Mas tem dias e horas como qualquer criança que chora e se joga no chão e faz chantagem emocional. E minha mãe cai. Sempre. Eu não. As vezes, ok, sou bem mole inclusive para padrões rígidos. Mas eu sou capaz de falar não e aguentar o choro que vem depois. e ai, gente, o atrito entre mãe e avó está feito...

Mas minha mãe é avó, e avós tem esse direito, sabem? Sabem qual? Esse de não ter que educar os netos. De poderem fazer todas as suas vontades. De deixar eles brincarem com água e areia logo depois de tomarem banho ou de tomar sorvete em pleno frio do inverno. Esse direito de vó.

E me dói muito brigar e ter que tirar esse direito da minha própria mãe. Por que, gente, ela é uma super avó!

Ela tem um pique pra brincar com a Rebeca que eu fico com inveja, e ela tem o dobro da minha idade e fuma! Mas está lá, brincando de cavalinho, de roda, correndo atrás da neta brincando de pega pega! E desenha, faz pintura com guache, chapéu de soldado, assiste os filminhos junto com ela vez atrás da outra e decora as musiquinhas do Patati Patata e da Galinha Pintadinha. E da comida, e colo, e muito amor e carinho.

Minha mãe é uma avó incrível!

Cheguei a conclusão que meus pais sempre foram grandes avós, inclusive comigo e com minha irmã - com certeza muito mais comigo! Nos ensinaram coisas valiosíssimas e me fizeram a pessoa que sou hoje. E eu me amo, ok?

E sabendo que minha mãe é essa avó incrível é muito mais difícil ter que discutir com ela, e magoá-la, pra poder educar a minha filha do jeito que eu acredito ser certo. Por que, né, eu sou a mãe e esse é o meu papel.

Então o que eu mais desejo nesse dia das avós, pra minha mãe em especial, é que as coisas melhorem logo por aqui e que logo logo ela tenha a chance de ser a avó que ela merece poder ser, sem a gente ter que brigar por isso.

Por que pode ser dia das avós, mas eu amo muito você mãe!

Um comentário:

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P