De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Do aniversário e das mudanças que vieram com ele

Finalmente consigo parar pra contar esse marco na nossa vida.

Foi sim um marco.

Primeiro por que Rebeca nunca esteve tão envolvida nos preparativos, tão ciente do que acontecia e tão certa do que queria ou não. E eu, no meu saudosismo e ao mesmo tempo em minha corujice, tentei aproveitar a companhia dela para fazer tudo que fosse possível.

O aniversário caiu em dia de semana. Preparei uma festinha na escola com os amiguinhos da sala. Mandei convite avisando e no no dia mandei um bolo de cenoura com chocolate decorado com estrelinhas coloridas, uma boa dose de pães de queijo e suco. E a aniversariante, claro! hehe

Ela se divertiu muito com os colegas na escola. Foi bem recebida por todos que sabiam que era uma data especial. Ganhou presentes dos amigos, muitos abraços e pode aproveitar a companhia de todos eles. Cantaram parabéns, tiraram fotos.

Em casa a festa não acabou. Ela chegou em casa meio dormindo, um pouco mais tarde que o normal. Os avós a haviam ido buscar e eu fiquei preparando o jantar: seu prato favorito.

Com todos em casa, jantamos juntos, brincamos, cantamos parabéns e cortamos o bolo (identico ao que mandei para a escola, mas com granulado ao invés das estrelinhas). Depois do jantar demos os presentes que compramos com muito custo. E ela amou cada segundo, cada parabéns, cada abraço, e cada presente.

E um dos presentes dela foi ter seu quarto montado e arrumado para uma "criança grande". Uma cama grande, sem proteção nas laterais, que pintamos juntos da cor que ela escolheu. Com um adesivo na parede ao lado da cama. Com caixas divididas por cores para que ela guarde seus brinquedos. com o tapete de EVA no chão, não mais por necessidade mas por decoração e história.

E ela dormiu aquele dia pela primeira vez no seu próprio quarto desde que tinha 2 anos e meio e veio para o meu quarto, pro lado da minha cama, numa noite fria, e por lá ficou. E no marco de seus 4 anos, ela reassumiu seu lugar de direito.

Não dormiu muito, infelizmente. Não foi pro meu quarto, mas acordou no meio da madrugada por que queria brincar com os brinquedos novos, e fez o pai ficar acordado com ela até as 5h da manhã e ir trabalhar virado depois de finalmente convencer a pequena a voltar a dormir.

Dai em diante ela não voltou mais pro meu quarto. Sem traumas, sem choros, ela agora dorme no seu quarto. Como uma menina grande.

Depois disso veio a "grande festa". Com tema, com família. Fizemos um churrasco, que ela gosta, e preparei docinhos, cupcakes e bolo. Decorei a casa com o tema que ela escolheu - a 1 ano atrás e não mudou de ideia! - e recebemos família e amigos para comemorar conosco.

A festa durou a tarde toda. Recebi muita ajuda a agradeço todos os dias por ela. Finalizamos com o parabéns e docinhos no final da tarde. Foi perfeito.

Desde seu aniversário Rebeca brinca todos os dias com os brinquedos novos que ganhou. Alias, ela aproveita todos os presentes, mesmo os que não são brinquedos. Ela ganhou uma bolsa que a tia fez de crochê que ela usa para brincar e para sair. Dorme quase toda noite com a camisola que ganhou de outra tia, mesmo em noites frias quando coloca a mesma por cima de outro pijama mais quente. Dorme todas as noites sobre a colcha nova. O trenzinho já foi montado e desmontado mais de uma vez, e tivemos que trocar a pilha. As massinhas já precisam ser repostas. O tablet de brinquedo que ganhou do avô a ajuda a associar letras a palavras como ela aprende na escola. E por ai vai...

Da muito gosto de ver isso. Ela crescendo, aproveitando as novidades, feliz. Feliz não apenas pelo ganhar material, mas pela enorme conquista do espaço. Do seu espaço. Por que além de dormir no quarto ela redescobriu ali um lugar para brincar!

Meu bebê está crescendo. Nem dá pra falar mais que é um bebê. Minha menina. Meu amor e minha vida.

Foi um aniversário e tanto! Que venham os próximos 100!


4 comentários:

  1. Parabéns! Sua filha é linda.

    Também sou bipolar, tenho 28 anos e fui diagnosticada as 15. Tenho muitas dúvidas sobre a gravidez de uma bipolar, meu maior medo são os remédios. De fazer mal ao bebê, eu por exemplo tomo o oxcarbazepina (trileptal) e na li na bula que pode causar má formação. Alguns médicos dizem não é uma regra, mas mesmo assim tenho medo. Você tomou seus remédios até saber que estava grávida ou parou antes de tentar?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Sua filha é linda!
    Eu também sou bipolar, tenho 28 anos e fui diagnosticada aos 15. Tenho muitas dúvidas sobre os riscos da gravidez em uma bipolar. Meu maior medo é de o remédio fazer mal ao bebê, eu por exemplo tomo o oxcarbazepina (trileptal), e li na bula que ele pode causar má formação, não penso em ter filhos agora, mas fico pensando se vier uma gravidez não planejada, será que ele nascerá perfeito? Ao mesmo tempo não sei omo ficaria sem medicação. Você tomou remédio até descobrir a gravidez ou foi suspenso pra vc tentar? Grata no que vc puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Priscila, se quiser, podemos conversar por e-mail, e ai posso te dar mais detalhes e quem sabe tirar suas duvidas, ok?
    Me deixe seu e-mail e eu respondo, ok?
    Bjs
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Que delícia, Di!
    Muito bom ver eles crescendo e curtindo as coisas!
    Muito fofa a Beca! Parabéns!
    Posta fotos do quartinho novo. Assim que mudarmos para Atibaia, o Pedro vai para a cama com grade lateral (ele cai), vamos ver como vai ser!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P