De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Nada de novo no front

Sabem quando nada muda? Pois é...

Mas eu não estou muito bem. Dias ruins acontecem pra todos né? O problema é que a Beca, tadinha, parece ter um radar para meus dias ruins e acaba por dar mais trabalho pra dormir nesses dias. E pouca coisa me tira do sério quanto a onda que ela faz quando não quer dormir.

Eu aproveito pra falar dessas coisas aqui, assim, acho que com a sensação de desmistificar um pouco essa minha maternidade. Por que eu gosto mesmo e vocês devem perceber que eu procuro focar os posts nas coisas boas - quando possível claro.

É difícil eu reclamar de alguma coisa que a Beca faz. Ela é um anjinho de menina. Mesmo. É boazinha, prestativa, bastante compreensiva e colabora comigo em quase tudo. Mas ela tem o limite dela, ela não gosta de ir dormir. Acho que se eu não tivesse estipulado a rotina que temos hoje desde cedo eu talvez não conseguiria lidar com essa recusa dela em dormir. Ela quase fala que dormir é perda de tempo.

Tenho certeza nessas horas que pago por todos os meus anos de insônia, aterrorizando meus pais desde bebê. Faz parte, eu sabia que ia ser assim. E na maior parte dos dias eu consigo levar numa boa,ela também.

Mas tem aqueles dias do mês (é aqueles mesmo) que meu humor fica instável, eu fico irritadiça, meio deprimida, e bem sem paciência. E nesses mesmos dias a Beca tem dias mais nervosos.

Ontem e hoje no entanto ela foi além do que jamais tinha feito em 4 anos de vida. Ontem fez uma manha tão grande, que se jogava no chão e tentava fugir dos meus braços que tentavam abraçá-la na tentativa de acalma-la. E chorava, brigava, jogava e chutava coisas pelo quarto. ela nunca foi de fazer isso. Nem nos tais terrible two. Mas ontem fez.

E eu me esforcei pra manter a calma, abracei, conversei, no fim briguei, sai de perto pra me acalmar, e mais calmas, conversei de novo, abracei de novo, expliquei o que ela estava passando e a minha reação.

Hoje na hora de dormir, mais uma vez, manha. Queria assistir vídeo no computador, eu disse que não. Sai de perto pra arrumar o pijama e ela colocou o vídeo em desafio. voltei, desliguei o vídeo, chamei atenção dela. ela ficou muito brava, e me arranhou. Ai eu perdi a calma, briguei com ela, coloquei de castigo e chamei o marido pra assumir o lugar.

Ela veio, acalmou a pequena, conversou, distraiu e conseguiu trocar a roupa e escovar os dentes.

E ai ela voltou pro meu colo, pra dormir. Triste, magoada, começando a chorar de novo. eu perguntei por que ela estava chateada e ela respondeu que eu havia brigado com ela. eu respondi que briguei sim, pois ela havia me arranhado.

Sentei ela no meu colo, e falei com calma "vamos pedir desculpas uma pra outra? Ao mesmo tempo? eu peço desculpas por ter brigado com você e você pede desculpas por ter me arranhado?" Ela sorriu, concordou, e nos abraçamos e pedimos desculpas.

A noite não terminou ai, ela ainda tentou me enrolar pra não dormir mais um pouquinho, mas de forma calma, conversando comigo e fazendo perguntas toda vez que percebia que estava pegando no sono.

Eu mais calma também, respondia e protelava para amanhã. E assim fomos até que ela adormeceu.

Alguns dias são mais fáceis, outros mais difíceis. Só na hora, no dia a dia, descobrimos quais são as nossas dificuldades. Mas não trocaria isso por nada.

Bom fim de semana!

Um comentário:

  1. Ai Di, te entendo profundamente. O que mais me irrita tb são essas "fugas" deles para dormir, para entrar/sair do banho e para trocar de roupa. E o pior da hora de dormir, é qdo ele já está dormindo babando no meu colo e eu vou colocá-lo no berço....e ele acorda. Fico muuuuito irritada :( Mas realmente o segredo é a rotina que a gt estabelece desde cedo. A gt precisa tb aprender a meditar na mais estressante das horas. Um desafio! Estou com vc! É bom tb compartilhar estas dificuldades, pq é assim que a gt descobre que não estamos sozinhas. E graças a Deus pelos maridos pacientes!!!! bjsssss

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P