De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Mesversário e o que é bipolaridade

São 6h da manhã do dia 02 de Abril. A Rebeca fez, ontem, oficialmente 6 meses, o que faz dela um nenem nivel 2! Comedora de papinhas, bebedora de sucos, e dona de uma personalidade toda sua!

Ontem eu tinha varios planos, concomitantes, o que me fez ter que escolher entre eles de forma não muito justa. E deram errado, todos eles. Ia almoçar na casa de minha prima, e esperava poder ver a Rebeca e sua priminha convivendo um pouco mais por uma gostosa tarde em familia. No entanto, foi desmarcado prefviamente por problemas pela parte dela.

Ai, decidi que ia passar o mesversário da Rebeca no cinema, ja que tinha sessão do Cinematerna. Convidei a Mari pra ir, inclusive. Só que no dia 31 minha tia me liga, dando uma noticia ruim primeiramente, mas avisando que eles haviam resolvido o problema e que teriamos o almoço na casa da minha prima.

Tentei ligar para a Mari para tentar desmarcar o cinema, isso ja mais de 22h da noite, mas acho que o telefone que tenho deve estar errado, então no dia 1 acabei desmarcando minha ida ao almoço, ja que as duas coisas seriam no mesmo horario.

Na noite do dia 31 também uma amiga minha me liga pedindo uma ajuda por causa de uns problemas que ela esta passando com a casa dela, e quem me conhece sabe bem que eu NUNCA negaria ajuda a ninguém, então disse a ela para vir passar o dia comigo, enquanto ela precisasse.

No entanto, acabei "discutindo" com o Taz dia 31 de um jeito que me deixou muito mas muito chateada, e no dia 1, quando ele chegou do trabalho, minha amiga ja estava aqui, e eu tinha dormido menos de 4 horas naquela noite, vi o quanto o cansaço piora nossos sentimentos quando eles ja não estão muito bons. (guarde isso para a parte explicativa sobre bipolaridade abaixo)

Então, quando era meio dia, hora de sair de casa e ir ao cinema, eu não sentia vontade suficiente para fazer isso. E nem o Taz. E acabamos não indo. Espero inclusive, que a Mari não tenha ido também, o que que sei que não é dificil em final de gravidez, afinal estamos na maior parte do tempo bem indisposta no ultimo mes, enfim...

E foi assim que, no mesversário de 6 meses da Rebeca nós não fizemos absolutamente nada.

E, apesar de dentro de mim ter existido uma enorme importancia para a data e uma grande vontade de comemorar de alguma forma, isso não foi exteriorizado. E se outros aqui em casa acharam isso de alguma forma importante, também não exteriorizaram isso.

Eu espero que, no domingo de pascoa, nada de errado tenha acontecido com o que esta por vir, relacionada a noticia ruim que comentei, e que seja um Domingo bom e alegre,e eu possa ir almoçar na casa da minha madrinha talvez, ou me reunir com pessoas que gosto, e possa me sentir comemorando essa primeira etapa da vida da Rebeca. Por que, eu estou sentindo falta disso.

Sei que o clima devia ser de festa, e com certeza meu tom hoje, e no ultimo post, estão longe de ser assim. Em algum momento eu talvez me sinta bem para falar mais sobre isso, mas não agora.

Mas, a Aleh pediu que eu explicasse um pouco melhor o que era bipolaridade, e quero então que se tenha em mente que boa parte da motivação dos ultimos posts se deve a uma "leve crise" nesse sentido.

Não vou dar uma explicação muito grande aqui, mas vou passar alguns sites para maior esclarecimentos sobre o assunto, e dar uma breve resposta:

Bipolaridade, ou expecificamente, Transtorno Bipolar do Humor, é uma doença psiquiatrica, que foi conhecida por muitos anos como Psicose Maniaco Depressiva, nomenclatura que foi trocada devido ao fato de que muitos casos não apresentavam a parte psicotica da coisa. Mas, a primeira nomenclatura era mais crua sobre dizer o que era de fato a doença.

Quem sofre de transtorno bipolar tem um descontrole emocional, que pesquisas indicam ser fisico, que faz com que elas sintam as coisas com uma intensidade muito maior que outras pessoas não portadoras desse transtorno. E elas alternam de humor de forma que variam entre um estado Maniaco, onde costumam ter o pensamento muito agil, muita disposição, menor necessidade de sono, falta de inibição e limites, levando a extravagancias e excessos, muitas vezes relacionada a alccol, drogas e coisas do genero.

Da fase Maniaca, o bipolar pode passar para a fase Depressiva, e vice versa, onde perde interesse pelas coisas, as vezes deixando de ter interesse em levantar de manhã, não conseguindo enxergar algo que o motive a continuar. Nada parece bom, e se sente invadido por uma tristeza sem explicação, uma dor interna muitissimo descrita como "dor na alma". Uma dor tão intensa, que muitas veses você faria qualquer coisa para parar de sentir essa dor. Mas no etantro você esta tão apatico que não consegue ter iniciativa para mudar o quadro que se encontra. Ou ter vontade de muda-lo, ou mesmo acreditar que mereça que ele mude.

São dois extremos de sentimentos, dois momentos, um onde você se sente extremamente bem, e capaz de fazer qualquer coisa, melhor que qualquer um, e outro onde você se sente muito mal, muito triste, incapaz de fazer qualquer coisa.

E esses sentimentos podem alternar de forma lenta, o portador de TBH ficando muitos meses, ou anos, na mesma fase, ou extremamente rapido, as vezes diversas vezes no mesmo dia, que é o meu caso.

O Transtorno Bipolar não tem cura, e assim como doentes cronicos de outras doenças como diabetes, é preciso se medicar e fazer tratamento por toda a vida. E, assim como umdiabetico, quando você "encontra" a sua receita, é absolutamente possivel ter uma vida normal e produtiva. dentro das limitações de cada um, de forma que até agora os melhores resultados são encontrados atravéz da união do tratamento medicamentoso e da terapia.

A terapia se faz muitissimo importante por que é dificil para o bipolar descobrir quem ele realmente é, quer, gosta, acredita, e quando todas essas coisas são ou foram motivadas por algum tipo de crise. E aprender a conviver com uma doença, que como qualquer outra, limita suas possibilidades, e é rodeada de preconceitos alheios e proprios com os quais você tem que aprender a lidar.

Pra informações tecnicas e tudo o mais, ja que ate dei uma explicação mais longa do que imaginava aqui, é so clicar nas palavras linkadas. ^^

Se quiserem fazer alguma pergunta, é só usar: http://www.formspring.me/dicolico

Espero estar de mlehor humor mais tarde. Ai posto as fotos recentes da pequena aqui, por que a faceira ta uma graça e me dando motivos pra sorrir genuinamente todos os dias.

4 comentários:

  1. Oh amiga, não sei se já te disse.. eu sou bipolar também! Sofri muitooo até saber o que era e ver que não era uma louca varrida. A psiquiatra salvou meu casamento!

    Um beijo em ti.

    O bom da bipo é que assim como o sentimento vem, ele vai!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Di, amiga...mto obrigada pela explicação viu, e pelo carinho por atender ao meu pedido...^^

    espero do fundo do meu coração q vc tenha um final de semana maravilhoso...e q nada mais a deixe aborrecida....
    feliz pascoa e parabéns pra becaaa

    bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Diiii florrr eu vi sua ligação e não retornei pq se tem uma coisa que eu não tenho é crédito rsrsrs... me perdoa!!! Acabei não indo no cinem,aterna, to super em falta contigo....
    nossa mas ta foda... pegar bus, metro, pq dirigir tb ta osso... so to saindo mesmo de fim de semana pra casa d alika tipo aqui perto, pq sei q vou voltar cedo...

    mas enfim, ainda vo no cinematerna hahaha

    e sobre o mesversario da bec fica tristinha não viu!!!
    as evzes a gente se programa e não da certo mesmo, mas o importante e que ela passou do lado das pessoas mais importantes do mundo rpa ela vc e o taz... e pensa o de 1 ano sera super legal =)


    beijos saudadesss

    ResponderExcluir
  4. obrigado pelo recadinho .. é isso msm o que eu vou fazer .. bem pelo meu post eu tbm sou bipolar rsrsr não é serio ..o meu é da fase depressiva , me sinto assim .. e hj msm estando gravida que era o que eu mais desejava .. tem dias que não tenho animo de sair da cama .. hj msm é um dia assim .. ja comecei cansada .. um cansaço que eu não sei de onde vem .. e faz meses que estou sentindo isso .. tudo isso , sabe se durmo um pouco a tarde não consigo dormir a noite e as vezes tenho assim uma aflição uma coisa muitooooo intensa e ruim .. um sentimento ruim msm dai tento me distrair .. depois fico uns dias bons e depois novamente ..
    nessa fase depressiva é msm coisa se eu estivesse lendo , o que eu sinto ...
    nunca senti essa fase maniaca de achar que posso tudo etc .. é sempre a depressiva msm ...
    vou te acompanhar .. e procurar saber mais .. sobre isso .. obrigada beijossssss

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P