De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dos planos

Pra mim 2012 começou numa velocidade que eu não lido muito bem. Tudo muito rapido. Mas isso tem feito eu me mexer um pouco com relação aos meus planos de médio e longo prazo. Vamos por partes, ok?

No fim do ano passado eu ja estava bem infeliz com meu trabalho. Não conseguia render como precisava e  estava com muita dificuldade de trabalhar a partir de casa. A depressão ja vinha se instalando e sentia cada vez menos vontade de fazer as coisas e cada pouco trabalho que eu conseguia fazer necessitava de um esforço pessoal interno muito grande, gerando uma carga de estress desproporcional ao trabalho.

Unindo-se a isso a Beca entrou de férias no começo de Dezembro e eu não consegui organizar meu tempo e o do meu marido em casa pra cuidar da Rebeca, de mim e do trabalho. Ah, e claro que pra ajudar o computador quebrou e eu perdi boa parte do que eu tinha feito.

No fim, na semana que antecede o Natal eu tomei a dificil decisão de sair desse emprego. A ideia era rspirar um pouco, aproveitar o tempo das férias com a Beca e me concentrar em procurar algo que me satisfizesse mais como pessoa e profissional. mas o que?

A maior parte das minhas experiências anteriores esta em dar aulas de inglês. Foi com isso que comecei, aos 18 anos e me mantive a maior parte do curto tempo de experiencia que tive. Curto por que apesar de já fazer mais de 10 anos que iniciei-me nas atividades remuneradas eu tenho pouca experiencia real, pois sempre entrava em crise - seja de depressão ou mania -  e acabava abandonando ou tendo que sair do emprego.

Mas ainda sim, dar aula e algo em que eu sou boa. Meu inglês e bem fluente e eu tenho pouco sotaque. Tenho boa desenvoltura em sala de aula e consigo me comunicar bem com os alunos conseguindo entender e atender as suas necessidades. Então, bora voltar a dar aula?

E apesar  de dar aula ter uma outra grande vantagem - 2 ferias por ano, junto com as ferias da Rebeca - dar aula tem uma descantagem enorme: paga muito muito mal.

Talvez se as coisas tivessem sido diferentes pra mim nos ultimos 2 anos e meio e eu não sentisse no fundo do meu ser a necessidade de independencia financeira e não depender de ninguem para viver e cuidar da minha filha, eu aceitasse com facilidade que eu iria ser professora e pronto, seria feliz. Mas eu ja disse tudo - não que depender mais dos outros.

Depender de outras pessoas, sejam meus pais ou meu marido, mina a minha auto estima e me faz ter atitudes e manter um comportamento que não é nem adequado nem saudavel, tornando tudo muito pior do que precisa ser.

Eu quero sair da casa dos meus pais, ter a minha casa, fazer as coisas do meu jeito, criar minha filha do jeito que eu acho certo. E por mais que eu seria uma dona de casa feliz, meu esposo não tem condições de bancar todas as nossas necessidades, visto por exemplo as minhas necessidades medicas por ser bipolar.

E eu não quero depender dele. nem dos meus pais.

Pensando nisso e resultado de uma conversa com os amigos que tive no Ano Novo, decidi prestar concurso publico.

Não é uma decisão facil pra mim. A ideia de trabalhar 40h por semana e so ver a Beca de noite pode ser tranquila pra muita gente, mas não era o que eu queria. Por mais que eu saiba racionalmente que ela vai se adaptar, mais que isso, vai ficar bem, não era o que eu queria.

Mas ai me lembrei e fui lembrada, que carreira publica não e uma coisa facil. Requer muito estudo e dedicação pra passar no concurso, depois de conseguir passar você ainda tem que ser chamado, e tudo isso pode demorar literalmente anos pra acontecer. E uma decisão de médio e longo prazo, não de curto.

Então, com isso em mente admito que fico um pouco mais tranquila com essa decisão. Eu tenho tempo de interiorizar a decisão e ficar bem com ela antes de, de fato, passar meu dia das 8h as 17h trabalhando.

Outra coisa que me tranquiliza e a relação do Taz e da Beca ser tão boa. Ele e mais que participativo, Taz e daqueles pais de dar inveja. Acreditem, vocês iriam adorar se seus esposos de tornassem pais assim! hehehe

Depois e devido vairas dificuldades na empresa dos meus pais, onde o Taz trabalha, desde o fim do ano passado ele esta fazendo o horario da noite - trabalha das 14h as 22h de segunda a sabado e domingo sim domingo não das 8h as 14h. Trabalha muito e gosta do que faz. E eu diria que nos adaptamos bem a esse horario. E um horario que ele consegue fazer inteiro, sem interrupções e isso ajuda muito ate na confiança que meus pais tem nele.

Mantendo esse horario, mesmo que eu passe a trabalhar das 8h as 17h a Beca continuaria fazendo apenas meio periodo na escola (que e meu ideal) pois ele passaria as manhãs com ela. E eu apenas iria busca-la na escola no fim da tarde Pra ir pra casa.

E essa ideia me agrada. Ok, seria melhor se nos dois pudessemos passar a manhã com ela e passar esse tempo juntos. Mas não é algo possivel, não pelo menos nos próximos anos. A minha renda e algo que faz muita falta pra vida que eu quero pra mim e pra suprir as minhas necessidades fisicas mentais e emocionais.

Tudo isso fica um pouco misturado, não so na minha cabeça, mas no meu dia a dia.

A minha ideia e voltar para a faculdade a distancia e terminar meu curso de Letras. Com isso eu abro meu leque de concursos e serem feitos, aumento minha faixa salarial e mantenho aberta a possibilidade  de dar aulas e seguir carreira como professora. Nada e descartado.

Ao longo dos anos vou estudando, tambem a distancia, para prestar os concursos em que me enquadro e suprem as necessidades basicas.Enquanto nos passo nos concursos, estarei dando aula. Se no meio tempo em que eu não for chamada eu me sentir satisfeita pessoal e finaceiramente apenas dando aula, seguirei por ai.

Manterei minhas portas abertas, não fechadas. Agora e so levntar e colocar os planos em movimento.

E você, muitos planos pra 2012? E pra 2013, 2014...? Conta pra mim!

3 comentários:

  1. Ai Di essa coisa de emprego é complicada mesmo. E muito do que vc quer para o seu futuro eu também quero que é sair da casa dos meus pais e ter minha independência financeira e poder criar a Sarah do jeito que eu quiser sem interferência de ninguém, nossa como eu te entendo nessa parte.
    Atualmente eu vou ficar fora do mercado de trabalho porque tenho que me dedicar à Sarah e ao tratamento dela, o salário do Diego também não é nenhuma maravilha, a gente passa apertado. Estou iniciando meu negócio na fotografia e todo início de negócio é complicado mesmo, demora a aparecer trabalho, mas tenho fé que vai melhorar em breve.
    Concurso realmente é um plano pra médio prazo, você vai poder amadurecer essa idéia até passar em algum e ser chamada para trabalhar e até lá a Beca vai estar maior e mais independente e vai ser mais fácil pra ela.
    Acho que seus planos estão bem organizados, agora é colocar em prática.
    Bjus e que tudo de bom se realize pra você esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Olá, leio seu blog há um tempinho, apesar de comentar pouco..Só queria dizer que sinceramente, torço mto por vc, que você encontre o seu equilíbrio e felicidade...A melhor definição de felicidade que eu já ouvi é que ser feliz é ter a consciência tranquila..Problemas, dificuldades, perdas, todos sofremos..Mas feliz é aquele q sente que faz a sua parte, se esforça, batalha..Torço mto por vc e pela sua linda família! Beijos, Aline

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P