De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sobre as vezes em que eu me canso

Estou aquase 2 horas tentando colocar a Beca pra dormir. Ja perdi a calma 2 vezes ecoloquei ela de castigo, sentada no sofá sem poder mexer em nada. Sei que ela entendeu que esta de castigo e o que isso significa quando começa a chorar.

Pra quem não viveu essa situação ainda pode parecer um pouco cruel a ideia de que ela tem que chorar pra me mostrar que entendeu alguma coisa. Cruel, eu digo, seria perder acalma e dar uns tapas e esperar que algo bom saia disso. Não bato, jamais. E exatamente pra não bater, coloco de castigo.

Hoje eu admito que coloquei de castigo por não estar conseguindo lidar com a onda dela pra não dormir, e a manha.

Rebeca passou o dia todo manhosa. Esta doente, com muita tosse, nariz correndo. Teve 3 dias de febre entre domingo e terça feira, com picos de 38,5°C e uma diarreia que me assustou e me fez leva-la  ao PS na segunda feira. Mas hoje nada de febre, intestino recuperado, apenas com a tosse chata e a coriza. E a manha...

Eu consigo entender que ela ainda esteja se sentindo mal, e mais que isso, por não poder fazer atividades físicas, como correr, pular e dançar, ela esteja entediada e de mau humor. Ok. O problema é que como ela esta doente desde sábado, mesmo tendo dividido os cuidados, eu estou exausta e de mau humor.

Criança manhosa + mãe cansada = atrito

Consegui levar o dia da melhor forma possível. Saímos, alugamos um filme pra ver no feriado de molho em casa, voltamos pra casa, assistimos o filme 2 vezes, jantamos. Mas ai chegou a hora de dormir... E eu estava no meu limite.

E Rebeca fez onda pra dormir. Não queria se render ao sono. Tomou o leite e a partir do momento que terminou ficava inventando meios para se manter acordada. Batia palmas, brincava de sombra, inventava historias, cantava, tirava sujeira de entre os dedos dos pés, me cutucava... E eu cansada, querendo algumas horas pra mim no fim do dia. Ai, explodi, falei alto, briguei. E no fim, coloquei de castigo.

Esperei alguns minutos de choradeira e, comigo mais calma, sentei, expliquei por que ela estava de castigo, conversei, combinamos um melhor comportamento para me ajudar pois eu estava muito cansada e precisava da colaboração dela. Combinado feito, começamos tudo de novo.

Tudo. Até voltarmos ao ponto de explodir de novo e eu ter que coloca-la de castigo novamente.

Repete a cena.

Ai eu chamo meu lado Zen, me acalmo e aplico a técnica de não dar ibope. Ignoro mesmo, apenas mantendo ela deitada no meu colo. Ignoro as brincadeiras, as ondas todas, e espero.

Agora ela dorme. Dorme e tosse tadinha. Mas dorme. E eu desabafo aqui com vocês. Pra lembrar em plena véspera de feriado que não existe mãe perfeita, nem filho perfeito, nem nada dessas coisas. O que existe é um dia depois do outro, uns melhores, outros mais difíceis. Iguais os de todo mundo. Só que as vezes precisamos contar até 10 pra nos acalmar, e outras pra contar indiozinhos. Certo?

Bom feriado!

2 comentários:

  1. Ai, liam com 5 meses é assim, fecha o olho e até vira o olho de sono, ai deita eu do lado batendo no bumbum e penso que el vai cair, mas ai ele começa a chutar, esfregar o rosto, se mexer como se tivesse forçando pra se manter acordado, ele boicota o proprio sono, isso quando ele ja nao fechou os olhos e eu acho que ele ja dormiu e ele começa a se balançar até acordar! perco a paciencia mesmo, preciso respirar fundo e todo dia tem a tal crise do dormir onde ele chora de se esguelar morrendo de sono, mas fica inventando maneiras de ficar acordado se mexendo, agitando...nem tudo é flores!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa acontece o mesmo com a Valentina, principalmente para ela acabar com as birras, fica de castigo em uma cadeirinha.
    é muito difícil educar os filhos, eles nos enfrentam e tentam nos manipular sempre!
    super beijo!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P