De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Mais Dicas!

Coisas para levar para a maternidade:

Mala do bebe:

Vamos começar falando uma coisa que venho lendo em alguns blogs sobre a mala em si: vale ou não vale a pena comprasr uma mala para o bebe do tipo tradicional? Será que uma mochila, mais moderna, não serve?

Sim, na maior parte dos casos, serve e serve bem. Pense assim, sempre que você for sair com o bebe você precisa levar algumas coisas meio obvias. E isso é, sempre mesmo! Que são:

- 1 troca de roupa de acordo com o clima do dia. Se você for sair em um horario de dia, mas so for voltar a noite, leve pelo menos mais 1 roupa mais agasalhada no caso do tempo mudar.

- pelo menos 2 fraldas e todo o kit para troca, ou seja, lenços umedecidos sem alcool, pomada para assadura, coisas assim que você costume usar nas trocas.

- 1 fralda de boca e 1 fralda de ombro (sim, elas são muito, mas muito uteis!) a mais do que a que você ja estiver usando.

- trocador e um paninho para forrar o mesmo para proteger a pele do bebe.

- se e/ou quando o seu bebe estiver tomando mamadeira, pelo menos uma mamadeira de agua e preferencialmente 1 "preparado" para uma de leite (ou seja, 1 mamadeira que ele tome leite e não agua, e agua para a mesma fervida e em temperatura ambiente separada da medida de leite adequada para a quantidade de agua que você levou).

Pra essas coisas você pode usar uma mochilinha bacana, e ate pra quando você for passar um dia inteiro fora, dependendo do tamanho da sua mochila claro!

Agora, eu acho que é bom ter a mala do bebe, em especifico, tradicional quando você for passar mais de 1 dia fora do ambiente tradicional. Sabe, se você for viajar, principalmente se for uma viagem longa, essas coisas. E isso por uma questão de organização. Eu venho percebendo que a partir do momento que as coisas da Rebeca são muito bem identificaveis vizualmente como dela, fica mais facil quando outra pessoa que não eu precisa mexer nelas. Sabe, se a vó do Bebe, ou uma prima, ou uma baba precisa pegar algo na bolsa, e não esta familiarizada, pode se confundir e demorar mais do que você gostaria para fazer as coisas.

Agora, continuando... O que vai dentro da mala...


* roupinha para sair da maternidade - pense sempre em como estará a temperatura fora da maternidade. Se seu bebe nasce no meio do inverno, provavlemnte vai estar frio, então você vai usar todo o conjunto, mas se for no meio do verão, só uma parte pode ser suficiente. Entenda por conjunto: body, manga curta no calor e manga comprida no frio; calça que pode ser com pezinho, e se for assim dispensa o uso de meias; macacão, idem do caso anterior, e a não ser que esteja muito frio, se você for usar o macacão e possivel que possa dispensar a calça por baixo; casaco de lá, só e somente se estiver realmente muito frio.

Pra vocês terem uma ideia do que é muito frio ou muito calor, pensem em vocês mesmos e também, sintam a temperatura na pele do bebe, em especial os pes e a nuca. Se estiverem geladinhos, e possivel que estejam com frio, assim como se estiver muito quente, na nuca principalmente, as vezes a ponto de suar, vai por mim, eles estão com calor!

* 6 trocas de roupa (2 por dia), o que equivalem a: 6 macacãos, 6 bodies, 6 mijões e 6 meinhas. Sim, eles usam isso mesmo, com facilidade! Agora, leve pelo menos 1 conjunto desses P, afinal, de repente seu bebe nasce meio "grande", hehehe qualqer cosia acima de 3,5kg ou mesmo um bebe com 51 ou 52cm não vai usar de forma alguma um macacão RN principalmente se ele tiver pezinhos obroigatorios e não aquele tipo que da a opção com ou sem pezinho. Pensem o seguinte, a Rebeca nasceu com 48cm e o macacão que eu separei como sendo o primeiro que ela usaria, um RN branco super fofo, ela nunca usou pois ja era grande demais pra ele. Na mioria das vezes, aolongo do 1 mes que ela usou as fraldas RN a maior parte dos bodys e praticamente todos os macacões que ela usou eram considerados P e não RN.

* luvinhas e 1 casaquinho de lã - OLha, as luvinhas eu acho dispensaveis até hoje. São extremamente desconfortaveis para o bebe, e ruins de colcoar etc. Eu prefiro levar uma tesoura de cortar unhas de bebe e aproveitaria para pedir para uma das enfermeiras me ajudar a cortar as unhas dele se necessario faze-lo. Por que talvez não seja. Alem de que, recem nascidos não costumam se mexer op suficiente para conseguirem se arranhar. E dentro da maternidade você dificilmente precisara usar um casaco, então realmente apenas no caso de estar muito frio no dia de sair da maternidade você ira usar algo assim.

* 1 manta de algodão. Imprescindivel!

* 1 cobertor leve, de soft. A não ser que seja inverno, ai pode levar algo mais pesado mesmo, quente. Pense em você e no pai da criança na hora de decidir isso. O que vocês estiverem usando pra dormri nesse momento deverá ser o que vocês irão usar para o bebe, no minimo.

* 2 pacotes de fraldas RN, com 20 fraldas cada (Pampers New Baby). Acho que essa pampers e realmente uma boa opçao, ja que ela vai ate 4,5kg pelo que entendi e não só 3,5kg como a maioria. Mas não é obrigatorio, de qualquer jeito. Se for levar fraldas RN de outra marca que vá ate 3,5kg e seu bebe nascer realemnte muito grande, pelo menos esteja preparado para comprar rapidamente um pacote de fralda P.

* 6 fraldas ou paninhos de boca - ok, sim, sem duvida, pelo menos 6 com certeza. Acho que valeu muito a pena ter comprado as fraldas de pano e feito um bordadinho dos lados, deixando bonitinha e tudo mais, e cortando algumas em 4 pedaços pra fazer as de boca. mais barato, mais pratico, pois lava mo tempo todo. Tenha muitos e leve pelo menos 6 de boca e 6 de ombro.

* 5 fraldas de pano, caso as fraldas RN dêem alergia ou qualquer outro problema.
* 3 cueiros. Vc usa cueiros para forrar coisas em geral, o trocador, a cadeirinha de carro, etc. E, servem como fraldas de ombro também e vice versa.

Mala da mamãe:

* par de havaianas pra tomar banho.
* chinelos pra ficar no quarto de meia.
* 10 calcinhas é uma boa, as mesmas q você vinha usando antes de ganhar o bebe pois você vai estar bem inchada ainda e, se fizer cesareana, não vai querer nada pegando na sua pele nqa area dos pontos...
* 2 pacotes de absorventes noturnos devem ser suficientes
* 1 pacote com 25 absorventes para seios você deve usar algo em torno de 3 por dia, em media... Mas eu sou a favor das conchas para amamentar durante o dia e usar os absorventes so para dormir.
* 2 sutiãs de amamentação (falta comprar).
* 3 camisolas com abertura na frente.
* 2 robes para receber as pessoas.
* 2 toalhas de banho.
* 2 toalhas de rosto.
* 3 meias.
* pente, desodorante, shampoo, condicionador, espelho, pinça, gilette, hidratante, lixa para unhas, escova de dentes, pasta de dentes, batom, blush, rímel, pincel, demaquilante, algodão.
* cinta pós-partosão uma boa, mas nem sempre você vai conseguir usar, pois pode, como no meu caso, sentir muita dor ao fazer isso.
* roupa pra sair da maternidade: Voce vai estar inchada, então pense em algo que você ja vinha usando.

Coisas avulsas no geral

* câmera e carregador.
* celular e carregador.
* documentos: RG, carteirinha pré-natal, documentos para internação (preciso ligar e ver direitinho o que precisa).
* dinheiro e cartão do banco.
* bolsa menor pra colocar as coisas que rpecisam ficar à mão na viagem da maternidade até em casa (pano de boca e afins).

E isso, boa sorte!

Um comentário:

  1. Di ameiii, vou anotar todas as dicas!!! vai ser extremamente necssario, pq apesar d eler mt coisa por ai, vc é mamãe e passou por tudo isso!!!

    E como vc mesma disse a Beca era menor que o normal, e eu acho que o Dimitri tb será menor que o normal! Pelo ultimo ultra, aliás, vou fazer uma ultra com 27 semanas para avaliar o crescimento dele!!!


    Espero que esteja tudo bem, ai meu deus, eu encano COM TUDOOOOO

    PORQUE SOU NEURÓTICA ASSIM RSRSR Segundo os sites da net ele ta de um tamanho bom, mas to morrendo de medo...


    sem contar q de ontem pra hj não senti ele mexer tão forte, mas acho que é assim mesmo...

    beijokassss

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P